Pontos de interesse em Cracóvia -7 lugares para conhecer em Cracóvia

Pontos de interesse em Cracóvia

Cracóvia é uma cidade localizada no sul da Polônia. É a segunda maior cidade do país (tem pouco mais de 800 mil habitantes) e também uma das mais antigas. Apesar de ser cercada por castelos e igrejas, é uma cidade com muitos jovens e com ótimas opções de bares e restaurantes para turistas e moradores aproveitarem a noite. A cidade está localizada perto da fronteira com a República Tcheca.

Devido ao fato de grande parte da cidade ser plana, é possível se locomover através de bicicletas. Porém dentro da parte histórica, é melhor fazer tudo a pé. Caso você deseje ir para regiões mais afastadas, Cracóvia também tem ônibus, metrô e trem.

7 Lugares para conhecer em Cracóvia

1. Castelo Wavel e centro histórico

Castelo Real De Wawel

No complexo Wavel estão localizados o castelo a catedral. Reserve pelo menos metade do seu dia para visitar esse espaço.

Na catedral, estão enterrados importantes monarcas poloneses e líderes religiosos.

Já na área do palácio, é possível ver muita sofisticação e um ambiente extremamente bem decorado. Só é possível visitar o palácio através de tours e você deve ter horário marcado.

2. Auschwitz

Os campos de Auschwitz ficam a cerca de 75 km da cidade. Você pode fazer esse trajeto a pé, de três ou ônibus. É de fato um lugar muito impactante, a história desse lugar é marcada por um passado triste e cruel.

Você pode escolher fazer a visita através de uma tour guiada, para ter um guia e explicar tudo o que vai ser visto no lugar. O guia também irá explicar importantes fatos históricos.

3. Basílica de Santa Maria

Basílica de Santa Maria

Localizada na praça do Mercado Principal, a Basílica é uma obra construída no século 14. Dentro do lugar é possível ver movéis revestidos de ouro com mais de 500 anos de idade. Suas torres são assimétricas e a estrutura é de tijolo. O teto da igreja é estrelado.

A igreja tem duas torres que possuem diferentes alturas. No passado, a torre mais alta funcionava para informar sobre a abertura e fechamento dos portões de Cracóvia, além de ataques de tropas inimigas e incêndios.

4. Podgorze – o bairro judeu de Cracóvia

Podgorze

Esse lugar fica muito perto do castelo de Wavel. O bairro tem uma história muito triste, já que foi criado pelo regime nazista. O objetivo deles eram mandar os judeus para o bairro (que era um gueto) e assim tirar os judeus do centro de bairros mais nobres da cidade.

Como eles estavam no gueto, as chances de serem presos pelos nazistas e serem levados ao campo de Auschwitz eram enormes. O bairro ainda concentra a comunidade judaica da cidade. As maiores sinagogas de Cracóvia estão localizadas aqui, além restaurantes e lojas judaicas.

5. Minas de sal de Wieliczka

Minas de sal de Wieliczka

Foi declarado como patrimônio da humanidade nos anos 70, pela Unesco, mas suas atividades começaram no século 13. Dentro do lugar, é possível ver túneis, galerias e imensas capelas que somam mais de 300km de comprimento.

As minas de sal de Wieliczka são conhecidas como ‘’Catedral Subterrânea da Polonia’’. Os espaços são amplos e você mal vai perceber que está debaixo da terra. O lugar fica na verdade, na cidade de Wieliczka, mas é muito perto de Cracóvia e de fácil acesso.

Mais de um milhão de pessoas visitam a mina de sal todos os anos. Possui grande infraestrutura (há até mesmo lojas dentro do espaço). A visita no lugar é feita com a ajuda de um guia e em grupos.

6. St. Florian’s Gate

St.-Florian’s-Gate

É uma torre de pedras construída no século 14, que fez parte do complexo da cidade fortificada. O St. Florian’s Gate é um portal de acesso a cidade velha e está perto de diversas outras atrações turísticas.

O lugar foi construído para proteger a cidade de ataques dos turcos, que eram comuns na época. O portal tem um estilo gótico e lembra muito os tempos medievais.

7. Planty Park

Planty-Park

O parque fica ao redor da cidade velha. Há diversos jardins que compõe o parque e também há diversas estátuas e canteiros. Caso você visite a cidade no verão ou começo do outuno, aproveite a oportunidade para realizar piqueniques ou realizar caminhadas.

Melhores restaurantes para comer

Melhores restaurantes para comer

Opções baratas:

1.Szynk

Nesse restaurante é possível comer comida barata de e de qualidade. Os pratos servidos são da gastronomia local. É possível comer o famoso Pierogi, um pastel cozido originário da Polônia. Também há boas opções de vinho e vodka para os amantes de bebidas.

2. Vegab

Opção vegana em Cracóvia. O prato mais conhecido é o beirute com mussarela vegana. Também conta com opções de sobremesa que agradam todos os bolsos.

Restaurantes com preços de valor médio:

3. Ariel

Localizado no bairro judeu, oferece comidas tipícas da comunidade judaica. Possui decoração bem típica e ótima carta de vinhos. Os pratos seguem a dieta Kosher (pratos que obedecem à lei judaica). A arquitetura do restaurante é bem característica e é harmonizada com os edfiícios próximos.

Pratos mais populares da comida judaica: Tabule de Kashe e Klops (bolo de carne).

4. Sakana Sushi and Sticks

Para quem já experimentou comidas típicas da região e quer experimentar gastronomias de outros países. O Sakana é um restaurante de comida japonesa em Cracóvia. Embora tenha alguns pratos mais caros, é possível fazer uma refeição nesse lugar sem gastar muito. É considerado por muitos o melhor restaurante de comida japonesa da cidade.

Opções mais caras:

5. Pod Aniotami

Mais um restaurante típico da gastronômia polonesa, porém mais sofisticado. Funciona em um edifício construído no século 18. Uma dica é pedir o menu degustação, que irá servir uma pequena variedade de comidas polonesas.

6. Szara Ges

Fica junto a praça do mercado. Um pouco mais caro se comparado aos outros restaurantes da lista, mas a qualidade compensa. Funciona em uma antiga livraria e um dos pratos mais conhecidos é a famosa sopa de cogumelo (muito semelhante a um Capuccino).

Possui uma vista privilegiada da cidade, da qual você pode desfrutar olhando pelas altas janelas do restaurante.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply