Como fazer Chek-in no aeroporto

Chek-in-no-aeroporto

Viajar é sempre uma experiencia incrível, que acrescenta muito para a vida. No entanto, é grande o número de pessoas que está indo embarcar em uma avião e se perguntam como fazer chek-in no aeroporto.

Pois bem, para que se possa viajar de avião, fazer o procedimento de check-in é algo imprescindível. Somente assim é que o passageiro será autorizado a embarcar na aeronave para realizar sua viagem.

Atualmente, muitas companhias aéreas já oferecem a possibilidade de fazer o check-in online, por sites e aplicativos, embora a maneira mais tradicional seja fazer o check-in no aeroporto.

Sendo assim, se você está na dúvida e não sabe muito sobre esse procedimento importante, basta continuar lendo para aprender como fazer o check-in no aeroporto. Vamos lá?!

O que é Checkin?

 

Para quem nunca viajou e agora se deparou com a necessidade de fazer o check-in, não se preocupe, o procedimento é simples.

Pois bem, check-in nada mais é do que uma palavra do inglês, que tem como significado “registrar-se”, ou confirmar a presença.

Ele é bastante comum nas viagens aéreas para que o passageiro mostre que irá fazer a viagem e que está pronto para embarcar.

Dessa forma, podemos dizer que o check-in é como se fosse o primeiro procedimento realizado para dar início ao procedimento de embarque.

ele pode ser feito diretamente no aeroporto, no balcão da companhia aérea, ou pode ser feito online, através de um site ou aplicativo.

No caso do check-in online, ele pode ser feito até 48 horas antes do embarque, ao passo que o check-in no aeroporto pode ser feito no mínimo 1 hora antes para voos nacionais de 2 horas antes para voos internacionais.

Obviamente que cada um desses recursos tem suas vantagens e desvantagens e é importante escolher o que melhor atende suas necessidades.

Diferença entre Checkin no Aeroporto e Checkin Online

Diferença-entre-Checkin-no-Aeroporto-e-Checkin-Online

Pois bem, como já foi dito, a diferença entre o check-in online e o do aeroporto é o lugar em que o procedimento vai ser feito.

O check-in é aquele feito diretamente no guichê da companhia aérea, como o primeiro procedimento para o processo de embarque. Ele normalmente é feito quando o passageiro chega ao aeroporto, 1 ou 2 horas antes da viagem.

A desvantagem desse método é que o passageiro acaba tendo que enfrentar filas, afinal, a companhia aérea precisa disponibilizar seus atendentes para fazer o check-in de todos os passageiros de um voo em apenas 1 ou duas horas.

Imagine que todos os passageiros do voo vão passar pelo guichê da companhia aérea para fazer o procedimento e despachar suas malas em apenas poucas horas.

Por isso é que as companhias aéreas cada vez mais incentivam as pessoas a realizarem o check-in online mesmo.

Nesse caso, ele é feito por meio de um aplicativo ou site, segundo recomendação da empresa aérea. Ele pode ser feito até 72h ou 48h antes do horário de embarque, dependendo da companhia aérea.

Então, ao chegar ao aeroporto, você poderá ir diretamente para o portão de embarque, sem a necessidade de passar pelo guichê da companhia para realizar o chek-in.

Uma desvantagem desse método é que ele é útil apenas para aqueles que não vão despachar bagagem. Isso porque, se você tiver mala para despachar, terá que passar pelo balcão de qualquer forma.

No entanto, a maioria das companhias já possuem um balcão mais rápido que atende somente quem já fez o check-in online, realizando o procedimento de despacho da bagagem mais rapidamente.

Mais do que isso, algumas companhias aéreas possibilitam fazer o check-in por SMS e outras possuem totens no aeroporto para que o passageiro faça o seu autocheck-in.

De uma forma geral, o check-in online é considerado o mais seguro, pois é rápido, economiza o tempo em filas e é eficiente.

Além disso, você também fica livre de riscos como atrasos no fechamento da conta no hotel, trânsito, filas no balcão de embarque, demora para conseguir taxi e muito mais.

Porque é que as companhias aéreas o incentivam a fazer o check-in online?

O principal motivo é que a realização do check-in online ajuda as empresas a economizarem dinheiro com funcionários, impressão de papeis e etc.

Mais do que isso, o procedimento também economiza tempo para ambas partes, tornando-se vantajoso para os dois lados.

Outra vantagem é que, com essa economia, as companhias aéreas conseguem oferecer tarifas mais acessíveis nos voos, como é o caso principalmente, das companhias aéreas low-cost.

Assim, com a presença cada vez maior na vida de todos, não é incomum que as empresas incentivem e até ofereçam vantagens para quem realiza o check-in.

Principais problemas na hora de fazer Checkin Online

Se a sua dúvida é como fazer check-in no aeroporto, saiba que essa é uma das formas mais tradicionais. No entanto, o check-in se mostra a forma mais segura.

Isso não quer dizer que não possa haver problemas ao tentar realizar esse procedimento pela internet.

O principal deles é o sistema estar fora do ar, no entanto, considerando que você terá de 72h ou 48h de antecedência para fazer o procedimento, isso não deve ser problema, pois o sistema não deve ficar tanto tempo fora.

Mesmo assim, o fato é que, caso você tenha algum problema para fazer o seu check-in online, basta ir para o aeroporto, respeitando a antecedência solicitada e fazer o processo por lá mesmo!

Check-in pelo app

Check-in-pelo-app

Primeiramente, fique sabendo que não são todas as companhias aéreas que possuem aplicativos para a realização do check-in online, embora a maioria tenha essa opção.

Nesse caso, você precisará fazer o donwload do aplicativo da companhia aérea pela qual você irá voar. Depois de instalado, acesse e procure a opção de check-in.

Lá você vai colocar as informações necessárias, tais como código da passagem, número de identificação e outros.

Logo que confirmar, o aplicativo irá gerar um cartão de embarque, que você poderá apresentar no celular mesmo para fazer o embarque.

Checkin pelo Site

O check-in feito pelo site funciona de forma similar ao descrito acima, com algumas variações de uma companhia para a outra, claro.

Para isso, ao invés de fazer o download do aplicativo, basta você acessar o site da companhia aérea pela qual vai viajar e depois clicar na opção de check-in.

Digite as informações solicitadas, tais como código do cartão, cidade de partida e outros dados pessoais e depois confirme.

Em seguida, será gerado um cartão de embarque, que será enviado também para o e-mail que você forneceu. Ele também poderá ser acessado através do app.

Você pode imprimir esse cartão de embarque ou então apresentar ele no celular mesmo.

Uma dica para quem irá fazer qualquer tipo de check-in online é conferir as regras da companhia aérea. Algumas exigem que, mesmo com o procedimento feito online, o passageiro passe em um guichê para a impressão do cartão, portanto, tenha atenção.

Pronto, agora você já sabe como fazer check-in no aeroporto e já pode aproveitar sua viagem tranquilamente!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply