O que fazer em Lisboa em 1 dia?

Ponte-25-de-abril-vista-do-Mirante-do-Castelo-de-São-Jorge

Ponte 25 de abril vista do Mirante do Castelo de São Jorge

Lisboa é uma cidade fantástica, se você nunca esteve por aqui em terras Lusitanas é uma parada obrigatória.

Sua História tem milhares de anos, e as primeiras civilizações já datam pelo menos  mil e duzentos anos antes de cristo, onde os Fenícios já andavam por aqui, depois disso ainda vieram os romanos e depois o povo da África do Norte conhecido como os Mouros, é foi um dos povos que mais influenciou a cultura do País.

É impossível falar de Lisboa sem citar ao menos estes fatos históricos que marcaram toda a civilização Lisboeta, e mais recentemente o Terremoto que devastou Lisboa em 1755, tudo isso monta de forma muito romântica a Capital de Portugal.

Com tantos acontecimentos e fatos históricos para conhecer na cidade, é necessário ter um itinerário formado para não perder tempo, principalmente você que deseja conhecer a capital em 1 dia.

Já que vai ficar na cidade apenas por 1 único dia, não vale a pena fazer o Lisboa card, um cartão que garante a você transporte e entradas gratuitas em alguns lugares, o ideal é fazer tudo o máximo a pé que der e evitar lugares com filas e foi pensando em você que resolvemos fazer esse roteiro para você conhecer o máximo de lugares em apenas 1 dia.

Clique na Imagem para comprar o seu

lisboa card

Fizemos um vídeo mostrando alguns pontos e você pode dar um conferida nele aqui, aproveita para se inscrever no canal e dar aquela força!

Sem mais delongas vamos ao que interessa, em resumo eu aconselho vocês a conhecer estes lugares abaixo, siga a ordem sugerida pois vai ser o melhor trajeto também!

O que fazer em Lisboa em 1 dia?

  1. Praça do comércio
  2. Rua Augusta
  3. Elevador de Santa Justa (não recomendo ir, apenas visitar a parte de baixo)
  4. Praça do Rossio
  5. Castelo de São Jorge
  6. Mosteiro dos jerônimos
  7. Pastel de Nata
  8. Torre de Belém
  9. Padrão dos Descobrimentos

Agora vou tentar detalhar um pouco cada um desses lugares e explicar o trajeto para vocês não se perderem.

Levando em consideração que esteja hospedado próximo a praça do comércio comece seu passeio pela praça do comércio, se por acaso estiver próximo a Belém aconselho a fazer o caminho contrário.

Se estiver hospedado em outro lugar, deixe aqui seu comentário que responderei o mais breve possível.

Partindo da praça do comércio você vai poder subir no Arco e desfrutar de uma bela vista, não perca muito tempo ali pois o melhor mesmo é no Castelo, você deve seguir em frente e andar pela rua Augusta, aproveite para tomar um café e comer um Pastel de Bacalhau com queijo da serra da estrela.

Antes de seguir andando você pode visitar o Arco da Rua Augusta onde poderá ter uma visão privilegiada sobre a Praça do Comércio e do Rio Tejo, além é claro da própria Rua Augusta e ter uma visão panorâmica de toda zona da Baixa. Para subir no arco você paga um ingresso barato a partir de 3 Euros

Praça-do-comercio

Praça do comercio

No caminho você verá a rua de Santa Justa onde está localizado o elevador de Santa Justa, ele foi construído por um dos mais ilustres pupilos de Gustave Eiffel o construtor da Torre Eiffel, o nome dele é Raul Mesnier.

Elevador-de-Santa-Justa

Elevador de Santa Justa

Ao chegar na praça do Rossio você pode ver a estátua de Dom Pedro I, tirar umas fotos nessa praça histórica que já foi um hipódromo na era romana.

Para chegar ao Castelos de São Jorge, você pode solicitar um Uber ou ir a pé, não é muito longe e você deve demorar quase o mesmo tempo que indo de carro se levar em consideração o trânsito de Lisboa.

Eu aconselho ir a pé mesmo, pois você vai aproveitar muito mais o trajeto e conhecer a cidade melhor, sentir seu ar e observar os detalhes de forma mais calma, portanto, seguindo…

Entre na rua dos Fanqueiros, isso mesmo Fanqueiros e não Funkeiros rsrsrs… lá você vai pegar o elevador do castelo siga essa localização no google maps.

Ao sair do elevador no último andar você vai sair na rua Madalena, alé você vai até outro elevador dentro do Pingo doce na rua Largo Chão do Loureiro, pode aproveitar e comprar uma água ou algo do tipo, use esse localizador do Google Maps.

Agora você já está bem perto do Castelo de São Jorge siga este link para sair em frente ao Arco do castelo na rua do Chão da feira onde você já vai começar sua caminhada até o Séc XII, siga por esse portal e você vai acabar bem em frente a entrada do castelo.

A Entrada para o Castelo é em média 8 Euros dependendo da idade. No dia nacional dos Castelos a entrada é gratuita.

Aproveite ao máximo o passeio no Castelo pois é um dos pontos mais interessantes desse dia, aconselho a não passar de 4 horas no Castelo, tempo que acredito ser suficiente para conhecer tudo com calma.

Castelo-de-São-Jorge

Jardim do Castelo de São Jorge

Quando sair do Castelo desça pela rua Travessa do Chão da feira, entre na rua de São Tiago e aproveite um pouco a vista no miradouro de Sta. Luzia, não perca muito tempo ali pois a vista do Castelo já contempla esse lado.

Você pode agora pegar um transporte na rua Limoeiro, pode ser um Uber ou outro transporte público caso prefira, pois nossa próxima parada é um pouco distante, você vai precisar ir até o Mosteiro dos jerônimos.

Mosteiro-dos-Jeronimos

No Mosteiro a dica é não entrar no Mosteiro, pois não há quase nada por lá, a Igreja de Santa Maria de belém  que é o lugar mais bonito possui entrada gratuita (seria um absurdo cobrar para entrar numa Igreja) ali, você vai se deparar com um altar belíssimo, e os dois túmulos ilustres de Luís de Camões e vasco da Gama.

Ao sair da Igreja de uma passada no Pastel de Belém, ali tem o histórico Pastel de Nata com uma receita original, agora a dica de ouro!

Provavelmente você vai ver uma fila enorme do lado de fora, essa fila é para os desavisados que adoram uma fila, essa fila é para atendimento no balcão, porém, você pode entrar e comer o pastel lá dentro, e ainda vai curtir a arquitetura.

Dentro do pastel de Belém você vai ver que eles tem várias salas internas enormes com várias mesas e cadeiras. Pode ser que você precise esperar por uma mesa, mas é a espera não deve ser muito longa.

Agora você precisa atravessar todo o Jardin do Jerônimos, lá você vai ver uma passagem subterrânea onde vai sair em frente ao Padrão dos Descobrimentos, siga este link, preste atenção também no chão que fica em frente ao monumento, ali tem um mapa interessante que conta um pouco da história.

Partindo dali você pode ir andando até a Torre de Belém ou pode alugar um trotinette ou bicicleta e se divertir um pouco, para isso procure pelos aplicativos de compartilhamento.

A Torre de belém é um ótimo lugar para ver o Por do Sol, lembrando que no verão é possível ter sol até 21:00hs e no Inverno o Sol se põe bem mais cedo, por volta das 18:00hs.

Então agora que você já imaginou seu roteiro que tal vir para Portugal o mais rápido possível?

Aproveite estas dicas para alongar um pouco mais sua estadia em Lisboa, conhecer Lisboa em 1 dia é até possível porém você perde muitos detalhes, o ideal seria pelo menos 3 dias, isso vai permitir que você aproveite cada lugar com mais qualidade.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply