logo-itinereo-195x50

Como planejar uma viagem nacional?

Como planejar uma viagem nacional?

Viajar está se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros. As pessoas estão querendo investir mais em momentos do que em bens materiais, pois já é provado que o hábito de realizar viagens deixa as pessoas mais felizes.

Se você quer realizar uma viagem em território nacional, para curtir todas as belezas do nosso país mas não sabe como começar os preparativos, veja as nossas dicas de como planejar sua viagem passo a passo!

Saiba para onde você quer ir

Saiba para onde você quer ir

Nem todos tem a sorte de ficar várias semanas visitando várias cidades diferentes. Portanto, se você pode ou quer visitar apenas um lugar, comece fazendo uma lista e coloque nela todos os lugares que você quer conhecer.

Depois, escolha quais destinos são realmente viáveis e se eles cabem no seu orçamento. Vá riscando aquelas que você decidiu não visitar. Depois de finalmente escolher o lugar, é hora de começar a se preparar e pesquisar sobre o destino. Deixe uma outra opção em aberto, em caso de você não conseguir ir para o destino principal.

Local secundário

Talvez seja frustrante ter que desistir do lugar que você mais queria conhecer. Entretanto, o Brasil tem centenas de lugares maravilhoso para serem visitados. Você pode ter desistido da primeira opção por diversos motivos: clima, preço, falta de opções de hospedagem ou o seu companheiro de viagem não quer conhecer o lugar.

Nesse caso, comece a pesquisar sobre a segunda opção. O ideal é que o segundo destino seja parecido com o primeiro, por exemplo: se você estava planejando ir para o Alagoas porque quer ver praias de água cristalina, escolha uma outra praia para visitar.

Possíveis problemas

Possíveis problemas

Se você pretende pôr o pé na estrada, é preciso se preparar para evitar possíveis problemas. Embora seja possível acontecer imprevistos na vida de qualquer pessoa, é mais comum que as desorganizadas encontrem pedras pelo caminho.

Portanto, antes de viajar, pesquise sobre possíveis problemas como: cultura local, vacinas exigidas, valor do seguro, etc.

1. Vacinas

Por exemplo, no ano de 2017, para você conseguir visitar alguns estados no norte ou nordeste do país, era recomenda vacinar-se contra a febre amarela.

2. Cultura local

Mesmo que você esteja pensando em um destino nacional, cada estado tem sua própria realidade. Esteja de braços abertos para conhecer a realidade de outras cidades brasileiras, apreciar a gastronomia e conhecer o costume de cada povo.

3. Seguro viagem

A maioria dos planos de saúde convencionais só cobrem ocorrências no próprio estado. Pesquise várias opções de seguro viagem e escolha a que melhor se enquadra entre as suas necessidades e que tenha um bom preço.

4. Bagagem extraviada

Apesar de esse problema ser mais comum em viagens internacionais, pode acontecer entre viagens dentro do Brasil. Por isso, leve itens importantes na bagagem de mão e se perceber que a sua mala não chegou, procure imediatamente a companhia aérea.

Faça um roteiro

O primeiro passo é definir o objetivo da viagem e o que você realmente quer fazer: é uma viagem de lazer ou negócios? Você quer descansar ou se aventurar?

Após fazer uma análise do seu perfil de viajante, comece a procurar os principais pontos turísticos do local escolhido. Procure por hashtags no instagram ou no próprio Google lugares bonitos da cidade/estado escolhido.

Você pode reunir todas as informações em um bloco de notas, uma planilha, ou simplesmente, escrever em um papel, tirar uma foto e deixar o arquivo guardado no seu celular.

Para facilitar a execução do roteiro, escolha um bom local de hospedagem e faça um planejamento financeiro, para você não precisar gastar mais do que precisa. Após isso, é hora de arrumar suas malas com cuidado para não esquecer de nada importante.

Onde se hospedar

1. Hotel

Obviamente, essa é opção mais popular. As vantagens de se hospedar em um hotel são o fato de ter um quarto privativo, limpeza diária e café da manhã (na maioria das vezes).

2. Hostel

Ideal para quem quer viajar e economizar com hospedagem. É bem mais barato do que ficar em hotel, tem cozinha para quem não quer comer fora e você ainda pode fazer novas amizades na sala de estar.

3. AirBnB

O AirBnB surgiu recentemente, mas está se tornando cada vez mais comum na vida dos viajantes. A vantagem é que você pode ter um apartamento inteiro a sua disposição (mas caso queira só o quarto e banheiro, também é possível), além da diária ser mais barata e ter a possibilidade de cozinhar.

Couchsurfing

Apesar de ser uma opção de hospedagem gratuita, o principal objetivo do couchsurfing é a troca de cultura entre os participantes. Você irá ficar hospedado de graça na casa de alguém. O ideal é que você interaja com o anfitrião.

Dinheiro

Através de um bom planejamento, é possível viajar de forma muito mais tranquila. Antes mesmo de você escolher o destino, guarde dinheiro para tudo o que você vai precisar gastar: passagem, hospedagem, alimentação, transporte no local e outros gastos pessoais.

Após escolher o local, você já vai conseguir ter uma noção do quanto mais gastar em média. Entretanto, leve sempre um dinheiro a mais, pois você nunca sabe quando vai precisar usar suas economias.

Leia guias de viagem e vá atrás de alguém que já foi para o lugar que você quer tanto conhecer, assim, vai conseguir se planejar melhor.

Para alguns, pode até ser cansativo. Mas para muitas pessoas, também é um momento agradável, no qual você está começando os preparativos para realizar a viagem!

Comece escolhendo a mala certa: se você for ficar poucos dias, a bagagem de mão pode ser suficiente. Caso vá ficar mais tempo, escolha uma mala maior, que tenha capacidade para colocar vários itens.

O que você deve levar na mala depende do motivo da viagem: se for para a praia, não esqueça da roupa de banho e do protetor solar. Caso você viaje no inverno, leve um bom casaco e um sapato bem quentinho. Organizar sua mala direitinho vai tornar a viagem muito mais fácil e prazerosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram