Cidades próximas de Lisboa para visitar

Lisboa é a capital e maior cidade de Portugal. Todos os anos, milhares de turistas viajam até lá para conhecer um pouco da história e das belezas naturais da região.

Mas o que muitos não sabem, é que ao redor de Lisboa, existem várias outros municípios cheios de lugares incríveis para conhecer. Portanto, se você for viajar para a capital portuguesa, não deixe de visitar a região metropolitana.

Sintra

Sintra

Sintra é um pequeno município da região de Lisboa. O lugar tem um centro histórico lindo, cheio de riquezas culturais, castelos e palácios. Sintra é perfeita para você fazer um bate e volta saindo de Portugal.

O principal ponto turístico da cidade é o Castelo de Mouros, que fica em um dos pontos mais altos de Sintra. Chegando lá no alto, você vai ter uma vista incrível.

Outro lugar super interessante é o Palácio Nacional da Pena, um dos edifícios mais bonitos e exóticos de Portugal. O palácio é enorme, e se você conhecer seu interior, vai conhecer os aposentos reais e a mobília original da casa, que não foi mudada até hoje.

Distância até Lisboa: 25 km

Azenhas do mar

Azenhas do Mar
Azenhas do Mar é uma aldeia no litoral do concelho de Sintra.

Azenhas do mar é um vilarejo na beira do mar cheia de casinhas brancas que ficam encravadas em um penhasco. Os moradores da região acordam com uma vista incrível do oceano todos os dias.

É um lugar pequeno e bem charmoso. Há um mirante que oferece uma vista panorâmica da cidade e do mar, onde é possível tirar várias fotos.

O lugar é ideal para você tomar um banho em uma piscina natural e fazer uma deliciosa refeição enquanto aprecia o pôr-do-sol.

A praia é realmente muito bonita e quanto você descer até o começo do morro, vai poder andar perto das rochas enquanto vê as ondas quebrando no mar.

Distância até Lisboa: 43 km

Cascais

Cascais

Cascais é uma pequena vila nos arredores de Lisboa que se tornou um dos destinos mais visitados e sofisticados de Portugal. É conhecida como a Riviera Portuguesa.

Cascais é uma cidade bem charmosa, com ruas tranquilas, palácios na frente do mar e pequenos barcos coloridos usados por pescadores.

A cidade tem uma forte influência árabe, e é possível ver isso através da gastronomia, arquitetura e da cultura do município.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Cascais se tornou um importante ponto estratégico. Como Portugal estava em uma posição neutra, a pequena vila começou a receber celebridades europeias e famílias reais que procuravam um lugar tranquilo para se refugiar. Mas dos tempos de guerra, só restam os faróis e fortalezas.

Distância até Lisboa: 33 km

Óbidos

Óbidos

Óbidos é uma das cidades mais medievais da Europa. Durante o verão, diversos festivais acontecem no município.

A cidade é cercada por uma grande muralha, que também é um dos principais pontos turísticos do local.

O primeiro lugar para conhecer na cidade é a Porta da Vila: um portal pequeno, que ficou pronto no ano de 1380. A porta da Vila é a principal entrada da cidade. Há uma pequena cabela em seu interior, dedicada à Padroeira de Óbidos.

Saindo da Porta da Vila, é hora de conhecer o Castelo de Óbidos. Para realizar esse trajeto, você precisa conhecer a Rua Direita, que concentra várias lojinhas e restaurantes de comidas típicas da cidade.

Distância até Lisboa: 85 km

Fátima

Fátima

Fátima é uma cidade cheia de pontos turísticos relacionados à Nossa Senhora de Fátima. Mas mesmo que você não seja católico, vale a pena conhecer a cidade para conhecer um pouco da história local.

A maior parte dos pontos turísticos estão dentro do Santuário de Fátima e podem ser percorridos a pé. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário é o mais importante deles. A igreja foi inaugurada no ano de 1953 e é lá que três pastorinhos foram sepultados: Francisco, Jacinta e Lúcia.

Outros pontos de interesse são a Capela das Aparições e a Sala das Velas. Uma fica ao lado da outra.

Distância até Lisboa: 128 km

Sesimbra

Sesimbra

Sesimbra é uma vila localizada perto do mar que atrai tanto turistas portugueses quanto de outros países. Quando se trata de praias portuguesas, a maioria das pessoas pensa automaticamente na região do Algarve. Mas Sesimbra também possui praias lindas e com ótima estrutura.

A praia da Ribeira do Cavalo é a mais famosa delas. Você pode chegar no local a pé (20 – 30 minutos) ou de barco. Se você for a pé, tome cuidado, pois o caminho é uma descida que requer atenção. Agora, se quiser um percurso mais tranquilo e rápido, o melhor é ir de barco. A praia é repleta de formações rochosas.

Distância até Lisboa: 40 km

Penedo

Penedo

Penedo é uma aldeia portuguesa localizada na Freguesia de Colares, em Sintra. A aldeia conserva várias casas antigas que remetem ao período medieval, dando uma ideia de vila típica.

Está situada no alto de uma encosta, cheias de ruas tranquilas e sinuosas. O chafariz e o cruzeiro que ficam no centro da vila, são parada obrigatória. É considerada a vila mais tradicional de Sintra.

Os viajantes elogiam e muito a comida servida na vila. Há diversos restaurante típicos e com ótimo custo benefício, como o Refúgio do ciclista, que serve grelhados, sopas, pães e sobremesas.

Distância até Lisboa: 29 km

Ericeira

Ericeira

Ericeira é uma vila encantadora que pertence ao concelho de Mafra, na região metropolitana de Lisboa. Atualmente, a vila funciona como um resort, já que há várias praias no local que atraem turistas durante o verão. Os principais atrativos de Ericeira são as belezas naturais da vila.

A Praia dos Pescadores é a mais conhecida, pois está bem perto da parte central da cidade. É um lugar histórico, pois foi a partir dessas águas que a Família Real partiu para o exílio. Há diversos restaurantes e barzinhos que ficam ainda mais movimentados a noite.

Também vale a pena conhecer a Praia da Foz do Lizandro, uma das mais extensas da região e que conta com uma estrutura completa. As paisagens dessa praia são de tirar o fôlego!

 

Distância até Lisboa: 35 km

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *