Parque Nacional Peneda Gerês-Portugal

Parque-nacional-Penada-Geres

No extremo noroeste de Portugal, bem na divisa com a Espanha, está uma das principais reservas naturais do país: Parque Nacional Peneda Gerês-Portugal. Nesse local, a atividade humana ‘’trabalha’’ integralmente de forma harmoniosa com a natureza, respeitando as tradições das aldeias comunitárias regionais.

O parque está repleto de atividades para os amantes da natureza, sendo a primeira área protegida de Portugal. Mas além do turismo, o Peneda Gêres trabalha com atividades científicas e de pesquisa.

Conheça um pouco mais dos principais pontos turísticos e atividades do parque:

Cascata do AradoCascata-do-Arado-em-Penada-geres-Portugal

A Cascata do Arado é uma queda de água localizada no Rio Arado. Para chegar até lá, os turistas precisam percorrer o caminho a pé, a partir da Aldeia da Ermida, uma estrada florestal. Há outras quatro cascatas no parque disponíveis para visitação.

Praias fluviaisPraia-fluvial-em-Portugal

As praias fluviais ficam lotadas durante o verão. Há diversos esportes para praticar nas águas, como andar de jet squi, caiaque e andar de pedalinho.

As melhores praias fluviais são:

– Praia do Boco

– Praia da Ilha do Gerês

– Praia da Albufeira de Vilarinho das Furnas

– Praia de Alqueirão

– Praia da Barca

Onde ficar

Existe uma enorme variedade de locais de estadia na região: hotéis normais, hostels, hotel spa, etc. Veja alguns dos melhores lugares para se hospedar:

Hostel Gerês

O hostel Gerês está situado no coração do parque. Se você estiver viajando com um orçamento apertado, esse local pode ser a opção certa para você, pois é barato, limpo e muito bem localizado.

O hostel oferece um pequeno almoço para os hóspedes (o preço já está incluso na diária), uma cozinha compartilhada e uma churrasqueira com vista excepcional para a Serra do Gerês.

Apesar de simples, é um local confortável e excelente para você relaxar.

Se você quer uma cama individual, pode conseguir diárias a partir de 15 euros. Já para casais, o valor da hospedagem sai em torno de 35 euros.

Hotel Lagoa Azul do Gerês

O lagoa azul situa-se no parque e dispõe de quartos com vista para a Albufeira da Caniçada e também para a piscina exterior (que é enorme). Há um terraço perfeito para os hóspedes tomarem banho de sol.

Nas proximidades, os visitantes podem desfrutar de passeios de jipes e de caiaque.

Pousada Geres-Caniçada

Também situado no coração do parque, o Geres-Caniçada se trata de uma opção luxuosa, sofisticada e confortável para os visitantes que estão dispostos a gastar um pouco mais com hospedagem.

A pousada está cercada de natureza e você pode realizar várias atividades nas redondezas, como pesca e canoagem. Também há um terraço para relaxar dentro da pousada.

O restaurante da Geres-Caniçada oferece pratos típicos da cozinha portuguesa e você pode apreciar as refeições enquanto observa o rio.

AcampamentoAcampamento-em-Penada-geres

Se você gosta de acampar, o parque é o local perfeito para você. O Peneda-Gerês está cheio de cadeias montanhosas, rios lagos e cachoeiras. Mas se o que você quer mesmo é passar uma noite acampando por lá, descubra um pouco mais dos parques de campismo no Gerês.

Parque de Campismo de Lamas de Mouro

Entre as Montanhas da Peneda e Castro Laboreiro, há o Parque de Lamas de Mouro, conhecido como um dos mais belos lugares para acampar não apenas no Peneda-Gerês, mas em todo o território de Portugal.

O Lamas de Mouro oferece tudo para o viajante ter uma estadia incrível: ar limpo e puro, monumentos, fauna e flora riquíssimas. Aproveite para conhecer as famosas montanhas da Serra Da Peneda.

Se você quer praticar esportes radicais, o Lamas de Mouro também oferece aos visitantes a possibilidade de praticar rapel, paintball e tiro ao arco.

Parque Cedeira

O Cedeira é o parque de campismo mais antigo de campismo no Gerês. Durante todo o ano, diversas atividades turísticas são realizadas dentro do Cedeira.

O parque oferece toda a estrutura para os campistas terem uma estadia agradável: água quente, wi-Fi, lavanderia, restaurante e até mesmo um pequeno mercado.

Ermida Gerês Camping

Em uma das últimas aldeias comunitárias do país, a 10 km da Vila dos Gerês, os campistas podem contar com mais uma opção: o parque Ermida Gerês Camping. Aqui você pode pernoitar e até mesmo andar de barco para se locomover.

O Ermida Gerês é um local bem fresco e com certeza você vai ter bons momentos aqui, enquanto olha para o céu estrelado ao lado de seus amigos ou cônjuge.

O local está devidamente equipado com todas as instalações sanitárias necessárias. Para os que não dispensam uma comida, há 32 churrasqueiras para você aproveitar ainda mais o passeio.

Vidoeiro

O vidoeiro tem todas as comodidades necessárias para tornar sua estadia super agradável.

O parque é considerado um dos mais belos de Portugal e oferece uma ótima estrutura para tornar as noites dos campistas muito mais confortáveis.

Gerês Green Park

O Gerês Green Park está situado nas margens do Rio Cabril. É um lugar ideal para quem gosta de acampar e de andar entre montanhas. Os principais lugares para conhecer dentro do Gerês Green Park são são a Pedra da Água e o Fojo dos Lobos.

O parque oferece várias tendas, churrasqueiras, sombras naturais, lavanderias e até mesmo um bar. Você pode praticar aulas de yoga e meditação no Green Park.

É um destino perfeito para quem quer curtir a natureza e ao mesmo tempo relaxar de todo o estresse diário.

O que levar

Acampar é uma atividade prazerosa, mas para se tornar uma experiência confortável, é preciso levar alguns itens na mochila com você.

Dicas de passeio e do que levar na mala:

– use roupas confortáveis (não esqueça do seu casaco, pois no meio da mata fica bem frio)

– Não fume no parque, muito menos jogue bitucas de cigarro no chão

– Se você for no verão, não esqueça do protetor solar e do chapéu

– Celular: por mais que você queira se desconectar um pouco da sua rotina, é importante levar seu celular, pois nunca se sabe quando você vai precisar de algo

– Lanterna

– Comida e água

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply