Peru Pontos Turísticos, o que Fazer, onde ir e Ficar! Super Dicas

Peru-Pontos-Turísticos,-o-que-Fazer,-onde-ir-e-Ficar!-Super-Dicas

Embora Machu Picchu seja um dos destinos mais conhecidos do Peru, e não é à toa, a verdade é que esse país é incrível e reserva muitos outros destinos com uma grande variedade de atrações.

Para quem não sabe, o Peru é um país de mais de 30 milhões da habitantes, com paisagens variadas e muita cultura nacional.

A culinária por lá também ganha destaque e o lugar se destaca por reunir em um único país os resquícios da civilização mais antiga da América do sul, relíquias da colonização espanhola e uma das culinárias mais badaladas do momento.

No entanto, ele é também um dos países mais pobres do continente Sul-americano. Mesmo assim, oferece uma boa infraestrutura, segurança e preços bastante atrativos para quem deseja viajar.

Lá você encontrará um lugar simples, com uma população indígena pobre, mas que ao mesmo tempo compensa com sua alegria, lugares deslumbrantes, atrações incríveis, cultura milenar, bela arquitetura e muito mais.

Além disso, vale lembrar que é o Peru que abriga uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno, que é a própria cidade de Machu Picchu.

Por isso, o que não faltam são motivos para que você decida que realmente vale muito a pena conhecer esse país incrível.

Então se o que você procura é um pouco mais de informação para montar o seu roteiro, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Quando ir

Quando-ir-casal-jovem-com-mapa-em-verão

 

Sem dúvidas, esse é um ponto fundamental para quem deseja conhecer o Peru. Isso porque existe um período do ano no qual não é aconselhável ir ao país sob o risco de perder o seu tempo e, mais do que isso, o seu dinheiro.

Para quem não sabe, o Peru tem um território extenso e que contam com climas muito variados. No entanto, as duas regiões de maior interesse dos turistas são os Andes e a região da Costa.

Na região de costa, ou seja, perto do mar, o clima tende a ser bastante seco o ano inteiro, lembrando que quase não chove em Lima, a capital do país.

Por outro lado, a umidade é bem alta, o que causa nevoeiros intensos que são muito mais comuns no inverno, que é entre os meses de maio e outubro.

Nessa época, as temperaturas ficam entre os 8°C e 14°C na parte sul e entre 14°C e 18°C na parte norte.

No verão, por outro lado, que é de dezembro a março, os dias ficam bem mais ensolarados e as temperaturas mais altas, ideais para os passeios.

Agora em relação à região dos Andes, o clima sofre bastante influência das altitudes. O período mais seco do ano no país é justamente entre junho e setembro.

Nessa época, tende a fazer mais calor durante o dia e a temperatura cai bastante à noite.

A cidade de Cusco, por exemplo, que fica a 3.400 metros acima do nível do mar pode servir como base para o clima de Machu Picchu, com temperaturas que variam entre 0°C e 20°C nesses meses.

Já no verão, entre dezembro e março, temos os períodos de chuva e neve nos Andes. Pode parecer estranho, mas a neve aparece no verão mesmo por causa do aumento da umidade nas montanhas.

Como chegar

Para entrar no Peru, os viajantes do Brasil não precisam de visto, o que torna a viagem ainda mais fácil. No entanto, os meios para chegar lá podem ser bastante variados, veja só:

  • De avião

O Peru tem uma localização privilegiada, bem no centro da América do Sul, o que permite que o seu moderno aeroporto se torne um importante ponto de conexões para várias linhas de diferentes destinos.

Por isso, uma opção é chegar ao Peru de avião mesmo, desembarcando na capital, Lima.

  • Por vias terrestres

Se você quer chegar por solo, as opções podem partir do Equador, pela rodovia Panamericana; da Bolívia, por um dos seus dois postos de fronteira; ou então pelo Chile, pelo posto de fronteira de Santa Rosa.

  • Pela água

O Peru possui vários rios, sendo possível chegar até a cidade de Iquitos pelo Rio Amazonas, saindo da Colômbia (cidade de Leticia) ou do Brasil (cidade de Tabatinga).

É possível chegar também pelo Lago Titicaca partindo de Guaqui, na Bolívia para Puno.

Vale lembrar ainda que alguns cruzeiros fazem parada nesse país, sendo que a maioria deles tem desembarque em Callao, que fica a 30 minutos de Lima.

O que fazer no Perú

Como já foi dito, o Peru é um país incrível e que pode oferecer uma grande variedade de destinos para quem deseja explorá-lo. Então, vamos ver algumas coisas que você deve fazer quando for para lá:

  1. Conhecer Machu Picchu

Uma das principais atrações do país, o sítio arqueológico é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e tem mais de 170 edificações construídas ainda no século XV pelo império Inca com modernas tecnologias.Conhecer Machu Picchu

  1. Galeria Pastoruri

Também conhecida como glacier, ela fica no Nevado Pastoruri, eu é uma montanha que compõe a Cordilheira Blanca no Parque Nacional Huascarán.

  1. Cidade de Trujillo

Distante dos destinos mais populares, essa cidade oferece uma grande variedade de atrações aos visitantes, com um centro colonial muito bem preservado e Plaza de Armas. É do centro histórico que partem as vans para praias da região.Cidade-de-Trujillo

  1. Cidade de Cusco

Nada menos do que a Capital do Império Inca, essa cidade foi fundada por Manco Capac ainda no século XI ou XII. Posteriormente, foi invadida e saqueada por Francisco Pizzaro.

A maioria das contruções incas foram destruídas para dar origem a igrejas e mosteiros na catequização do povo. Assim, essa é uma cidade colonial espanhola com resquícios de ruínas IncasCidade-de-Cusco

  1. Laguna 69

Essa é uma das 400 lagoas que compõem o Parque Nacional de Huascarán e sem nome leva o número de sua posição no inventário do parque.

Sua fama é graças a sua beleza, por ser um glaciar, sendo formada pelo degelo de montanhas com águas puras e cristalinas de cor azul.

Além desses destinos, podemos citar também o Centro Histórico de Lima, as Salineras de Maras, as Lagunas de Llaganuco, as Linhas de Nazca, as Ruínas de Ollantaytambo, o Lago Titicaca e o Parque del Amor.Laguna-69

Onde ficar

O Peru oferece uma grande variedade de destinos para os mais variados gostos. No entanto, existem algumas cidades que são mais turísticas e podem ser utilizadas como ponto de deslocamento para diversos outros destinos do país. Veja:

  • Lima: reúne os melhores hotéis do país, sendo especialmente recomendado ficar nos bairros de Miraflores, San Isidro e Barranco.
  • Cusco: o melhor lugar para ficar nessa cidade é no centro histórico, perto da Plaza de Armas, pois é o local que reúne as principais atividades da região.
  • Valle Sagrado: essa região permite uma imersão no clima local. Nesse caso, os melhores pontos de hospedagem são Ollantaytambo e Urubamba.
  • Machu Picchu: sem dúvidas, a base para quem quer conhecer Machu Picchu é Águas Calientes, que é um pequeno vilarejo de acomodações modestas.
  • Arequipa: prefira sempre os hotéis em torno do centro histórico, especialmente perto da Praça de Armas.
  • Puno: os locais mais econômicos para ficar são perto da Calle Grau ou da catedral, sendo possível fazer tudo caminhando desses pontos.

O que comer

O Peru é um país surpreendente em diversos aspectos e com a gastronomia não poderia ser diferente. Por lá é possível encontrar uma grande variedade de frutas, carnes e vegetais que compõem pratos muito saborosos.

Lomo-salteado

Então, veja alguns pratos que você não pode deixar de experimentar quando for ao Peru:

  • Lomo salteado: esse prato é como o nosso arroz com feijão e pode ser encontrado em quando todos os restaurantes do Peru. Consiste em um mexido de carne bovina, tomate, batata e cebolas.
  • Ceviche: o clássico peruano traz peixe branco cru marinado em limão, cebola, salsa e coentro.
  • Alpaca: a alpaca é um animal da família das lhamas, comum no país por sua lã e carne.
  • Choclo com queso: um tipo regional de milho, servido cozido e com uma fatia de queijo por cima.
  • Mazamorra morada: uma típica sobremesa do país, também feita com milho, junto com abacaxi, limão e especiarias.
  • Chifa: esse prato mistura a culinária peruana com a chinesa e traz camarões com arroz, legumes, ovos salsinha e outros acompanhamentos.

Peru Pontos Turísticos

Pois é, como já foi dito, o que não faltam são destinos incríveis e encantadores para que você possa disfrutar e muito do seu passeio, veja só:

  1. Machu Picchu

Claro que esse destino não poderia faltar aqui entre os pontos turísticos da região. Ele se localiza a mais de 2.400 metros acima do nível do mar e é um símbolo da cultura Inca.

Machu-Picchu

  1. Tempo do Sol

Também uma obra de arquitetura dos Incas, esse templo fica na cidade de Cusco e foi construído a pedido do imperador Pachacuteq, todo em pedras polidas com perfeito encaixe.

  1. Plazas de Armas

Em Lima, a capital do Peru, tem como um dos seus principais pontos turísticos a sua Praça de Armas, na qual estão o Palácio do Governo, Catedral da cidade, a igreja e o convento San Francisco e, claro, praça central da cidade.

  1. Museo Larco

Esse é um dos mais importantes museus do país no que diz respeito à cultura nativa, com um grande acervo de peças da era pré-colombiana.Museo-Larco

  1. Ruínas de Pachacamac

Uma enorme cidade religiosa dos Incas, com templos e também praças, tudo construído em adobe. Se localiza a 40km da capital.

Vida noturna

Os peruanos são pessoas, normalmente, muito alegres e de grande hospitalidade, além de serem muito festivos, o que se confirma com a vida noturna agitadíssima, especialmente nas cidades principais do país.

Em Lima, a capital do país, é possível encontrar uma grande variedade de restaurantes, bares e casas noturnas que se concentram no bairro de Miraflores, San Isidro e Barranco.

Já em Cusco, também há uma vida noturna agitada com diversos pubs e baladas pela cidade. Até em Ollantaytambo é possível encontrar opções de diversão à noite.Vida-noturna

Dicas

Se você chegou até aqui, possivelmente já está bem animado em conhecer esse país incrível, não é mesmo?!

Então, veja a seguir algumas dicas que podem ser muito úteis para que sua experiencia de viagem seja a melhor possível:

  1. Não tem taxímetro

Isso mesmo, tanto os taxis quanto os “tuk tuks” atuam definindo o preço com base em negociação entre passageiro e motorista antes do embarque. Claro que, com isso, é comum a prática de tentar explorar o turista.

Por isso, sempre se informa a respeito de um preço justo para o trajeto que fará ou peça para o hotel pedir um carro, pois o motorista já vem com preço definido.

  1. Planeje-se para Machu Picchu

Ônibus, trem, caminhando… como você pretende chegar até lá? Se for andando, vai pela Trilha Inca completa ou pela meia? Vai fazer um bate-volta de Ollantaytambo ou Cusco ou pretende dormir uma noite em Águas Calientes?

Enfim, são muitas coisas para decidir e o mais importante é cuidar dos detalhes para que seja possível ter uma boa experiencia de viagem.

  1. Não fique pouco

Embora possa parecer fácil montar um roteiro pelo Peru, a dica é não ficar pouco tempo por lá, visto que há muito o que conhecer em um dos países mais interessantes da América do Sul.

Por isso o recomendado é passar, ao menos, uns 20 dias por lá para aproveitar tudo!

  1. Mal da altitude

Viajar para lugares altos pode causar dificuldades respiratórias, especialmente nas primeiras 24 horas. É o que se chama de soroche e é bom estar preparado.

  1. Moeda e câmbio

Diferentemente de outros países, não há vantagem em deixar para fazer o câmbio diretamente no país. Portanto, se for possível, você já pode levar o dinheiro aqui do brasil em novo sol, que é a moeda de lá.

Transportes

A primeira coisa que devemos falar a respeito do transporte é sobre a ausência de taxímetros. Por isso, o mais indicado é sempre cuidar bem para não cair em ciladas e acabar gastando mais do que deve.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que o trânsito no país é bastante caótico. Sendo assim, repense a ideia de alugar um carro para se locomover por lá.

Alguns viajantes consideram que dirigir no Peru se compara com o mesmo na Índia ou Indonésia.

Uma outra dica a respeito do transporte, é que você se locomova, sempre que possível, de ônibus, pois além de se algo sensacional é possível economizar bastante.

Além disso, existem ofertas de ônibus para todos os gostos e bolsos!

Fotos

Agora que você já sabe tudo sobre o Peru, nada melhor do que ver algumas fotos para entender melhor tudo o que estamos falando aqui.

Praias

O Peru é dividido, basicamente, em região da Costa ou região dos Andes. Sendo assim, na área costaneira podemos encontrar lindas praias com paisagens deslumbrantes. Então, veja algumas praias do praias do Peru:Praias-de-Mancora

  • Praias de Mejía
  • Playa Pimentel
  • Punta Sal
  • Praias de Mancora
  • Praias de Zorritos
  • Huanchaco
  • Punta Hermosa

Pronto, agora você já sabe muito mais sobre o Peru, onde se hospedar, o que comer e quais os pontos turísticos que deve conhecer. Aproveite todas essas dicas e boa viagem!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply