logo-itinereo-195x50

O que fazer em Nazaré, Portugal

O que fazer em Nazaré, Portugal

O tema de hoje é para os grandes amantes de história e belas paisagens. Nesse artigo falaremos um pouquinho sobre o que fazer em Nazaré, Portugal. Além de te mostrar um pouquinho do motivo que torna esse destino tão cogitado entre os turistas.

Nazaré fica no distrito de Leiria, e agrupa três antigos povoados, Pederneira, Sítio da Nazaré e Praia da Nazaré, além de alguns novos como o Urbisol ou o Rio Novo.

Sua nomeação, inspirada na lenda de Nossa Senhora de Nazaré, nem sempre foi essa. A princípio, o município chamava-se Pederneiras, e teve seu nome revogado após o surgimento da santa.

Apesar de possuir grandes lendas e tradições, como a citada anteriormente, as sete saias, e a arte local. A cidade conquistou a sua fama principalmente pelo tamanho de suas ondas.

A seguir nós vamos te contar um pouquinho da lenda que deu nome à cidade. Além de te mostrar o que fazer em Nazaré, vamos comentar os lugares que você vai adorar conhecer e apresentar as ondas que colocaram ela no topo dos destinos de Portugal.

A lenda de Nossa senhora de Nazaré

A lenda de Nossa senhora de Nazaré

A lenda de Nazaré conta a história de D. Fuas Roupinho, e é datada de 1182. Ela conta como o alcaide caçava perto do litoral em um dia de intenso nevoeiro.

O então governante, ao avistar um veado, partiu em perseguição a cavalo. Porém, durante a perseguição, devido à baixa visibilidade, ambos foram parar no topo de uma falésia, que é um paredão de pedra alto que ficava à beira da praia.

Contudo, o nevoeiro era tão forte, que o homem só se deu conta de onde estava quando já estava à beira do precipício. Todavia, quando percebeu o fim certo, lembrou-se que ali ao lado ficava a gruta onde se adorava a imagem da Virgem Maria com o menino Jesus.

Foi então que, desesperado, decidiu rogar aos céus como última esperança: "Senhora, Valei-me!". Em seguida, por milagre, o cavalo fincou as 4 patas no chão e conseguiu parar antes que fossem jogados para a morte.

Atualmente, sobre a gruta, existe uma capela que sustenta a homenagem prestada pelo governante à sua salvadora, que depois viria a renomear a cidade de Pederneira.

O que fazer em Nazaré, Portugal

O que fazer em Nazaré, Portugal

Você deve estar se perguntando, "Além das ondas, o que mais há para fazer em Nazaré, Portugal?". Bom, se essa é a sua dúvida, então relaxe e sente, porque nós vamos te mostrar que a cidade, apesar de pequena, possui várias opções de turismo e vistas que vão te deixar de queixo caído.

A cidade que antes era voltada principalmente à pesca. Agora é completamente voltada ao turismo, recebendo milhares de visitantes todos os anos. Porém, apesar do que pode parecer, ela não perdeu as suas raízes, ainda sendo possível encontrar as tradicionais ruas de paralelepípedos. Assim como os locais com roupas típicas e casas de pescadores datadas de anos atrás.

Um dos pontos mais visitados da cidade é a Igreja do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, ela fica no sítio de Nazaré e é lá que estão a maior parte das atrações da região. Dedicado à patrona, o santuário abriga a sua imagem física, uma Madona Negra única alimentando o menino Jesus.

Em seguida, mas não menos importante, está o Forte São Miguel Arcanjo, criado com a intenção de proteger a costa de ataques piratas. Sobre ele existe o Farol do Forte de São Miguel Arcanjo, lá você encontra o lugar perfeito para cansar os dedos de tanto tirar fotos.

Antes de partir para a praia, a Ermida da Memória é um destino obrigatório, ela é a capela erguida por D. Fuas em homenagem à santa segundo as lendas. Outro ponto para não esquecer é o Miradouro do Suberco, um dos mirantes mais incríveis de Portugal, ele está a aproximadamente 100m acima do nível do mar, e possui uma vista que vai te tirar o ar.

Lar da maior onda já surfada do mundo

Lar da maior onda já surfada do mundo

Agora nós vamos para o ponto que realmente coloca Portugal no topo dos destinos de todo o verdadeiro surfista. Nazaré possui os recordes de maiores ondas já surfadas do mundo, não deixando nada a desejar.

A Praia de Nazaré, ou Praia da Vila é a de mais fácil acesso, ela concentra a atividade de pesca, assim como alguns desportos aquáticos como o windsurf e o próprio surf. Suas ondas são consideravelmente grandes, portanto deve-se atentar à correnteza. Nazaré não é um lugar propício para crianças desacompanhadas, portanto, caso vá com a família, mantenha-se atento.

Já a Praia do Norte é uma beleza à parte, por não possuir muito desenvolvimento estrutural no sentido turístico, ela conta com uma vegetação nativa linda que realmente dá um ar intocado. É lá que se encontram as maiores ondas do mundo, chegando a atingir cerca de 30m.

Por isso, ela acaba abrigando grande parte dos campeonatos de surfe mundiais. Além de atrair milhares de surfistas todos os anos, prontos para testar suas habilidades nas águas agressivas e imprevisíveis de Nazaré.

Mas não se deixe enganar pelas fotos ensolaradas e dias bonitos que as fotos nos mostram, a água raramente passa dos 18/20ºC.

Conta para a gente, você teria coragem de se aventurar nas ondas de Nazaré? Ou se manteria com os pés no chão aproveitando para conhecer os monumentos da cidade? Prove os pratos à base de peixes frescos e conte para a gente o que você achou desse destino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram