América do Sul, onde ir, o que fazer, dicas para aproveitar tudo

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

A América do Sul pode oferecer uma grande variedade de destinos que podem ser visitados em uma mesma viagem, o que a torna uma excelente opção de destino.

Obviamente, que a quantidade de destinos a serem visitados vai depender tanto as sua disponibilidade de tempo quanto da sua disponibilidade financeira.

Também não é preciso conhecer tudo de uma vez, especialmente porque para nós, os brasileiros, a maioria dos destinos são bastante acessíveis, ou seja, dá para fazer várias viagens.

No entanto, não importa para onde se esteja indo, o planejamento é sempre fundamental, para evitar problemas e pode aproveitar casa segundo dessa experiencia.

O fato é que também nem precisa ser muito apaixonado pela América do Sul para saber que o continente é um excelente destino e oferece opções para todos os tipos de viajantes.

O melhor de tudo é que com um bom planejamento é possível conseguir bons preços, um clima agradável e uma grande variedade de paisagens deslumbrantes.

Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre a América do Sul como destino de viagem, continue lendo e veja todos os detalhes a seguir. Vamos nessa?!

Quando ir

quando-viar-para-america-do-sulNo total, a América do Sul possui 12 países, que são os seguintes: Bolívia, Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Guinana, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai, Suriname e Venezuela.

No entanto, por ser um continente muito grande, a América do Sul possui uma grande variedade de climas e nem sempre a melhor época para conhecer um determinado país vai ser a melhor para conhecer o outro.

No Uruguai, por exemplo, as estações são muito parecidas com as do Brasil. Já na Argentina, temos Ushuaia e a Patagônia, com glaciares e passeios de barco pel El Calafate que não ocorrem no inverno por causa das nevascas.

Já no Chile, onde temos o Deserto do Atacama e um clima mais árido, é importante saber que, no verão a temperatura pode chegar a 40°C durante o dia.

Por isso, o melhor é sempre avaliar qual o seu destino específico e depois pesquisar muito bem sobre ele, seu clima e melhores épocas para visitar.

No entanto, se a ideia é fazer um mochilão e visitar vários destinos em apenas uma viagem, a primavera pode ser uma excelente época para isso.

Como chegar

De uma forma mais geral, podemos dizer que a melhor maneira de ir para algum destino da América do Sul é de avião, mas isso pode variar muito do seu ponto de partida.

Para quem mora no Sul do Brasil, por exemplo, ir de carro ou ônibus para o Uruguai é algo bastante simples, visto que é perto. O mesmo vale para quem mora em Rondônia e quer ir para o Peru ou para quem mora no Amazonas e quer ir para a Colômbia.

Além disso, é possível ir para um destino inicial de avião e depois ir viajando pelos países de ônibus, carro e outros meios de transporte. No entanto, é sempre fundamental considerar o tempo necessário de deslocamento para isso.

O que fazer

Salar de Yuni

Salar de Yuni

Como você já deve imaginar, o que não falta são opções de coisas para fazer na América do Sul. Isso porque esse é um continente muito grande e ele traz uma grande variedade de culturas, destinos e paisagens que podem agradar todo o tipo de viajante.

Então, vamos ver algumas dicas sobre o que fazer na América do Sul:

  • Argentina – El Chaltén: essa é uma pequena e linda cidade da Patagônia, com ótimas opções para curtir a montanha, o frio e lagos, ideal para escaladas e esportes.
  • Cartagena das Índias – Colômbia: a cidade é uma das mais encantadoras do país, com lindas praias, ilhas e muitas opções de turismo.
  • Valdivia – Chile: localizada na região sul do país, a cidade oferece passeios de barco, cervejarias, o Parque Oncol e muito mais.
  • Huarez – Peru: tido como um dos lugares mais lindos do mundo, a paisagem encontrada é de cinema e o que não faltam são opções para aproveitar a natureza, o lago 69 e muitos mais.
  • Colônia de Sacramento – Uruguai: para quem quer paz e descanso, a cidade é formada por ruas estreitas e muito charmosas com igrejas, museus e muita história. A região do centro histórico da cidade é considerada como Patrimônio Mundial da UNESCO.
  • Purmamarca – Argentina: essa pequena cidade, considerada Patrimônio da Humanidad pela UNESCO oferece muita beleza e o Cerro de 7 cores, com mais de 70 milhões de anos.

O fato é que o que não faltam são opções para que você possa desfrutar da América do Sul e tudo que ela pode oferecer.

Onde ficar

Como já foi dito, a América do Sul é um continente enorme com opções de destino que vão desde passeios entre as geleiras até praias paradisíacas.

Portanto, o lugar para ficar vai depender muito do tipo de passeio que você deseja fazer.

Quando o assunto são cidades mais turísticas, a infraestrutura hoteleira tende a ser muito boa, com uma grande variedade de opções para hospedagem, considerando desde hosteis até hotéis mais requintados.

Uma outra excelente opção também é procurar pelos aplicativos de aluguéis de apartamentos, como é o caso do AirBNB. Há sempre excelentes opções.

No entanto, a dica é sempre conferir a localização do local escolhido, afinal, alguns bairros são menos indicados para turistas.

Pontos Turísticos

Considerando que a América do Sul possui 13 países, a verdade é que o que não falta por aqui são pontos turísticos para aproveitar e se deslumbrar. Então, veja ótimas dicas de pontos turísticos da América do Sul:

  • Colômbia: em Cartagena das Índias é possível encontrar opções de bares, baladas, centro moderno além da parte colonial com muita cultura e história. Por lá também é possível desfrutar do mar do caribe.
  • Venezuela: em Los Roques você vai ter uma paisagem impressionante, mar caribenho com mais de 170km de costa e 50 ilhas com todo o tipo de atração.
  • Bolívia: aqui a grande atração e o Salar de Uyuni, que é o maior deserto de sal do mundo todo, com 12 mil km². No verão, que é o período de chuvas, o local fica alagado, apresentando uma vista incrível de espelho.
  • Chile: por aqui o ponto turístico é o Deserto do Atacama, com sua paisagem linda e surpreendente, criada pela altitude elevada que causa o clima mais seco e sem chuvas.
  • Equador: o arquipélago de Galapagos é um ótimo destino, formado por mais de 12 ilhas principais mais várias ilhotas, sendo que 4 são habitadas.
  • Peru: aqui um dos principais pontos turísticos é Machu Pichu, reconhecido como Patrimônio Histórico da Humanidade e que fica a mais de 2.300 metros acima do nível do mar.
  • Argentina: nesse país a dica é conhecer Ushuaia, que é a cidade mais austral do mundo, ideal para quem adora aventura. Por lá você pode conhecer o glaciares, ilhas e ainda o Parque Nacional Tierra del Fuego.

No entanto, quando estiver planejando o seu passeio pela América do Sul, priorize aqueles destinos que mais lhe agradam para que seja possível conhecer o que você mais gosta no tempo que terá disponível.

Dicas

Embora a maioria dos países fiquem aqui, próximos do Brasil, nem sempre é fácil saber o que esperar de uma viagem pela América do Sul.

Isso porque são muitas culturas diferentes, diversos cenários e muita novidade.

Então, nada melhor do que contar com algumas dicas para acertar e não ter problemas na sua trip, veja só:

  • Escolha um tema

Existem muitos roteiros interessantes que podem ser seguidos durante sua viagem pela América do Sul. No entanto, a dica é escolher um tema para!

Por exemplo, se a sua ideia é conhecer praias, existem ótimos destinos. Se a ideia é um passeio mais cultural com museus, o destino é outro. Se a ideia é um mochilão de aventura, os destinos podem ser outros, entendeu?

  • Pesquise bem a logística

Se você já vai sair de casa com a mochila pronta e todo o roteiro planejado, o melhor a fazer é pesquisar bem sobre a logística, ou seja, qual a ordem de países a ser visitada.

Entenda também se precisa ir de ônibus, avião, trem, carro ou que quer que seja. Por isso, nada melhor do que conhecer bem os seus destinos e planejar tudo em detalhes.

  • Segurança

Se você está pesquisando muito sobre viagem, já deve ter ouvido todo o tipo de histórias. Como diz o ditado, uma dose de cuidado e um prato de canja não fazem mal para ninguém.

Sendo assim, a dica é sempre seguir o bom senso, ou seja, evitar ficar com aparelhos eletrônicos “dando sopa”, cuidar os pertences pessoais na rua, não ir em locais mais perigosos.

  • Câmbio

Normalmente o câmbio pode ser um problema nos primeiros dias, mas é importante estar atento e procurar fazer as trocas em locais confiáveis para não acabar com moedas falsas ou caindo em ciladas.

Muitos lugares troca o dinheiro na rua mesmo por um preço mais favorável, mas fique atento pois o risco é grande.

  • Visto ou passaporte

Para brasileiros viajar dentro dos países do Mercosul não é necessário fazer passaporte. No entanto, é sempre importante ver bem o destino para onde você está indo e se informar sobre a documentação necessária para a entrada bem como sobre seguro viagem.

Fotos

Como já falamos de muitos pontos turísticos lindos e que estão somente na imaginação, nada melhor do que ver algumas fotos para materializar tudo o que imaginamos sobre como um lugar pode ser.

Então, veja algumas fotos dos pontos da América do Sul:

Pronto, agora você sabe um pouco mais sobre a América do Sul, os melhores destinos e como fazer para aproveitar tudo que esse incrível continente pode oferecer para você quando o assunto é turismo.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply