logo-itinereo-195x50

Monumentos de Portugal

Monumentos de Portugal

Você já quis visitar os monumentos de Portugal? Se perguntou como escolher os mais interessantes entre tantas opções? Caso a sua resposta seja sim, você veio ao lugar certo.

Portugal é um país lindo, cheio de história e paisagens belas. Mas, ao contrário de outras centenas de opções, ele não exige que você fale um segundo idioma. Por isso, ele tem se tornado, cada vez mais, um destino desejado entre os brasileiros.

Sob o mesmo ponto de vista, quando consideramos pontos como a paisagem, a gastronomia, as praias e a simpatia da população, ele está entre os melhores destinos do mundo.

Por isso, confira abaixo os principais monumentos de Portugal, suas curiosidades e características. Vamos com a gente nessa jornada de descobertas, mas aperte os cintos, porque as vistas são de tirar o fôlego, e são só para os fortes de coração.

Construções regadas a uma arquitetura rica e diversa.

Construções regadas a uma arquitetura rica e diversa

Portugal é uma ótima opção se você for uma daquelas pessoas apaixonadas por admirar as mais diversas arquiteturas.

O país passou por várias fases, e todas elas deixaram rastros impressionantes que vão te fazer sentir em outra época. Primeiramente pela grandiosidade das construções, a modéstia nunca foi o forte dos arquitetos que por lá passaram.

Em segundo lugar pela quantidade de detalhes nas fachadas, que faz parecer um grande desenho feito apenas para tirar o ar de todos os que cruzam o seu caminho!

Ao observar os monumentos de Portugal, é possível perceber a passagem de vários movimentos arquitetônicos. Ele passa pelo gótico, o pombalino e o português suave, até chegar no contemporâneo.

Monumentos em Lisboa que você não pode deixar de ver

Torre de Belém

Começando pelo principal, a gente sabe que toda a viagem ao país lusitano parte de Lisboa. Portanto, já vamos te mostrar os lugares imperdíveis que você precisa conhecer por lá antes de te mostrar as outras cidades que você não deve deixar de visitar.

A Torre de Belém, construída no século XVI, possui influências islâmicas e orientais. Essa construção já foi usada para proteger a capital, como farol e como prisão, mas atualmente é reconhecida como Patrimônio Cultural pela UNESCO, e recebe milhares de visitantes todos os anos.

O Castelo de São Jorge já viveu os seus anos de ouro, foi moradia real e agrupamento militar. Atualmente, suas ruínas servem para lembrar os dias de glória e conquista da monarquia portuguesa.

Considerada uma das praças mais bonitas de Portugal, a Praça do Comércio fica ao lado do Rio Tejo, e está cercada de prédios do governo. Nos dias de hoje, ele abriga vários festivais e espetáculos, portanto, se você tiver uma noite livre, não perca a oportunidade de visitá-la.

Se você gosta de uma pegada mais contemporânea, aproveite para utilizar o Elevador de Santa Justa para chegar ao Largo do Carmo e conhecer o Convento do Carmo e o Rossio.

Além disso, localizado a 25Km da capital, você encontra o Palácio Nacional de Mafra. Apesar de ter demorado cerca de 15 anos para ser construído, ele segue até os dias atuais como o maior monumento barroco do país.

Outros pontos que são chave na cidade são o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio Nacional da Ajuda, a Praça D. Pedro IV, o Padrão dos Descobrimentos e o Mercado da Ribeira . Caso você tenha um tempinho livre antes de deixar a cidade, confira também o emblemático Café a Brasileira.

Principais Monumentos de Portugal que vão te deslumbrar.

Principais Monumentos de Portugal que vão te deslumbrar

Logo após Lisboa, existem várias outras cidades lusitanas cheias de pontos para você visitar. Porém, como nenhuma é tão completa como a capital, decidimos juntar algumas das principais atrações num apanhado. Sobretudo para facilitar a você a montagem do itinerário que mais te agradar.

Uma cidade rica e cheia de lugares interessantes para serem explorados é Sintra. Antes de mais nada, a visita ao Palácio Nacional da Pena é obrigatória. Principalmente porque suas cores e estilo são incomparáveis para quem o visita. Ele é facilmente o principal ponto da cidade e, se você está buscando uma vista de tirar o fôlego, está no lugar certo.

Bem como, a cidade ainda conta com o Palácio Nacional de Queluz, o Convento dos Capuchos, o Palácio Nacional de Sintra, o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira.

Assim como Sintra, Porto é uma cidade cheia de atrativos, lá você encontra grandes atrações como o Palácio da Bolsa, a Torre dos Clérigos, a Estação de São Bento, a Capela das Almas e a Igreja do Carmo. Caso sobre um tempinho, aproveite para conferir a Fundação Serralves e a Casa da Música.

Ao contrário das anteriores, a cidade de Évora traz um turismo um pouquinho diferente. Seus monumentos mais sombrios e antigos trazem ao gótico um novo olhar. Lá pode-se conferir o pré-histórico Cromeleque dos Almendres, o Templo Romano e, principalmente, a Capela dos Ossos.

Antiga capital lusitana, Coimbra traz opções mais tradicionais de passeio. Então, comece o seu passeio atravessando o Arco de Almedina até chegar na Sé Velha. A Universidade de Coimbra e o seu Jardim Botânico não podem ficar de fora.

Por fim, vale conhecer a Sé Nova, o Mosteiro Santa Cruz, que abriga os corpos dos primeiros reis de Portugal, o Mosteiro de Santa Clara e a Conímbriga.

E aí? O que está esperando para montar o seu roteiro e conhecer os principais Monumentos de Portugal?

E aí? O que está esperando para montar o seu roteiro e conhecer os principais Monumentos de Portugal

Os lugares que a gente trouxe são só alguns dos monumentos que você não deve perder numa visita a Portugal. Mas não se engane, existe ainda uma imensidão de opções de passeios incríveis para você explorar.

Se a sua viagem for mais longa, vale acrescentar uma visita ao Alentejo, Fátima, Óbidos, à Ilha da Madeira e ao Arquipélago dos Açores.

Comente abaixo os lugares que você já foi e recomenda, assim como as suas sugestões extras de lugares imperdíveis! Comente também qual o próximo destino que você quer ver por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram