Workaway vs. Worldpackers qual melhor dos Dois?

Viajar sempre foi algo que o ser humano gostou muito, mas nos últimos anos, os aeroportos e rodoviárias têm ficado cada vez mais lotados. As pessoas estão realmente investindo mais tempo e dinheiro em viagens.

Entretanto, conhecer outros países ainda é um sonho distante para muita gente, devido aos custos envolvidos. Se você não tem o hábito de viajar nas férias porque acha muito caro, saiba que existe uma maneira de conhecer outras cidades e países bem econômica!

Como funciona o Workaway e o Worldpackers?

Workaway-vs-Worldpackers

A Workaway é uma plataforma que permite com que seus usuários possam ganhar hospedagem e alimentação gratuita se realizem algum trabalho em troca. O primeiro passo é se inscrever no site e preencher o seu perfil com os principais dados sobre você.

O próprio viajante tem a responsabilidade de encontrar um anfitrião, pois o site não ajuda nesse processo. Dentro do site da Workaway, você pode criar um filtro de acordo com as suas preferências para achar alguém que aceite te hospedar por determinado tempo. Você pode procurar casas de família de acordo com o local, área de trabalho, etc.

O voluntário precisa trabalhar em torno de 4 a 5 horas por dia, durante 5 dias. O tipo de trabalho está relacionado ao que a família precisa: cozinhar, limpar, trabalhar como babá, dar aulas de inglês, cuidar de idosos, animais ou até mesmo ser recepcionista de um hostel.

São mais de 30 mil vagas de trabalho em mais de 170 países. Mesmo que você tenha que se virar para encontrar uma oportunidade, há inúmeras vagas e com certeza você vai achar algo de acordo com o seu perfil.

Em relação ao melhor tipo de emprego, depende do que você quer e está disposto a fazer. Por isso, é importante conversar com o anfitrião antes de fechar qualquer negócio.

A Worldpackers também é uma plataforma que conecta anfitriões com voluntários que estão dispostos a trabalhar em troca de hospedagem e alimentação.

Você pode se cadastrar no site e encontrar vagas em hostels, fazendas, ONGs e pequenos negócios. Há mais de 1,5 milhão de usuários cadastrados e você deve procurar as vagas de acordo com as suas preferências.

Os viajantes precisam trabalhar por algumas horas diariamente e em troca, vão poder se hospedar no local, diminuindo os custos relacionados em relação as viagens.

Assim como na Workaway, você vai ter a oportunidade de vivenciar mais a cultura local enquanto presta um trabalho.

É importante lembrar que apenas a hospedagem e alimentação (na maioria dos casos) estão inclusas: Passagens, despesas com vistos e outros custos são de responsabilidade do viajante. Mas ainda assim vale muito a pena, pois se você precisasse pagar estadia em hotel ou AirBNB, iria gastar bem mais.

As duas plataformas também incentivam os anfitriões e voluntários a ter uma boa relação. Por mais que as duas partes estejam cadastradas nos sites devido a interesses particulares (os anfitriões precisam de serviço e os voluntários de um local para ficar), lembre-se que você vai morar no lugar, portanto, precisa fazer o possível para ter uma boa convivência.

Além de escolher o local para ficar e a área de trabalho, é importante descobrir se as duas partes possuem afinidade. Combine tudo antes de viajar para não ter surpresas desagradáveis quando chegar.

Esse serviço uma forma de economiar para ambas as partes. O voluntário não precisa gastar com hospedagem, mas o anfitrião também acaba economizando, afinal, seria bem mais caro contratar um trabalhador nativo para realizar o serviço.

Também é importante lembrar que apesar do anfitrião estar te proporcionando um local para ficar, você está realizando um trabalho para eles. Portanto, exija seus direitos e não aceite trabalhar mais do que o permitido.

Quais são as principais diferenças?

quais-sao-as-principais-diferenças

A Workaway é uma das plataformas mais antigas dessa área e por isso possui uma quantidade enorme de anfitriões. Em geral, os dois sites tem o mesmo perfil de usuários: anfitriões e voluntários em busca de benefícios.

A primeira diferença entre os dois sites é que a Worldpackers permite que os voluntários tenham mais acesso as informações de trabalho do que na Workaway.

Mas isso não chega a ser um problema, já que nas duas plataformas, caso você tenha mais dúvidas, é só mandar uma mensagem para o anfitrião (se você já for membro no site).

Já a segunda e maior diferença está em relação ao seguro viagem. A Worldpackers tem seu próprio seguro. Já na Workaway, você precisa ir atrás de um. Eles indicam o uso do World Nomads, um dos mais populares do mundo.

Se você for pela Workaway, não deixe o seguro de lado. Em alguns países ele é obrigatório, mas mesmo que você vá para um local que não exija o seguro viagem, vale a pena contratar um.

Lembre-se que você vai estar em outro país e diversas situações (boas e ruins) estão propensas a acontecer. Caso você precise ficar internado em um hospital e precise pagar o serviço a parte, vai ter que gastar bem mais. O valor do seguro é muito baixo comparado ao benefício que ele pode te trazer.

Tem algum custo?

A Workaway custa 42 dólares se você for um usuário inicial. Caso vá renovar a assinatura no ano seguinte, o custo é de 31 dólares. A anuidade da Worldpackers é de 49 dólares por ano.

Você paga esse valor apenas uma vez e em troca, você fica ativo na plataforma por um ano e pode viajar quantas vezes quiser dentro desse período.

Workaway vs Worldpackers – qual a melhor?

quem-é-melhor-workaway-ou-worldpackers

As duas plataformas tem muito em comum, mas tudo depende do seu interesse. A Workaway tem um custo menor do que a sua concorrente, mas considerando que você só paga a taxa uma vez, a diferença de preço entre as duas plataformas é muito pequena.

Como você já sabe, a Worldpackers é mais cautelosa em relação ao seguro viagem. Caso você tenha algum problema com seu host durante o tempo de estadia, o seguro da Worldpackers te garante três noites de estadia em um hostel próximo. Além disso, a equipe vai te ajudar a achar outro anfitrião o quanto antes.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply