Portugal Pontos Turísticos, onde ir, o que fazer?

Torre-de-Belem

A Torre de Belém, oficialmente Torre de São Vicente, localiza-se na freguesia de Belém, concelho e distrito de Lisboa, em Portugal.

Sendo conhecido como é hoje, muita gente nem imagina que há bem pouco tempo atrás, Portugal não era um dos destinos Europeus que mais atraía os visitantes.

No entanto, isso e algo que vem mudando muito nos últimos anos e o país até ganhou recentemente o prêmio de melhor destino turístico da Europa!

Claro que isso não é em vão, afinal, Portugal é um destino que oferece muito o que fazer para os turistas, podendo se tornar uma experiência única.

O fato é que muito além da proximidade da língua, os pontos turísticos do país oferecer lindas paisagens, muita história, cultura, construções medievais, além de uma rica gastronomia e ótimos vinhos.

É por isso que, se você está pensando em escolher Portugal como o destino para a sua próxima viagem, saiba que você escolhei muito bem.

Então, para saber um pouco mais e conhecer dicas incríveis, continue lendo e vamos descobrir tudo sobre Portugal!

Quando ir

O clima de Portugal é mediterrâneo, com invernos que não são muito rigorosos como ocorre em algumas regiões da Europa e verões mais secos.

O mar, por sua vez, tem uma importante influencia no clima do país, que pode variar um pouco de acordo com a região,

No Sul, por exemplo, o clima tende a ser mais quente, chegando próximo a um clima tropical. Já no Norte, o frio pode ser um pouco mais intenso, podendo até nevar em alguns lugares.

A região litorânea, é a mais quente entre elas, inclusive na parte norte.

Sendo assim, a melhor data para ir a Portugal vai depender muito do que você pretende fazer por lá. Se quer ir para as praias, prefira os meses mais quentes.

Por outro lado, se quiser esquiar, escolha regiões e meses de mais frio!

Como chegar

Portugal tem o seu principal aeroporto localizado a cerca de 7 km da capital e é chamado de Lisboa-Portela. Sendo assim, esse é um dos principais pontos de entrada para o país, especialmente em voos internacionais.

Além disso, outras cidades que contam com aeroportos de grande porte são Faro e Porto, bem como os aeroportos de Ponta Delgada e Funchal.

Então, dependendo da região para a qual você está indo, pode ser mais vantajoso escolher um ou outro aeroporto.

A respeito das companhias aéreas que fazem esse destino, existem várias, bastante famosas, mas a mais conhecida é a TAP, que é portuguesa e oferece voos diretos.

No entanto, existem muitas outras companhias que fazem o trajeto do Brasil até Portugal, tais como Air France, Azul, KLM e muitas outras.

O que acontece é que a maioria delas tem conexão em outros países, sendo necessário passar pela imigração também.

O que fazer

Passeio-de-Moliceiro

Passeio de Moliceiro é um passeio que se faz na freguesia de aveiro ao Norte de Portugal

Sem dúvidas, Portugal é um dos destinos preferidos os Brasileiros nesse momento e isso não acontece à toa, afinal, é um país incrível.

Sendo assim, nada melhor do que conhecer as atrações do local para poder preparar a sua viagem e aproveitar tudo o que ele pode oferecer, veja só:

  • Mosteiro dos Jerônimos

Mesmo que Portugal seja um país com muitas construções religiosas, esse mosteiro é, sem dúvidas, uma das mais bonitas, tendo sido encomendado ainda no ano de 1501.

  • Praia da Marinha

Além de ser considerada uma das praias mais bonitas de Portugal, ela é considerada também uma das mais bonitas do mundo. Justamente por isso que ela não pode ficar de fora do seu roteiro de viagens para esse país.

Ela fica na região de Algrve, no sul de Portugal e é muito conhecida por suas falésias douradas que contrastam com o mar azul do mediterrâneo.

  • Palácio Nacional da Pena

Esse Palácio é um dos castelos mais coloridos e também excêntricos que existem no mundo. Ele fica no alto da montanha da Serra de Sintra, sobre a cidade que era o lugar de veraneio da família real portuguesa.

Além de uma linda vista, o lugar ainda traz uma arquitetura única, com cores vibrantes e um cenário encantador. É por isso que não pode ficar de fora do seu roteiro!

  • Cais da Ribeira

Esse local é lindo e fica mais ao norte do país, que consiste em um enorme calçadão que fica localizado às margens do Rio Douro, ideal para um passeio, andar de bicicleta ou relaxar mesmo.

  • Palácio Queluz

Esse palácio fica na região metropolitana de Lisboa e ainda não reúne uma grande quantidade de turistas como outros palácios.

Ele passou por um longo período de abandono, tendo se deteriorado muito. No entanto, hoje ele já está quase completamente restaurado e com seu esplendor.

  • Universidade de Coimbra

Essa universidade é uma das instituições de ensino mais tradicionais, antigas e prestigiadas da Europa. Por isso é uma ótima ideia incluir o local no seu roteiro e passar lá para conhecê-lo.

A universidade foi fundada no ano de 1290 por Dom Denis em Lisboa depois acabou sendo transferida de forma definitiva para Coimbra.

Onde ficar

Assim como me qualquer lugar, existem alguns bairros que são melhores ou mais indicados para que o turista se hospede, pois pode oferecer uma melhor infraestrutura com tudo que o viajante possa precisar.

Sem dúvidas, a capital de Portugal, Lisboa, é um ponto de passagem obrigatório para quem está indo conhecer o país, tendo sido reformulada para se tornar muito mais atrativa em diversos aspectos, tais como, lazer, compras, atrações, festas e etc.

Mais do que isso, é essa a cidade que abriga os melhores hotéis do mundo, sempre com preços considerados bastante justos.

Mais do que isso, a maioria das opções de hospedagem de Lisboa ficam próximos de museus, pontos turísticos, restaurantes, lojas e muito mais.

Dentre as regiões mais indicadas para se hospedar em Lisboa, podemos indicar as seguintes:

  • Região Central de Lisboa
  • Bairro Chiado
  • Região Baixa
  • Bairro Belém

Então, procure algo por essas regiões que, certamente, você não vai se arrepender no que diz a toda infraestrutura necessária.

O que comer

Porco-AlentejanoTodos sabem que a gastronomia de Portugal é famosa por seus frutos do mar, típicos de uma culinária mediterrânea, bem como pelos doces feitos à base de ovos e açúcar.

No entanto, o país também se destaca por excelentes vinhos e seus azeites. No entanto, o foco agora mesmo é saber um pouco mais sobre os pratos típicos de Portugal e o que você deve provar.

Pois bem, vamos começar pelo bacalhau, claro, bastante conhecido na região.

Sem dúvidas os pratos com bacalhau são os mais consumidos em todas as cidades de Portugal, podendo ser oferecido de diferentes maneiras.

Uma dessas formas, bastante conhecida pelos brasileiros, é o famoso bolinho de bacalhau, que pode ser encontrado em qualquer boteco da região.

Alguns lugares ainda oferecem o bolinho de bacalhau recheado com o queijo da Serra, que é uma verdadeira explosão de sabores.

Mais do que isso, um outro prato que você deve provar é a patanisca, que nada mais são do que bolinhos feitos também com bacalhau e com farinha.

Já em relação às carnes, em Portugal você poderá experimentas a alheira, que nada mais é do que um enchido de carnes defumadas, semelhante a uma linguiça.

Um outro ponto alto da gastronomia portuguesa é o famosíssimo Queijo da Serra da Estrela, com selo de autenticidade e tudo mais.

Esse é um queijo firme por fora e cremoso por dentro, considerado um dos mais antigos do país.

A broa também, embora seja comum no Brasil, é uma comida tipicamente portuguesa que consiste em um pãozinho de centeio e milho servido como entrada.

Os pasteis de nata também não pode ficar fora do seu tour gastronômico em Portugal, afinal, são clássicos feitos em massa folhada muito fina.

Portugal Pontos Turísticos

Portugal é um excelente destino para os brasileiros que querem explorar um pouco da Europa, oferecendo uma excelente infraestrutura, um ótimo clima, rica cultura e muitos, mas muitos, pontos turísticos.

Então, vamos conhecer quais são os principais pontos turísticos de Portugal:

  • Ponte Dom Luís
    Ponte-Dom-Luís

    A Ponte de D. Luís I ou Ponte Luiz I, é uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1888, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia separadas pelo rio Douro, em Portugal.

Essa é uma importante estrutura datada de 1881 que liga a Vila Nova de Gaia a Porto.

Essa ponte possui duas partes, sendo que a de cima é por onde passa a linha do metro e a inferior é dedicada ao trânsito de pedestres e também de carros.

  • Igreja e Torre dos Clérigos
    Torre-do-Clerigos

    A Igreja e Torre dos Clérigos é um notável conjunto arquitetónico situado na cidade do Porto, Portugal

Considerado Patrimônio da UNESCO, esses é o monumento mais alto da cidade do Porto, possuindo mais de 75 metros de altura e 200 degraus para chegar ao topo.

Lá é possível apreciar símbolos importantes as cultura e religião, bem como obras de arte, mobiliário e esculturas.

  • Palácio da Bolsa
    Palacio-da-Bolsa

    Sede da Associação Comercial do Porto, serve agora para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade.

Localizado no centro histórico da cidade, o prédio é Sede da Associação Comercia do Porto, fundada em 1891 em um belíssimo edifício.

