Mapa turístico de Portugal – 10 lugares para visitar

Portugal reserva destinos incríveis para os turistas. Esse pequeno país situado no continente europeu abriga lugares incríveis, como praias, montanhas, lugares históricos e medievais.

Se você pensa em visitar terras portuguesas, é interessante descobrir um pouco mais sobre os melhores destinos.

10 Lugares Imperdíveis para Visitar em Portugal

Lisboa

Lisboa

A capital de Portugal é uma cidade incrível, conhecida pelos seus prédios históricos e clima agradável. Além disso, há diversas igrejas, monumentos, praças, restaurantes e bairros charmosos para você aproveitar mais a viagem.

Os pontos turísticos mais conhecidos são a Torre de Belém, Estádio da Luz, Castelo de São Jorge e o teleférico, que oferece uma vista deslumbrante de Lisboa.

Há também o famoso oceanário, que abriga mais de 500 espécies de vida marinha. O inverno não é tão rigoroso como em outras cidades europeias, mas para aproveitar melhor a viagem, o ideal é ir setembro, pois os dias são ensolarados e mais longos.

Porto

Porto

A cidade está situada no noroeste de Portugal. Há pouco mais de 200 mil habitantes vivendo na cidade do Porto, mas mesmo não sendo uma grande metrópole, assim que você chegar nesse lugar, vai se deparar com prédios modernos e shoppings.

O rio mais famoso da cidade é Rio Douro. Às margens dele, há diversos restaurantes e bares. Se você quiser passear pelo rio, vai poder apreciar belas paisagens medievais e belas pontes.

Degustar o vinho do porto é obrigatório se você resolver passar por essa cidade, e isso pode ser feito na famosa Vila Nova de Gaia. Também é possível ter uma breve aula sobre vinhos com direito a degustação.

Évora

Évora

Embora não seja tão conhecida como outras cidades portuguesas, Évora é uma bela cidade e foi considerada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco em 2016.

Há diversos museus para você conhecer mais o passado de Portugal, além do Colégio do Espírito Santo e Rota do Fresco que lembram muito o período barroco. Para os amantes de viagens aventureiras, é possível realizar cursos de paraquedismo e até praticar saltos!

Guimarães

Guimarães

Essa pequena cidade no norte da Europa é um ótimo bate e volta para quem está hospedado na cidade do Porto ou imediações. Recomenda-se que você fique em Guimarães por pelo menos um dia inteiro para conhecer as principais atrações.

Considerada a cidade berço de Portugal, pois foi em Guimarães que nasceu o primeiro rei do país, Dom Afonso Henriques. O passado histórico da cidade pode ser apreciado através das ruelas medievais, igrejas, praças e museus.

Os principais pontos turísticos são o Castelo de Guimarães, Paço dos Duques de Bragança, o famoso centro histórico (considerado patrimônio mundial da humanidade) e o Largo do Toural.

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Parque-Nacional-da-Peneda-Gerês

Situado na divisa com a Espanha, o Parque Peneda-Gerês é um território protegido de Portugal. Lugar ideal para quem gosta de fazer trilhas, estar em contato com a natureza, curtir praias e pequenas cachoeiras,

O parque está localizado entre cinco diferentes municípios: Terras de Bouro, Montalegre, Ponte da Barca, Arcos de Valdevaz e Melgaço.

O parque está perto das cidades de Braga e do Porto, mas o aeroporto mais perto de Gerês é o de Vigo, na Espanha. Criado em 1971, é considerado o primeiro parque nacional de Portugal. Além de atividades turísticas, o parque tem finalidades educativas, beneficiando escolas e atividades científicas.

Marvão

Marvão

Essa pequena vila histórica no Alentejo é um dos melhores passeios para se fazer em Portugal. Marvão é uma vila localizada dentro de um castelo, no alto de uma serra. A cidadezinha é repleta de casinhas brancas com uma vista que quase alcança o território da Espanha.

Ideal para pessoas que querem um destino mais tranquilo. O principal ponto turístico desse lugar é o Castelo do Marvão. Quando você estiver no alto das torres, vai apreciar uma vista fascinante. Na entrada do castelo há belos jardins e o Museu Municipal.

Lagos

Lagos-Portugal-Algarve

Lagos está situado no sul de Portugal, na região do Algarve. No verão, essa bela cidade oferece praias maravilhosas, uma vida noturna agitada e uma ótima estrutura para receber turistas.

Além de belas praias, há diversas atrações para você conhecer a cultura portuguesa: muralhas, um forte construído no século XVII e igrejas barrocas.

Caso você queira visitar esse destino, o ideal é ficar pelo menos uma semana hospedado na cidade. Dessa forma, você vai poder relaxar nas praias e também conhecer as cidades ao redor: Praia da Luz, Portimão e Sagres.

Lagos é um destino perfeito para famílias, jovens e idosos. A estrutura local permite que visitantes de todas as faixas etárias tenham bons momentos na cidade.

Óbidos

Óbidos-Portugal

Essa pequena cidade do oeste de Portugal passa despercebida pelos turistas, mas é um ótimo destino se você deseja conhecer uma cidade medieval. Está localizada à 80 km de Lisboa.

Se você quer ter uma vista panorâmica da cidade, o ideal é subir nas muralhas e alcançar uma altura de 2 km. Essa é a única maneira de você ver a cidade do alto e admirar toda a arquitetura medieval.

Antes de ir embora da cidade (dá para visitá-la em apenas um dia), experimente a famosa ginginha, uma bebida feita de um tipo de cereja que é servida em um copo de chocolate.

Aldeia de Piódão

Aldeia-de-Piódão

É uma vila minúscula situada na área rural de Coimbra. É um lugar encantador, que preserva seu passado histórico. As casas dessa aldeia são construídas com pedras de xisto.

Devido ao tamanho da aldeia, não há muito a se fazer na cidade, mas há pontos turísticos interessantes. A Igreja Matriz por exemplo, é toda branca mas com detalhes azuis. Construída no século XVIII, fica no topo de uma escadaria.

Caso você visite Piódão no verão, aproveite para conhecer a famosa praia fluvial da cidade.

Bragança

Bragança

É uma das cidades mais conhecidas de Portugal, situada no norte do país. Bragança fica em uma região montanhosa, cheia de monumentos importantes para serem visitados. Há muita cultura, vilas históricas e uma excelente gastronomia local.

Ao mesmo tempo em que possui grandes avenidas, Bragança também é uma cidade que lembra o período medieval.

Os destinos mais conhecidos são a Catedral da Sé, Parque Natural de Montesinho, Museu do Abade de Baçal e o Mosteiro de Castro de Avelãs.

Sintra

Palácio-da-Pena

Dentro do Distrito de Lisboa temos um lugar que não pode ficar de fora, então tipo é algo como um bônus, Sintra é provavelmente o lugar mais mágico de Portugal, ali tem muito história, temos por exemplo o Castelo dos Mouros que é um castelo no pico da serra de Sintra, o castelo foi construido pelos Africanos do Norte, muçulmanos que invadiram toda península Ibérica e dominaram a região por vários séculos.

Temos ainda o Palácio de Sintra onde tem  salas incríveis como a Sala dos Cisnes  a Sala dos Brasões, são locais cheis de simbologia, nesta lista não pode ficar de fora o Palácio de Monserrate que tem muito romantismo e modernidade, a Quinta da Regaleira com seus Jardins fantásticos cheios de Mistérios Maçônicos, o parque conta com torres invertidas que levam as profundazeas da terra e cai dentro de tuneis fantásticos.

E lógico o grandioso e monumental Palácio da Pena, um palácio fantástico que fica no ponto mais alto da serra de sintra, o palácio era o antigo mosteiro de nossa senhora da Pena que era da ordem dos Jerônimos (os mesmos do mosteiro dos Jerônimos que fica em Belém – Lisboa), ali Dom Manuel teria avistado a chegada de Vasco da Gama que trazia a descoberta do caminho das Índias era o início de uma nova era de riqueza para Portugal! Foi por causa desas visão que D. Manuel decide erguer ali um mosteiro para homenagear a santa.

Mais tarde o Palácio da Pena sofre alterações e é amplicado por Dom Fernando II esposa de Maria II, Dom Fernando era um grande idealista e romântico, ele de fato gostava de Portugal e fez ali em Sintra diversas reformas, no castelo dos Mouros e nos Jardins que ficam a volta desse belo local!

Bom agora que você já teve um epqueno vislumbre de tantos lugares para visitar em Portugal espero que estes 11 lugares levem você até uma visita maravilhosa para este cantinho pitoresco da Europa, e se quiser temos um Livro digital totalmente gratuito que poderá lhe ajudar a conhecer os pormenores que só quem vive em portugal poderia lhe desvendar!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply