logo-itinereo-195x50

Principais museus do Vaticano - Saiba tudo sobre o lugar

Principais museus do Vaticano - Saiba tudo sobre o lugar

Está pensando em visitar Roma, saiba que terá que incluir em sua lista de passeio ir ao Museus Vaticano. Mas, antes de falarmos quais são os principais Museus Vaticano, você sabe como surgiu esse ugar que encanta a todos com sua beleza?

Primeiramente, o Museus Vaticano deu origem em 1503 pelo Papa Júlio II quando ele transferiu sua estátua para o Vaticano, onde atualmente ele é conhecido por Apolo del Belvedere.

Dessa forma, vários prédios estavam sendo erguidos no decorrer dos anos, onde tiveram ligados as construções que já existiam. Feito isso, outros Papas que pertenciam à Roma e sendo de famílias nobres, começaram a transferir suas obras para o Vaticano tornando-se conhecido como Museus Vaticano, por possuir diversos museus principais no local.

Principais Museus do Vaticano

Principais Museus do Vaticano

Primeiramente o Museu Pio - Clementino, esse museu possui esculturas e mosaicos que se refere a gregos e romanos.

Museu Chiaramonti, Possui coleções de estátuas e bustos romanos.

Dessa forma, o Museu Gregoriano Etrusco, esse museu é um dos principais a obter antiguidades etruscas.

O Museu Gregoriano Egípcio, claramente o nome já diz, esse museu possui nove salas onde contém vários, material do Egito romano. Além disso, possui material de Roma influenciada pelo Egito.

Pinacoteca Vaticana, possui 460 pinturas entre suas 18 salas que são organizadas cronologicamente.

Museu Missionário - Etnológico, esse museu teve início em 1925 pelo Papa Pio XI, onde ele teve a ideia de divulgar exposições de tradições referente aos povos.

Além disso, a ideia do Papa teve uma repercussão muito boa na época, tanto que transformou em uma exposição permanente no local. Dessa forma, surgiu o museu. Incrível não é mesmo?

Museu Pio - Cristão, esse museu teve origem em 1854 também pelo Papa Pio IX.

O Museu Cristão, possui itens das catacumbas mais famosas de Roma, onde o intuito é mostrar para as pessoas a herança, cultura e fé dos antigos cristãos do primeiro século de Roma.

Museu Profano, criado em 1761 pelo Papa Clemente XIII, para colocar em exposição antiguidades profanas do Vaticano.

Você que tem interesse quando for a Roma, não esqueça de visitar todos os principais Museus Vaticano e assim conhecer um pouco mais sobre esse lugar incrível.

Onde ficam os Museus do Vaticano?

Onde ficam os Museus do Vaticano

O Museus Vaticano fica próximo à Praça São Pedro e perto da Basílica de São Pedro. Além disso, o meio transporte que você irá usar para chegar ao Museus Vaticano é de metrô.

Basta descer na estação Cipro ou Ottaviano, levará apenas 5 minutos após sair da estação até chegar aos Museus.

Principal atração dos Museus do Vaticano

Quer saber quais as principais atrações para ver no Museus Vaticano? Afinal, o local possui várias obras-primas feita por várias pessoas conhecidas como Michelangelo.

Principal atração dos Museus do Vaticano

Baldaquino de Bernini

Um lugar com grandes feitos como os efeitos de luz que atravessam as colunas, o Bernini possui a cúpula de Michelangelo, que é um dossel feito de bronze onde cobre o altar.

Além disso, no local está sepultado Pedro o pescador de homens, tornando o lugar ainda mais especial.

Michelangelo - Juízo Final

Este lugar possui uma das obras de Michelangelo que é o Jesus com um porte físico musculoso. Ele quis passar um Jesus poderoso, onde ele produziu em sua arte, sua maturidade.

Dessa forma a obra reflete suas incertezas do tempo. Tornando a obra bela aos olhos de quem gosta e, em simultâneo, sombria.

Galeria dos Mapas

Para você que gosta de mapas, ao ir ao Museus Vaticano no segundo andar do local, possui um salão cheio de mapas.

Isso mesmo! Isso, inclui as paredes, teto, esses mapas contam acontecimento e momentos históricos da Igreja.

Michelangelo - Pietà

Essa é uma das obras comoventes feita por Michelangelo, a arte trata-se de Maria segurando Cristo morto em seus braços. Além disso, todos que vão ao Museus Vaticano não deixam de ver essa maravilha onde o criador retratou um momento emocionante.

Você sabia que essa obra sofreu atentado? Isso mesmo!

Por isso, colocaram uma parede de vidro em volta para proteger a arte de sofrer danos como esses.

Cúpula de Michelangelo

Outra obra feita pelo famoso Michelangelo, dessa vez ele criou um magistral domo, onde cobre o Baldaquino. A majestosa obra realizada por Michelangelo foi feita utilizando técnicas no Panteão.

Não tem como não admirar as obras feitas por Michelangelo, são dignas de toda beleza.

Escadaria de Giuseppe Mormo

Outra atração que você encontrará quando estiver no Museus Vaticano são as escadarias magnifica em espiral onde parece não ter fim quando você olha de cima.

Vaticano Biblioteca

Esse local possui diversos livros, documentos, cartas e registros mais importantes. Além disso, a biblioteca possui mais de 150 volumes, realmente são muitos livros e registros guardados nesse local.

Sem contar na beleza da biblioteca, que deixará qualquer um de boca aberta ao chegar lá.

Praça São Pedro - Colunata de Bernini

A praça de São Pedro, deixa qualquer turista encantado com o tamanho, sem contar nas estátuas que ficam em cima de cada coluna dórica.

Escola de Atenas

É uma sala onde possui diversos quadros, obras, esculturas e objetos históricos de Rafael. Além disso, suas pinturas possuem pensamentos dos filósofos, Platão, Pitágoras, Sócrates, Aristóteles entre outros.

Estátua do Papa

Ir à Roma, você não pode deixar de ver a escultura do Santo Padre não é mesmo?

Mas, para poder participar das celebrações você precisa ter o convite. Além disso, as celebrações ocorrem de duas a quatro vezes no mês.

Capela Sistina

Mais um lugar que possui obras altamente incríveis para quem gosta. Você irá se surpreender com o teto da capela Sistina, com imagens de Adão entre outras.

Contudo, tenha certeza de que sua viajem a Roma com certeza terá muito momentos especiais.

O que você deve saber antes de visitar os Museus do Vaticano

O que você deve saber antes de visitar os Museus do Vaticano

Vamos te dar algumas dicas para você aproveitar da melhor forma o Museus Vaticano.

Primeiro, evite transtornos e compre o seu ingresso com antecedência para evitar ficar horas na fila esperando sua vez. Segunda dica importantíssima, escolha a roupa adequada para ocasião, afinal ir de bermuda ou camiseta pode não cair bem, não é mesmo?

Além disso, leia o regulamento do lugar, para saber se você poderá tirar ou filmar, dessa forma irá evitar transtornos caso seja pego.

Percurso obrigatório antes de chegar na capela Sistina

Percurso obrigatório antes de chegar na capela Sistina

Saiba que ao chegar na capela Sistina, não basta apenas conhecer. No local possui um percurso de mais de 1 hora para você conhecer cada cantinho do local.

Assim, que você entrar na capela Sistina você dará de cara com um pátio, onde possui várias placas indicando cada percurso.

Além disso, essas placas indicam exatamente por onde você deve começar o percurso, para aproveitar o lugar todo.

Você deve estar achando um pouco diferente esse modo de visita aos Museus Vaticano certo? Afinal, quando vamos ao museu é costume ir visitando uma sala por vez.

Como, por exemplo, entramos em uma quando vemos tudo que há dentro passamos para próxima certo? Mas, na capela Sistina possui uma programação, para as galerias devido os corredores serem enorme e cheios de peças expostas.

Por isso, caso esse local seja um dos pontos que irá visitar saiba que terá que reservar umas 2h e meias para poder aproveitar todo o passeio.

Ingressos Museus do Vaticano

Ingressos Museus do Vaticano

Saber sobre como funciona o Museus Vaticano deixou você com vontade de ir até lá? Então, veja onde adquirir os ingressos.

Para você obter os ingressos do Museus Vaticano basta, acessar ao site oficial. Dessa forma, você irá encontrar diversas opções de preços, para escolher o que mais lhe atende. Sem contar nos horários e entradas do local.

Por fim, o Museus Vaticano possui diversas atrações que fará com que você aproveite cada momento que estiver turistando em Roma.

Deixe nos comentários qual o lugar que te deixou com mais vontade de ir conhecer. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram