Turquia Pontos Turísticos, onde ir, o que fazer, e dicas!

Turquia

Sem dúvidas, a Turquia é um país bastante privilegiado, pois se localiza em dois continentes, que é a Ásia e a Europa. O fato é que esse é um destino muito grandioso, que se divide em 7 grandes regiões que abrigam 83 províncias e mais de 75 milhões de habitantes ao todo.

Mais do que isso, a Turquia ainda é um país que pode oferecer uma grande variedade de belezas exóticas, praias incríveis, florestas exóticas e muitas outras atrações que conquistam um número cada vez maior de turistas.

Além disso, mais do que um país lindo, a Turquia ainda oferece muita cultura, tendo um papel fundamental na história do mundo.

É por isso que, certamente, esse é um destino que você não pode perder. Então, se você quer saber um pouco mais sobre a Turquia, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Vamos lá?!

Quando ir

Quando-ir-casal-jovem-com-mapa-em-verãoComo já foi dito, a Turquia é um país muito grande e seu território tem consideráveis diferenças de altitude, o que faz com que apresente uma grande variação climática, de acordo com o local.

Ao longo da costa, banhada pelo Mar Mediterrâneo, o clima é mediterrâneo mesmo, que apresenta baixa precipitação.

Já no interior o clima é, em sua maioria, semidesértico, enquanto é mais chuvoso ao longo da Costa do Mar Negro.

Sendo assim, podemos dizer que a Turquia tem uma região ideal para casa estação do ano.

A região de Istambul, por exemplo, deve ser visitada entre os meses de março e outubro, bem com a região da costa do Mediterrâneo.

Já a região do interior do planalto da Anatólia, que compreende também a Capadócia, a melhor época para visitar é entre abril e junho ou entre setembro e outubro.

É nesse época que as temperaturas ficam mais quentes, mas não chegam a ser tão insuportáveis quanto entre os meses de julho e agosto.

Como chegar

Dentre os principais aeroportos da Turquia, podemos citar o de Istanbul-Atatürk (IST), Ankara-Esenboga (ESB), Sabiha-Gökçen (SAW) e de Izmir-Adnan Menderes (IZM).

Existem muitas companhias aéreas que oferecem voos do brasil para a Turquia, sendo que algumas tem ótimas conexões em cidades da Europa ou as Ásia, por exemplo.

Saindo do Brasil, você pode encontrar voos diretos ou com conexão que, em sua maioria, vão para o Aeroporto Internacional de Ataturk, que é o maior de Istambul.

A Turkish Airlines é uma das principais companhias aéreas que fz o trajeto, além de ser uma das mais bem avaliadas do mundo, fazendo o trecho de São Paulo a Istambul direto.

O que fazer

Vida-noturnaUm dos maiores destinos de turismo da atualidade, a Turquia tem muito a oferecer e é por isso que chega a atrair mais de 30 milhões de turistas todos os anos.

O fato é que realmente há muito o que fazer na Turquia, com opções de passeios e atividades para todos os tipos de turistas. Por lá é possível conhecer desde construções de tirar o fôlego, até uma rica culinária, belíssimas paisagens, museus e muito mais.

Então, vamos conhecer algumas dicas sobre o que fazer na Turquia:

  • Aprecie a arquitetura de Istambul

Sem dúvidas, essa cidade é mesmo incrível, cheia de mesquitas e construções históricas por onde quer que você olhe, dando a impressão de estar visitando o passado.

Mais do que isso, a cidade oferece uma grande variedade de museus, restaurantes e a possibilidade de atravessar uma ponte que liga um continente ao outro.

  • Balões na Capadócia

Possivelmente a Capadócia é a região da Turquia que tem uma das mais lindas paisagens do local. Imagine a possibilidade de, além de conhecer, se hospedar em uma caverna, conhecer a história local e ainda andar por montanhas com uma vista incrível.

Para superar qualquer expectativa, o turista ainda tem a possibilidade de fazer um sensacional passeio de balão que, além de lindo, é emocionante.

  • As praias turcas

O litoral do sudeste da Turquia também é banhado pelo Mar Mediterrâneo, sendo uma excelente opção de destino durante o verão, que acontece entre junho e setembro.

O destaque vai justamente para a região que é conhecida como a Riviera Turca, que compreende as cidades de Antalaya e Olimpos.

  • Pamukkale e as piscinas naturais

Pamukalle tem piscinas naturais feitas de formação calcárea. Elas ficam aos pés da antiga cidade de Hierápolis, que atualmente é tida como Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

O melhor de tudo são as nascentes de águas quentes, que oferecem um banho delicioso.

Onde ficar

Como já foi explicado anteriormente, a Turquia é um país enorme, cuja capital é Istambul. Por isso, vamos considerar a capital como sendo uma referência de local para ficar no país e vamos entender melhor onde se hospedar por lá.

Então, uma das melhores regiões para ficar é em Sultanahmet. Isso porque é uma área com uma grande variedade de atrativos turísticos, sendo também uma das maiores regiões da Turquia.

Então, não há a menor dúvida de que essa á um ótimo local para aquelas pessoas que não abrem mão de estarem bem localizados e com uma boa infraestrutura à sua volta.

O melhor de tudo de estar nessa região é que não é preciso perder muito tempo deslocando-se, afinal, é tudo bem perto. Além disso, o local tem uma grande variedade de bares, pubs, restaurantes e outras opções para atender bem as necessidades dos turistas.

Outra boa opção é se hospedar em Beyoglu que, por ter uma boa localização, deixa o turista próximo dos agitos dos dias e das noites turcas.

A região é cheia de lojas, pontos turísticos, bares, pubs, restaurantes e baladas.

O que comer

Kebaba-Comida-tipica-TurcaNão existe nada melhor do que provar a culinária de um lugar para que seja possível entender melhor a cultura e também as origens de um país.

A cozinha turca é rica em carnes, vegetais e também massas, que formam pratos salgados bastante variados e doces que dão água na boca.

A gastronomia local é uma mistura de sabores da Europa e Ásia, com sabores exóticos e receitas insubstituíveis.

Dessa forma, vamos conhecer um pouco mais sobre a gastronomia da Turquia e seus pratos típicos:

  • Kebab

Kebab é uma palavra que significa “grelhado à carvão” e inclui diferentes pratos que vão desde carnes até castanhas assadas vendidas em saquinhos de papel.

No entanto, os kebabs de carne são os mais conhecidos e são feitos em diferentes estilos. No entanto, de uma forma geral, tudo se resume a carne grelhada cortada.

Quando é feito no espeto vertical giratório, se chama döner kebab, que pode ser de carne de boi cordeiro ou frango.

  • Simit

Segundo a história, esse lanche surgiu ainda no século XVI, quando os viajantes costumavam levar consigo anéis de pão. Quem emprestou o nome para essa iguaria foi a cidade vizinha, chamada Izmit.

Hoje esses anéis de pão podem ser encontrados para a venda em muitos lugares e podem até ser comidos como sobremesa juntamente com um iogurte ou doce.

  • Iogurtes

Por lá, o iogurte pode ser base de sopa, pode ser comido puro, pode fazer parte de uma salada de pepino japonês ou ainda pode compor alguma bebida refrescante.

  • Pide

Também conhecido como pizza turca, esse prato é feito de um pão achatado assado em forno de lenha que é servido com vegetais, queijos e outras coberturas.

  • Baklava

Esse é um doce delicioso, feito com várias camadas de uma massa bem fininha e quebradiça, regada com mel leitoso e com cobertura de pistache. Proveniente da Ásia Central, ela se espalhou pelo mundo e deu origem também a strudel.

  • Frutas e castanhas

Embora apreça meio boba a ideia de experimentar frutas e castanhas num país distinto, pode ter certeza que você não vai se arrepender.

Isso porque a Turquia tem uma produção de 75% de toda a safra de avelã, além de estar entre os 5 maiores produtores mundiais de frutas.

  • Sorvete

O sorvete turco é realmente diferente de tudo que você já experimentou. Para começar, ele tem um leve sabor defumado por cauda dos mástique natural, que é um tipo de resina que dá a textura à massa.

Mais do que isso, a textura do sorvete também é obtida graças à uma farinha extraída de um tipo de tubérculo proveniente das montanhas do sudeste.

  • Manti

Os italianos conhecem por ravioli, mas na Turquia, se chama de manti, que é uma versão de carne envolta em uma massa cozida e servido com iogurte e manteiga derretida.

  • Dolma

Pimentões, arroz, carne, tomate, berinjela e abobrinha assados viram pratos incríveis.

No sarma, esses ingredientes são envoltos em folhas de repolho ou de uva, fazendo o que os brasileiros conhecem como charutinho de folha de uva.

Turquia Pontos Turísticos

Como já foi dito, a Turquia é um país enorme, dividido em regiões menores. Então, vamos conhecer os principais pontos turísticos de cada uma delas logo a seguir:

  • Istambul

Antiga capital do Império Turco-Otomano, essa cidade oferece uma grande variedade de destinos turísticos, tais como: a Gahia Sophia, que é uma basílica que foi construída ainda no século VI.

Mais do que isso, quando estiver por lá, conheça também a Cisterna Romana, o Palácio Imperial e as mesquitas da cidade, além de fazer um passeio de barco pelo estreito de Bósforo.

Istambul

Istambul é uma grande cidade da Turquia que se divide entre a Europa e a Ásia, às margens do estreito do Bósforo.

  • Capadócia

Esse destino é famoso por suas incríveis formações rochosas e isso é o que você deve explorar. Por lá existem vales, canyons, igrejas e até mesmo um hotel na caverna. Não deixe também de fazer um passeio de balão.

capadocia

A Capadócia, uma região semiárida na área central da Turquia, é conhecida pelas inconfundíveis “chaminés de fada”, altas formações rochosas em formato de cone agrupadas no Vale dos Monges, em Göreme e em outros lugares.

  • Pamukkale

Aqui está a atração mais linda do país, que são as piscinas naturais, também conhecidos como castelos de algodão. Visite também a cidade histórica de Heliópolis.

Pamukkale

Pamukkale é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina, situado próximo a Denizli, na Turquia.

  • Litoral Mediterrâneo

As pequenas e charmosas cidades de kas e Kalkan ou o balneário de Izmir são ótimas opções para aproveitar essas belezas.

Litoral-mediterraneo

O mar Mediterrâneo é um mar entre a Europa e a África, tendo abertura e comunicação direta com o Atlântico através do estreito de Gibraltar e o Oriente Médio como limite oriental.

  • Éfeso

Quando o assunto é história, Éfeso se destaca como uma importante cidade da antiguidade, tendo sido capital de vários impérios e um relevante centro comercial.

Lá também tem um importante sítio arqueológico, com ruínas de uma cidade e da Casa da Virgem Maria.

Éfeso

Éfeso foi uma cidade grega antiga na costa de Jônia, três quilômetros a sudoeste de Selçuk, província de Esmirna, Turquia.

Dicas

Veja algumas dicas que podem ajudar você na sua experiencia de viagem pela Turquia:

  • Moeda

A moeda por lá é a Lira Turca, que não é facilmente encontrada em casas de câmbio brasileiras. Por isso, a dica é levar seu dinheiro em dólares ou euros e trocar por lá mesmo.

  • Idioma

O idioma falado por lá é o turco, no entanto, o inglês é bastante bem aceito e certamente você não encontrará muitos problemas para se comunicar.

  • O que vestir

Muita gente se preocupa com os códigos de vestimenta desse país, mas não há motivo de preocupação, visto que não existem restrições de roupas. No entanto, ao entrar em uma mesquita, a mulher precisa estar com os cabelos, ombros e pernas cobertos.

  • Visto

Os brasileiros não precisam visto para entrar na Turquia, mas outros documentos são exigidos, tais como: passaporte com validade mínima de seis meses, reserva de hotel ou algo que garanta a hospedagem, comprovação de recursos financeiros para a viagem e comprovante de compra de passagens de ida e volta.

Fotos

Agora que já falamos bastante sobre a Turquia, nada melhor do que ver algumas fotos desse local incrível:

Praias

Não existem dúvidas de que Istambul e a Capadócia são os mais belos cartões postais da Turquia. Um passeio pelo Canal Bósforo ou de balão para ver o local do céu é certamente de tirar o fôlego.

A Turquia em mais de 8 mil km de costa, tendo algumas das mais belas praias da Europa. Mais do que isso, o litoral mescla um cenário de praias com florestas.

Bodrum

Bodrum é uma cidade da Península de Bodrum que se estende da costa sudoeste da Turquia até o Mar Egeu.

A costa é banhada pelo Mar Mediterrâneo e Egeu e a Riviera turca, que fica ao sudeste do país reúne praias incríveis. Então, vamos conhecer algumas das melhores praias da Turquia:

  • Bodrum
  • Antália
  • Marmaris
  • Fethiye
  • Kalkan
  • Kas

Pronto, agora você já sabe um pouquinho mais sobre a Turquia, seus atrativos e tudo o que ela pode realmente oferecer com o destino de sua próxima viagem. Então, não perca mais tempo e monte o seu roteiro agora mesmo!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply