logo-itinereo-195x50

O que fazer em Monte Verde

O que fazer em Monte Verde

Monte Verde é um distrito localizado no município de Camanducaia, no estado de Minas Gerais, perto da divisa com São Paulo. Devido à altitude (mais de 1500 metros acima do nível do mar), a vila se tornou um ponto turístico no inverno.

A cidade de Camanducaia faz parte da Serra da Mantiqueira, uma área montanhosa que abrange três estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro

A maior parte dos visitantes são casais em busca do romantismo que apenas o clima serrano consegue proporcionar, mas é comum ver grupos de amigos em busca de diversão na cidade.

O lugar parece uma pequena vila européia. Embora o inverno de Monte Verde seja ideal para beber chocolate quente ou tirar aquele casaco estiloso do armário, você também vai ter bons momentos se for no verão. Veja as vantagens de cada estação!

O que fazer em Monte Verde no inverno

O pequeno distrito está conquistando cada vez mais turistas, devido a beleza do local e as atrações turísticas. A alta temporada acontece nos meses de junho e julho, devido ao frio que faz no local.

Festival de Inverno de Monte Verde

O famoso festival acontece no mês de julho e conta com diversos espetáculos culturais, como teatro, dança e música. As temperaturas no mês de julho podem chegar até -2°C, portanto, vá muito bem agasalhado para você curtir o festival sem se sentir desconfortável.

As atrações são variadas. Há cantores que vem de outros estados e até mesmo de outros países. A gastronomia que acontece no evento também é incrível: você vai poder saborear comidas típicas do inverno.

Patinação no gelo

Patinação-no-gelo

A pista de patinação do distrito abriu no ano 2000 e desde então, tem levado o título de uma das maiores pistas fixas do Brasil. A pista tem 200m² de gelo e comporta até 50 pessoas patinando ao mesmo tempo.

Se você estiver com crianças, pode ir sem medo, pois os monitores irão dar toda a orientação possível para eles patinarem em segurança. Essa atração na verdade, pode ser realizada tanto no inverno quanto no verão, pois a pista fica aberta o ano todo.

Circular pelas galerias

Circular-pelas-galerias

Na rua principal da cidade há diversas lojinhas em estilo europeu. Não é a toa que Monte Verde é conhecida como a ‘’Suíça Brasileira’’. Há diversas lojas de casacos de lã, confeitarias, cafeterias, pizzarias e artesanato.

As galerias mais cobiçadas da pequena vila são a Galeria Suíça, Vila Europa e o Shopping Center Celeiro. Se você quer apreciar a culinária mineira, também há lojinhas de produtos típicos, como queijo, doce de leite, geleias e cachaças.

Conhecer uma fábrica de chocolate quente

Conhecer uma fábrica de chocolate quente

Em Monte Verde, existe um lugar chamado Gressoney, que é uma pequena fábrica de chocolate. Você vai poder ver o trabalho sendo realizado através de um vidro.

Obviamente, não pode perder a chance de degustar chocolates, bombons, trufas e diversas sobremesas no local.

Conhecer o pinheiro velho

Conhecer o pinheiro velho

O pinheiro velho é o atrativo mais antigo da cidade. A árvore tem mais de 500 anos e ao redor dela, há vários pinheiros e outras araucárias. O pinheiro velho está localizado bem no centro, próximo a fábrica de chocolates Gressoney.

O que fazer em Monte Verde no verão

O-que-fazer-em-Monte-Verde-no-verão

No verão o clima é um pouco mais ameno. Não chega a ser extremamente quente, mas é uma boa opção para quem quer fugir das temperaturas negativas do inverno. O lugar é repleto de trilhas, que é uma atividade mais prazerosa no verão.

Chapéu do Bispo

O Chapéu do Bispo é uma linda formação rochosa que está à 2030 metros de altitude. Quando você chegar lá no alto, vai ter uma vista incrível de toda a cidade. O ideal é ir em um dia com poucas nuvens, para você ter uma visão melhor.

Fazenda Radical

A Fazenda Radical é um complexo próximo à Vila de Monte Verde, com diversas opções de entretenimento para você curtir em família ou com seus amigos.

As principais atividades são os passeio de quadriciclo, tirolesa, arvorismo, parede de escalada e arco e flecha. Se você for com crianças, eles com certeza vão se divertir muito e você também, pois é um ótimo lugar para todas as idades.

Onde se hospedar

Onde se hospedar

Há diversas opções de hospedagem em Monte Verde. A maior parte delas está localizada na vila, mas também é possível encontrar pousadas e hotéis no centro da cidade.

Opções baratas

Pousada Encanto da Serra

A pousada fica a 4 km do portal da cidade e a 3 km do centro comercial. Oferece café da manhã, chalés com lareira. Pontos turísticos como a Pedra Redonda, Pedra Partida e o Pico do Selado estão a 4,5 km da pousadas.

Pousada Cantinho Colibri

No total, são 12 acomodações, todas com lareira e televisão. O café da manhã é servido no chalé. Uma ótima opção se você pretende levar seu animal de estimação. O Celeiro Shopping está a 1 km da pousada.

A Casinha Pequena

Nessa pequena pousada há opções privativas para casais ou quartos para mais de três pessoas. Os preços são ótimos para quem quer realizar uma viagem mais econômica. O lugar também oferece uma linda vista para as montanhas e uma sala de fogueira.

Opções mais caras

Hotel Saint Michel

Esse hotel está localizado em uma das principais ruas da cidade, a 800 metros do centro comercial da cidade. O ambiente é moderno e bem sofisticado.

As principais comodidades oferecidas são um spa, bar, sauna seca, piscina coberta e ao ar livre e um maravilhoso café colonial.

Pousada Carícia do Vento

Uma pousada linda, bem perto do centro comercial de Monte Verde. Oferece uma vista privilegiada das montanhas. Os chalés são super espaçosos e como opção de entretenimento, há piscinas e saunas.

Pousada Spa Mirante da Colyna

Está localizada na área verde do distrito. Fica a poucos metros da pista de patinação no gelo e da principal avenida da cidade, a Avenida Monte Verde.

Os quartos são aconchegantes e quentinhos. No restaurante da pousada, você pode degustar diversas opções de sopas e um maravilhoso fondue. O café da manhã também é excelente.

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você economizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram