logo-itinereo-195x50

O Êxtase de Santa Teresa, onde encontrar e obra e por que virou um Escândalo?

O Êxtase de Santa Teresa na Santa Maria della Vittoria

O Êxtase da Santa Teresa com certeza é a escultura que repercutiu o maior escândalo na vida e obra de Bernini, e é sobre isso que falaremos hoje.

O nome Gianlorenzo Bernini com certeza é muito famoso não apenas em Roma, mas no mundo inteiro. Além disso, dentre as suas obras espalhadas na cidade e no cenário internacional, a mais polêmica é o Êxtase de Santa Tereza.

A História da Obra e a polêmica

A obra de mármore e bronze foi feita em 1646, período esse que Bernini completava 49 anos, enfrentando até então uma estagnação no que se refere a sua carreira.

Esse período foi marcado pelo Innocenzo X e Bernini, e esse artista sempre foi reconhecido como um dos preferidos do país. Porém, tratando de forma indiferente pelos expoentes da igreja católica.

Dessa forma, Federico Cornaro, cardinal, solicitou a Bernini a encomenda de uma decoração para a capela de sua família. Então, esse artista realizou todo o trabalho, como se fosse uma vingança, a fim de mostrar o gênio que era.

Essa escultura era para ser a maior, ou dentre as maiores e mais belas, arte barroca. O artista Bernini se dedicou por 4 anos, mas o resultado chocou o público além do esperado.

Gian Lorenzo Bernini

Além disso, Bernini uniu, em uma única obra, características como sagradas e profano, traduzindo em sua obra o relato da Teresa D’Ávila, dito em sua autobiografia. Nesse documento, Teresa revela como se sentiu no momento vivido de encontrar com um anjo, como a própria Santa definiu.

Santa Teresa é representada, em uma estrutura com formato de raios dourados, como uma mulher desfalecida, em estado que se encontra no limite entre prazer e dor.

Ao lado dessa figura feminina, se encontra de pé um anjo com munição de dado, e com a sua mãe esquerda, afasta a túnica da mulher, com o objetivo de atingir com essa flecha.

A feição da Santa Teresa, de boca entreaberta e mão e pé esquerdos caídos como se estivesse se entregando. Onde representa, para os profissionais e estudiosos da área, uma experiência mística de tensão erótica.

Quando o público viu essa escultura, não tinha muita reação, afinal essa obra era tão carnal, porém Bernini afirmou que ele se limitou a representar o que foi descrito por Santa Teresa.

Com certeza essa obra traz consigo uma ambiguidade enorme, e esse mérito de Bernini era justamente o que ele buscava.

Onde a obra está exposta

Encontramos o “O Êxtase da Santa Teresa”, em escultura feita de mármore e bronze, feita entre os anos de 1647 e 1652, na Capela Cornaro. Sendo uma das mais relevantes igrejas do período barroco na Roma, a Igreja de Santa Maria della Vittoria.

A escultura “O Êxtase da Santa Teresa” pode ser encontrada na Igreja de Santa Maria della Vittoria, localizada a poucos minutos de caminhada a partir da Estação Termini. Entretanto, é um pouco mais distante de outros pontos turísticos conhecidos, como o Palazzo do Quirinale e da Fontana di Trevi.

A Igreja de Santa Maria della Vittoria está localizada na Via XX Setembre, de fácil acesso a partir da Estação Termini.

Por outro lado, quem deseja ir através de um meio de transporte, é possível ir para a Estação Repubblica, na linha A.

Melhor horário para visitar a obra

O horário de funcionamento da Igreja é das 8h30 às 12h e no segundo turno das 15h30 às 18h, abrindo todos os dias da semana, além da entrada gratuita para visitação.

Além disso, nos dias de domingo, essa visitação só está liberada quando não tem missa, por esse motivo é melhor que você visite, no domingo, no turno da tarde.

Lembrando apenas de que no domingo tem, ao menos, 2 missas pela manhã, uma ocorrendo às 9h e outra às 11h.

Por que Bernini transformou a obra num escândalo?

Obra em mámore O Êxtase de Santa Teresa aproximada

O escultor, Bernini, se dedicou bastante a essa escultura, porém com a santa com todas essas características em sua feição. Dessa forma, o seu lábio parecendo que ia emitir um gemido, ao passo que o cupido tem um sorriso malicio e flecha em mãos.

Além disso, simbolizando o amor de Deus, o anjo abre o vestido dessa mulher para flechar o coração.

Para diversos históricos e estudiosos da área, essa escultura tem um enorme apelo erótico, mas segundo o artista, ele apenas representou a declaração da Teresa.

No momento de êxtase, algumas das palavras mais comuns utilizadas são prazer e orgasmo, e esse prazer erótico da escultura foi discussão por muito tempo, e inclusive por Lacan, em 1964, em Paris.

Deixando de lado toda a polêmica, essa é uma obra-prima espetacular, exibindo uma delicadeza sem igual da dureza do mármore, como o conhecemos.

O Êxtase retratado no filme e no livro Anjos e Demônios

O livro e filme Anjos e Demônios, de Dan Brown, teve como um dos assuntos o Êxtase da Santa Teresa.

No filme, o Professor Robert Langdon tem que decifras as pistas encontradas para conseguir chegar até o esconderijo dos Illuminati, e uma das respostas está no Êxtase da Santa Teresa.

Por esse motivo que o anjo sorridente, ao flechar o peito, é uma pista para o Professor salvar a Igreja.

Por fim, O Êxtase de Santa Teresa deu o que falar não é mesmo? Mas, mesmo com toda essa polemica, não podemos deixar de admirar a obra magnifica criada pelo escultor Bernini.

Deixe nos comentários o que você acha sobre a escultura. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram