logo-itinereo-195x50

Palácios e castelos de Portugal

Palácios e castelos de Portugal

Os castelos e palácios de Portugal são algumas das construções históricas que mostram a riqueza histórica do país. Muitos deles foram construídos há vários séculos. Por isso, não é difícil entender porque esses edifícios atraem tanto turistas durante o ano.

No total, há mais de 200 palácios e castelos espalhados pelo país. Enquanto alguns são verdadeiros pontos turísticos, outros estão em ruínas e não estão abertos a visitação.

Conheça alguns dos edifícios que valem a pena ser incluídos no roteiro da sua próxima viagem a Portugal!

Castelo de Almourol

O Castelo de Almourol foi construído em uma pequena ilha situada no meio do Rio Tejo. O edifício é muito importante historicamente para Portugal, pois sua história relembra a conquista do território na Idade Média.

Há controvérsias em relação a origem do castelo. Alguns dizem que o local foi ocupado durante a pré-história, porém outros historiadores falam que a ocupação ocorreu nos períodos romano e medieval. O que se sabe ao certo, é que durante o ano de 1129, o forte já tinha sido construído e era chamado de Al-Morolan.

O castelo está localizado na vila de Tancos, no Distrito de Santarém. Para você ter acesso ao forte, precisa fazer a travessia de barco. Quando estiver passeando pelas redondezas, aproveite para conhecer o Miradouro do Almourol.

Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge é uma fortaleza construída no século XI por muçulmanos. Situado em uma das colinas mais altas de Lisboa, o edifício oferece aos visitantes uma vista deslumbrante da cidade e também do Rio Tejo.

O castelo era um local de refúgio da elite que vivia na cidadela.

Atualmente, há muito o que fazer dentro da fortaleza: os turistas podem percorrer as muralhas, subir e descer nas escadas. No total, há 11 torres que pertencem ao edifício.

Durante a noite, há várias luzes que iluminam o castelo, deixando o local ainda mais bonito. O edifício fica próximo a Sé de Lisboa, outro ponto turístico da capital portuguesa.

Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros é um edifício em ruínas construído entre as florestas da Serra da Sintra. Foi construído no século XI pelos Mouros norte africanos que queriam proteger a cidade de Sintra. Porém, depois da conquista cristã no território de Portugal, o castelo foi abandonado.

Somente no século XIX o local foi reconstruído a mando do Rei Fernando II. O edifício ainda mantém o charme de uma ruína antiga, e ao redor das muralhas, a floresta densa deixa a paisagem e a vista ainda mais bonita.

O castelo é uma das principais atrações de Sintra, principalmente pelo fato dele ser um palácio bem diferente dos outros localizados na mesma região.

Castelo de Tomar

O Castelo de Tomar fica na cidade de Tomar, no distrito de Santarém. Está localizado na margem direita do Rio Nabão. Durante a Época da Reconquista, o local integrou a chamada linha do Tejo junto com outros castelos e palácios com o mesmo estilo de construção: Almourol, Monsanto, Idanha, Pombal e Zêzere.

A história do castelo começou no ano de 1159, devido a doação do Castelo de Ceras aos Templários, por D. Afonso Henriques.

Durante todos esses séculos, o castelo passou por diversas modificações e chegou até mesmo a ser ocupado por tropas estrangeiras. Atualmente, é considerado um monumento nacional.

Tomar é conhecida como ‘’A Cidade dos Templários’’.

Palácio Nacional da Ajuda

Visitar o Palácio da Ajuda é fazer uma viagem no tempo, pois você vai conhecer um pouco mais da vida do Rei D. Luís I e D. Maria Pia.

O edifício é uma bela atração localizada em Lisboa, no bairro da Ajuda, bem perto do mosteiro dos Jerônimos. Entretanto, não é um dos lugares mais procurados por moradores e turistas.

O palácio serve como palco de algumas cerimônias oficiais da Presidência da República, além de abrigar uma biblioteca, a galeria de pintura do Rei Luís I e a secretaria de Estado da Cultura.

Palácio da Pena

O Palácio Nacional da Pena fica localizado bem no topo da Serra de Sintra e é considerado uma das maravilhas de Portugal. O acesso ao local é bem fácil, pois o edifício está localizado a apenas 28 km de Lisboa.

O edifício foi construído em 1503 a mando do Rei D. Fernando II, porém só chegou a virar um palácio no ano de 1839.

Dentro do castelo, os visitantes vão poder apreciar uma arquitetura romântica, em um estilo arquitetônico, pois no passado, o Palácio da Pena funcionou como um mosteiro. Há diversos mouriscos, elementos góticos e renascentistas.

O interior do palácio está bem conservado, pois boa parte da mobília ainda permanece a mesma.

Palácio Nacional de Mafra

O Palácio de Mafra é formado por um conjunto arquitetônico barroco, que inclui o Paço Real, uma Basílica e um Convento. Está localizado na cidade de Mafra, a 25 km de Lisboa, sendo considerado um importante monumento barroco de Portugal.

Dentro do palácio, há várias coleções de escultura e pintura italiana, portuguesa e francesa. Bem na ala nascente do convento de Mafra, há uma biblioteca, que foi instalada na sala mais nobre do edifício. Há várias obras nacionais e estrangeiras que foram escritas há vários séculos atrás.

O edifício faz parte da Rede de Residências Reais Europeias.

Palácio de Monserrate

O Palácio de Monserrate é um importante ponto turístico de Sintra. Ele fica dentro do Parque de Monserrate e sua construção começou no ano de 1858 a mando de Sir Francis Cook, que queria uma residência de verão para a sua família.

A construção da capela dedicada à Nossa Senhora de Monserrate começou em 1540. Já no ano de 1718, a família Mello e Castro tomaram o local. Um terrível terremoto que ocorreu no ano de 1755 devastou a cidade (e destruiu parte do palácio). Em 1863, Sir Francis Cook adquiriu o a propriedade e tomou o palácio (que já estava pronto) para ser sua residência de veraneio.

No interior do palácio, há uma biblioteca, uma sala de jantar, cozinha e capela. No piso superior, os visitantes podem conhecer os antigos aposentos da família Cook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram