Singapura é uma cidade do sudeste asiático que já foi parte do Reino unido, foi ocupada pelo Japão, voltou a ser britânica e, juntamente com outros ex-territórios britânicos, passou a formar a Malásia no ano de 1963.
No entanto, foi no ano de 1965 que Singapura se tornou completamente independente.
Atualmente, a população do local tem cerca de 5 milhões de habitantes, embora apenas 3 milhões tenham nascido lá, de fato. O restante da população se divide em malaios, indianos e chineses.
Isso tudo sem falar nos estrangeiros do mundo inteiro que escolheram essa cidade como casa, visto que ela é receptiva a expatriados.
Por lá, o idioma oficial é o mandarim, o inglês, o tâmil e o malaio e os brasileiros que forem visitar não precisa de visto, apenas é preciso mostrar a passagem aérea de volta, ter se vacinado contra a febre amarela e ter um passaporte com validade mínima de 6 meses.
Então, se você quer saber um pouco mais sobre Singapura, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse destino. Vamos lá?!
Conteudo
Quando ir
Para começar, fique sabendo que Singapura é um vestido que não tem estações bem definidas e pode ser visitado o ano inteiro. A cidade fica na península malaia, no hemisfério norte, bem perto da minha do Equador.
A temperatura média anual fica em torno de 27°C, com algumas variações pequenas de acordo com a estação do ano. No entanto, vale lembrar que a sensação térmica tende a ser sempre bem mais alta do que o termômetro registra.
As chuvas também são bem distribuídas ao longo dos meses, com uma tendência maior de chuvas durante o inverno, que acontece entre novembro e fevereiro.
Como não é incomum chover por lá, prepare-se, pois alguns passeios terão de ser feitos com um dia chuvoso mesmo e isso não deve ser motivo para não aproveitar.
Como chegar
Singapura é uma cidade que, como já foi dito, fica no sudeste asiático, ou seja, bem longe do Brasil. Os voos para esse destino são oferecidos por inúmeras companhias aéreas e exigem ao menos uma conexão.
Partindo de São Paulo, do aeroporto de Guarulhos, você poderá voar até a cidade de Singapura com a Etihad, Swiss, Qatar, Emirates, Turkish e outras companhias aéreas. Vale lembrar que cada uma delas faz conexão em seu país de origem.
Há não muito tempo atrás a Singapore Airlines operava também no Brasil, oferecendo voos diretos, mas encerrou as atividades em nosso país em 2016.
Independentemente da companhia aérea escolhida, você chegará a Singapura pelo Changai Airport, que é o aeroporto internacional do destino.
Singapura Pontos Turísticos
Singapura é considerada uma cidade-estado e ela consegue mesclar perfeitamente o moderno ao tradicional. Um ótimo exemplo disso são seus arranha-céus, que ficam próximos de templos budistas.
Então vamos conhecer quais são os principais pontos turísticos de Singapura logo a seguir:
- Parque Merlion
Esse parque fica em uma das áreas mais bonitas de Singapura, com uma escultura que se refere a uma figura mítica que tem corpo de peixe e cabeça de um leão.
- Night Safari (Safari à noite)
Fazer um safari à noite é uma aventura e tanto, não acha? Pois bem, essa é uma das atividades mais interessantes que você pode fazer ao visitar Singapura, especialmente por aqueles que não abrem mão de contato com a natureza.
O parque onde o passeio acontece fica no interior de uma reserva natural e tem mais de mil animais, sendo que mais de 35% estão ameaçados de extinção.
- Orchad Road
Se a ideia é conhecer uma região completamente moderna, com lojas de grifes famosas e fazer umas comprinhas, esse é o lugar certo.
Ao todo, são 2km de vitrines de marcas como Louis Vuitton, Chanel e outras, com grandes shoppings e centros comerciais.
- Singapore Flyer
Essa é uma das rodas-gigantes mais altas do mundo inteiro, de onde é possível ver toda a cidade. Ao todo, são 175 metros de altura e capacidade para até 784 pessoas, sendo até 28 em cada cápsula.
- Buddha Tooth Relic
Esse templo fica na Chinatown de Singapura e funciona como um museu, que traz um acervo rico sobre a cultura budista, meditações e preces. Tudo adornado com muito dourado.
- Museu de artes e ciência
Indo do tradicional ao contemporâneo, o museu fica perto do magnífico Marina Bay Sands. O local tem tanto exposições fixas quanto itinerantes e o formato de sua edificação lembra uma flor de lótus.
- Ilha de Sentosa
Essa é uma ilha famosa por seu parque aquático, mas reúne uma grande quantidade de resorts e hotéis, além de shoppings e outros serviços
- Jardins de Baía
Com um incrível aspecto futurístico, os Jardins da Baía realmente impressionam a todos que chegam. Além de suas arvores artificiais, o local tem plantas de todas as espécies e um projeto de preservação ecológica.
- Praia de Palawan
Essa praia fica na ilha de Sentosa e vai garantir sua diversão de alto nível. O lugar tem praias cristalinas, espaço de brincadeira para crianças e poucas ondas, o que garante um banho tranquilo.
Onde ficar
Esse é um assunto que pode deixar o viajante na dúvida quando o destino é Singapura. Isso porque a cidade tem uma grande variedade de hotéis, mas que costumam ser caros.
Mesmo assim, existe a possibilidade de encontrar ótimas opções por lá, sem abrir mão de uma boa localização.
A dica é tentar ir para a cidade durante a semana, visto que a hospedagem fica um pouco mais barata. Outra dica, é sempre ficar perto do metro, que via possibilitar chegar a qualquer ponto da cidade com facilidade.
Uma região boa para ficar é em Marina Bay, por exemplo, visto que fica perto de diversas atrações. A área de Clark Quay também é bastante central e fica perto das opções de vida noturna.
O que comer
A gastronomia de Singapura é uma ótima definição do que é diversidade étnica, sendo possível encontrar pratos de todas as nacionalidades nos restaurantes.
No entanto, quando for a Singapura, não deixe de experimentar aqueles pratos que realmente conquistam os corações dos locais. Então, vamos conhecer os pratos típicos de Singapura:
-
- Bak kut teh: costela de porco com especiarias, servida em uma deliciosa sopa.
- Carrot cake: é um bolo de cenouras que não tem cenoura, mas é feito com rabanete branco, que é conhecido por lá como cenoura branca.
- Char Kway Teow: esse prato é um macarrão com molho de soja concentrado, ovo, salsinha, camarão e bolinho de peixe fatiado, entre outros ingredientes.
- Caranguejo chili: esse é um prato famoso em Singapura, mistura frutos do mar com sabor picante.
- Hainanese Chicken Rice: esse prato pálido consiste em frango, arroz e maionese, servido com molho de pimenta, gengibre e molho de soja:
- Satay: um churrasquinho no palito, o prato é servido com milho de amendoim com pepino, cebolas e arroz.
Vida noturna
Singapura é uma cidade com alegre vida noturna, com variadas opções de divertimento para agradar a todos os gostos. No Gardens Bay (Jardins da Baía) ocorre, em algumas noites, um espetáculo em que as arvores se iluminam de acordo com a música.
Nos arredores de Marinas Bay existem estabelecimentos variados, que ficam sob a cobertura do hotel de mesmo nome e são abertos para quem não é hospede.
Em SkyPark também é possível encontrar ótimos restaurantes e bares, além de uma vista sensacional.
Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Singapura, seus atrativos e como aproveitar ao máximo esse destino incrível.