cosata-alentejana

Costa Alentejana, um lugar repleto de Beleza e Fartua

cosata-alentejana

A Costa Alentajana tem mais de 150 km de extensão, que vai desde a Baía de Setúbal ao Algarve Ocidental, no sudoeste de Portugal. As praias da região estão entre as mais belas do país e todos os anos, milhares de turistas se dirigem até o local para ter as férias dos sonhos.

O Alentejo oferece muita história, beleza natural e aventura para seus visitantes. É um local perfeito para você relaxar, mas também para se aventurar tanto no mar, quanto na terra e na água. Se você está pensando em viajar para lá, confira os principais pontos turísticos, informações sobre a gastronomia local e como é a vida noturna da região.

São apenas 200 km que separam Lisboa de um paraíso com águas cristalinas na Europa.

Zambujeira do mar

A partir da Zambujeira do mar você vai ter acesso a outras praias paradisíacas. Você pode chegar em algumas delas a pé ou de bicicleta, como a própria praia da Zambujeira, a praia da Nossa Senha e a dos Alteirinhos. Se você estiver de carro, pode também visitar a Praia da Bica ou a do Tonel.

Se você quiser conhecer todos esses paraísos marítimos, deve partir em descoberta da Rota Vicentina (que possui mais de oito percursos). Você vai começar na praia da Zambujeira, se dirigir até Ocedeixe, Almograve ou até a praia do Sardão.

Outros lugares que estão inclusos em alguns percursos da rota são o Trilo dos Pescadores e o Cabo de São Vicente.

Vila Nova de Milfontes

Essa linda vila fila localizada entre Porto Covo e Zambujeira do Mar. É um local de águas cristalinas, bons restaurantes que ficam situados em um dos trechos mais movimentados na Costa Vicentina durante o verão.

Não se fala da Costa Alentajana sem mencionar Milfontes, pois há diversão para os amantes das praias, rios e da excelente gastronomia portuguesa. Mesmo nos dias nublados, tem muito o que se fazer na região.

A Vila Nova de Milfontes também é um ótimo lugar para quem deseja fazer compras em Portugal. Entre a principal vila da cidade e a igreja há lojas de todos os tipos. Você vai encontrar floriculturas, lojas de roupas, bijuterias, etc.

Veja as melhores opções de diversão dentro da vila:

  1. Praia dos Aivados

É uma praia encantadora que atrai vários surfistas durante os meses de verão. Alguns turistas também aproveitam esse lugar pelo fato da praia ser integrada com o Parque Natural da Costa Vicentina.

  1. Praia do Malhão

Foi eleita a melhor praia da da vila pelos turistas, devido a sua natureza selvagem e pelo fato de ser um local ideal para realizar longos passeios. Tem um estacionamento para melhor comodidade dos visitantes.

Passeio de balão

Com a quantidade de praias que se concentram na costa, um passeio de balão pode não ser a atividade mais interessante para se fazer no verão. Porém, se você estiver viajando por lá durante o inverno, aproveite para realizar um passeio nas alturas!

Um pouco acima da costa Alentajana, em Alcácer do Sal, você pode sobrevoar a costa vicentina enquanto aprecia o pôr do sol. Portugal é um país abençoado pelo sol, então mesmo em dias de baixa temperatura, você vai apreciar um céu incrível!

Loja do Museu do arroz

Esse lugar é uma ótima opção tanto no inverno quanto no verão. O espaço museológico está instalado em uma antiga fábrica de arroz. Há uma lojinha integrada ao museu na qual você pode comprar alguns artigos de artesanato.

Onde ficarZambujeira-do-mar

  1. Hostel Nature (Zambujeira do Mar)

O Hostel Nature está localizado na frente da praia da Zambujeira e fica a 500 metros da Praia de Nossa Senhora. É uma opção econômica, na qual os viajantes precisam compartilhar o banheiro com outros hóspedes.

Como o hostel está uma área popular para ciclismo, você pode alugar uma das bicicletas disponíveis no Nature.

  1. Selina Milfontes (Vila nova de Milfontes)

O Selina Milfontes se trata de uma opção um pouco mais sofisticada, mas ainda, é um hotel relativamente barato e muito bem localizado. O hotel dispõe de um restaurante, bar e um belo jardim.

Os melhores locais de interesse perto do Selina são a Praia das Furnas, Praia do Farol e a Praia da Franquia.

  1. Quinta do Moinho de Vento (Vila Nova de Milfontes)

Se você quer luxo e sofisticação, o Moinho de Vento é o local ideal para você se hospedar. Há uma piscina exterior com água salgada e uma quadra de tênis para os visitantes.

O hotel está localizado no meio do Parque Natural da Costa Vicentina, um local com muitas trilhas que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta. É um pouco mais caro que as duas primeiras opções, já que possui uma excelente estrutura.

O que comeracorda-de-camar]ao

  1. Tasca do Celso (Vila Nova de Milfontes)

Na tasca do Celso há diversos pratos de fruto do mar, incluindo salada de polvo, camarões gigantes, peixes e marinhos frescos. O prato mais popular é a açorda de camarão, uma comida típica da região que inclui pão, azeite, alho, coentro, ovo e camarão.

  1. A Barca Tranquitanas (Zambujeira do mar)

Um dos restaurantes mais tradicionais da costa, A Barca Tranquitanas abriu suas portas na década de 70. Há excelentes pratos de frutos do mar e diversas especialidades como o Choco à Barca e o peixe pampa.

Vida noturna

A vida noturna em uma região praiana é quase sempre bem agitada, principalmente no verão. Portanto, se você não abre mão de uma noite agitada, confira os melhores lugares para você se divertir.

  1. Cavalo Branco

Um local excelente, com uma decoração bem diferente do comum. É um ambiente tranquilo, ideal para tomar alguns copos e descansar durante a viagem.

  1. Bar O Celeiro

Esse pequeno bar foi aberto nos anos 1980 e está localizado na Vila Nova de Milfontes. É um ambiente bem decoradora, com algumas caipiroskas bem baratas e outros drinks deliciosos e bem saudáveis. Um bar ideal para você ir com a família ou amigos.

O bar possui ótimas avaliações, já que os visitantes elogiam e muito o atendimento dos funcionários no bar.