Essa é uma construção neoclássica, erguida sobre as ruínas do convento dos franciscanos, sendo considerada um Patrimônio Nacional.

  • Santa Luzia
    Elevador-de-Santa-Luzia

    O Elevador de Santa Luzia está localizado no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo (freguesia de Santa Maria Maior), no noroeste de Portugal. É um funicular que liga a Estação Ferroviária de Viana do Castelo ao Santuário de Santa Luzia, no cimo do monte do mesmo nome.

Você pode chegar de teleférico até Santa Luzia para ter uma vista fantástica, continuando a subida de escada ou elevador até Zimbório, que é o ponto mais alto do local, possibilitando uma vista ainda mais incrível.

  • Castelo de São Jorge
    Castelo-de-São-Jorge

    O Castelo de São Jorge localiza-se na freguesia de Santa Maria Maior, na cidade e concelho de Lisboa, em Portugal.

Esse Castelo é um monumento emblemático da capital e fica na zona mais nobre da antiga cidade medieval. Por incrível que pareça, ele foi construído no século XI pelos muçulmanos.

Conta com inúmeros pátios, mais de 6 mil m², guaritas, torres e fossos, tendo disso construído em uma das mais altas colinas da região.

Mais do que isso, existem muitos outros pontos turísticos que você pode conhecer em Portugal:

  • Torre de Belém
  • Santuário de Fátima
  • Baía de Cascais
  • Passeio de Moliceiro

Vida noturna

Vida-noturna-em-PortugalAproveitar as opções de uma cidade vai muito além de apenas conhecer pontos turísticos. É sempre interessante e enriquecedor provar também da culinária, interagir com os locais, conhecer lugares mais ermos e, claro, desfrutar também da vida noturna de cada região.

Pois então fique sabendo que o que não faltam são opções de bares, restaurantes, pubs e até mesmo baladas para quem quer aproveitar o país depois que o sol se vai.

Lá, é possível encontrar até mesmo muitos restaurantes especializados na culinária mediterrânea e com muitas opções de vinhos para quem quer harmonizar um bom jantar.

Isso tudo sem falar na grande quantidade de baladas e bares, excelentes para quem quer dançar e se divertir muito.

Dicas

Ao viajar para ir conhecer um novo país, principalmente quando temos que cruzar um oceano para isso, é normal ter muitas dúvidas e questionamentos.

Claro, afinal, estamos falando de uma nova cultura, novos costumes, nova gastronomia e muitas e muitas coisas que não fazem parte do nosso dia a dia e que fogem do conhecido.

Sendo assim, nada melhor do que contar com algumas dicas incríveis que podem ajudar você a montar o seu roteiro em Portugal:

  1. Visto

Para ir para Portugal, os turistas brasileiros não precisam apresentar visto, graças à acordos que permitem mais facilidades entre os países.

No entanto, é preciso apresentar o passaporte, que tenha validade mínima de 6 meses.

  1. Euros

A dica é ir comprando Euros alguns meses antes da viagem, para nunca ter que comprar diretamente no aeroporto, pois a cotação não é das mais favoráveis.

Existem ainda algumas agencias de viagem ou casas de câmbio que fazem uma cotação mais acessível para turismo.

  1. Seguro viagem

A maioria dos países da Europa exigem a apresentação de seguro viagem e em Portugal não é diferente. Por isso, ao ir para esse país, não tem escolha, você terá que fazer seu seguro.

  1. Segurança

Portugal é um país considerado muito seguro. No entanto, como é aconselhável para qualquer turista, quando sair, esteja sempre com os documentos em local seguro e leve somente o essencial para o passeio.

  1. Fuso horário

Em relação ao Brasil, Portugal pode ter uma diferença de 2, 3 ou 4 horas a mais, de acordo com a região e com a época do ano.

Transportes

Sem dúvidas, uma das melhores formas de se locomover por lá é de carro mesmo. Com isso é possível ter muito mais liberdade para ir e vir de qualquer lugar que quiser.

No entanto, existe ainda a opção de usar os aplicativos de corridas, como Uber, ou então metrô, ônibus, trem e outros.

Fotos

Nada melhor para conhecer um lugar e entender todas as belezas sobre as quais já falamos do que ver algumas fotos:

Praias

Talvez você não saiba, mas Portugal é um destino que reserva lindíssimas praias para quem quer aproveitar a costa do país. Então, vamos conhecer as melhores praias de Portugal:

  • Praia Grande – Setúbal
  • Portinho da Arrábida – Setúbal
  • Praia do Guincho – Cascais
  • Praia da Galé – Algarve
  • Praia da Marinha – Algarve
  • Praia da Dona Ana – Algarve
  • Praia da Albandeira – Algarve
  • Praia da Rocha, Algarve

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Portugal, seus atrativos e tudo que ele pode oferecer aos seus turistas!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply