logo-itinereo-195x50

Você conhece as diferenças culturais entre Brasil e Portugal? 

diferenças culturais entre Brasil e Portugal

Muitas pessoas que visitam Portugal (e há cada vez mais a cada ano) se surpreendem de que Portugal seja um lugar tão diferente do que eles esperavam. É um país limpo, barato, amigável, pequeno, com ótima comida e vinho, pessoas encantadoras e belas paisagens.

Embora os dois países compartilhem a mesma língua, existem numerosas diferenças culturais entre Brasil e Portugal que deveriam estar na mente de qualquer um que considere visitar Portugal.

Neste artigo, vamos descobrir juntos as principais diferenças culturais de cada país. Você irá se espantar como, apesar de compartilhar o mesmo idioma, Brasil e Portugal possuem tantas diferenças culturais.

Vejamos as principais diferenças culturais entre Brasil e Portugal

Cortesia dos Portugueses x Brasileiros

Os portugueses são muito corteses, especialmente quando comparados com o povo brasileiro com o qual interagem diariamente. São sempre educados, seja com saudações, agradecimentos e desculpas.

Para quem está interessado em visitar o país (ou quem sabe tirar cidadania portuguesa), procure sempre cumprimentar as pessoas com um sorriso e um bom rosto. É incrível como eles gostam desses pequenos detalhes.

Expressões e suas características

Há tantas palavras e expressões em português que são diferentes daquelas usadas no português brasileiros, que até mesmo os falantes nativos têm dificuldade para se entenderem uns aos outros.

A diferença clássica é a construção das frases. Em vez de usar o gerúndio na criação das frases, costumam usar o infinitivo. Por exemplo, ao invés de usar a frase "eu estou trabalhando nisso", portugueses irão utilizar "Estou a trabalhar nisso". Pode causar um pouco de dificuldade no entendimento e compreensão.

Além disso, portugueses usam as expressões "bicha" como fila, "telemóvel" como celular, e autocarro como ônibus. Brasileiros que não sabem dessas diferenças podem realmente se sentir desconfortáveis.

Paixão do café

Você sabe como o café é uma bebida que permeia toda a nossa cultura, certo? Mas você sabia que ela aproxima ainda mais os brasileiros e os portugueses?

Assim como no Brasil, eles sempre encontram tempo para uma pausa e uma xícara de café.

Jornada dupla: estudo e trabalho não é comum

Há um contexto muito diferente entre os jovens em Portugal se você desejar estudar em Portugal. Não é raro estudar e trabalhar no Brasil, mas em Portugal, é bastante diferente.

Quando você se forma na faculdade em Portugal, é comum que os colegas não tenham experiência profissional. Isso porque os estágios de graduação são praticamente inexistentes no país.

Os estudos de nível superior, as aulas começam às 9 da manhã e normalmente terminam no meio/fim da tarde. A consequência é que os jovens entram mais tarde no mercado de trabalho.

Otimismo brasileiro x pessimismo português

O otimismo é uma característica muitas vezes encontrada em pessoas de países que estão passando por momentos difíceis, e é uma característica muito comum também no povo brasileiro.

Uma diferença entre o brasileiro e o português é que o brasileiro tende a permanecer positivo, mesmo em situações difíceis, enquanto os portugueses tendem a se retirar, mesmo em momentos felizes.

Pontualidade portuguesa

Se você pedir aos portugueses que venham almoçar às 12h, eles chegarão no horário, pontualmente.  

Ao contrário dos brasileiros, se você marcar no mesmo horário, você pode esperá-los pelo menos meia hora depois, não é verdade?

Portugueses, sem dúvida, são mais pontuais que os brasileiros. 

Domínio de outros idiomas

A proporção de brasileiros que dominam outros idiomas é baixa em comparação com o português. Muitas pessoas por aqui falam uma terceira língua, geralmente o francês.

Tudo próximo

Como você já sabe, existe também uma grande diferença territorial entre Brasil e Portugal. 

O Brasil tem aproximadamente 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão territorial. Isto o torna o maior país da América do Sul. Já Portugal cabe 90 vezes dentro do país.

Conclusão

Este foi nosso artigo sobre as diferenças culturais entre Brasil e Portugal. 

miradouro de portugal

Como é sabido por todos, a globalização tende a criar uma certa uniformidade entre diferentes culturas. Entretanto, ainda existem diferenças, e essas diferenças têm um forte impacto sobre as atitudes e a forma como as pessoas se comportam em cada sociedade.

Por ter tanta proximidade histórica, essas duas grandes nações possuem muitos pontos em comum. No entanto, como todo país, há diferenças culturais que precisamos caso pretendamos visitá-los.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo. Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais favoritas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram