logo-itinereo-195x50

Como tirar Passaporte quanto custa e quais Documentos Necessários

Como-tirar-Passaporte

Se o que você deseja é viajar o mundo e conhecer novos destinos, isso é ótimo, mas fique sabendo que existem alguns requisitos, como a documentação necessária. E você, sabe como tirar Passaporte quanto custa e quais Documentos Necessários?

Sem dúvidas, tirar o passaporte é um dos primeiros passos que devem ser tomados para aquelas pessoas que sonham em fazer uma viagem com destino internacional.

A boa notícia é que esse é um documento fácil e simples, que não requer um grande esforço para ser feito.

Então, se você está mesmo interessado e quer saber como tirar passaporte, continue lendo e descubra todos os detalhes necessários. Vamos lá?!

Como tirar ou renovar seu passaporte

Tirar o passaporte é um processo simples e é um documento que não requer um grande investimento. Para quem não sabe, é a Polícia Federal a responsável pela emissão desse documento.

Para tirar passaporte, você terá de comparecer a um dos postos de emissão duas vezes. A primeira delas á para tirar suas digitais, sua foto e dar entrada ao pedido de emissão do documento.

A segundo ida o posto já é para a retirada do seu documento e pronto!

Na ocasião da primeira ida, quando você abre o pedido do passaporte você também terá que apresentar alguns documentos, como veremos lodo a seguir.

Quais Documentos Necessários?

Para que seja possível tirar passaporte na Polícia Federal, é preciso comparecer a um posto de emissão levando alguns documentos, que são os seguintes:

  • Documento de identificação – nesse caso, pode ser a Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira funcional reconhecida por alguma lei federal ou carteira de trabalho com foto. Em caso de renovação (quando já tem um passaporte anterior, ele também é válido).
  • CPF – pode ser o cartão do CPF, mas também é aceito se ele constar na Carteira de Identidade, CNH ou carteira de trabalho.
  • Certidão de casamento – caso tenha havido alguma alteração de nome
  • Certidão de naturalização – para aquelas pessoas que foram naturalizadas no país.

Mais do que isso, caso não seja o caso de estar tirando o primeiro passaporte, é preciso levar o anterior, seja ele comum ou de emergência, se ainda estiver válido.

No caso de não apresentação desse documento, a taxa cobrada para a emissão dobra.

Não existe a necessidade de apresentar o título de eleitos, nem comprovantes de votação e nem, para os homens, comprovante de serviço militar.

Mesmo assim, é preciso estar em dia com essas obrigações, ou seja, a situação deve ser regular na justiça eleitora e no serviço militar. Visto que uma checagem é realizada antes da emissão do passaporte.

Como e onde tirar passaporte

Passaporte-Europeu

Existem diversos postos da Polícia Federal em diversas localidades do Brasil. O mais indicado é acessar o site da PF e pesquisar qual é o posto que fica mais perto de você.

Feito isso, é preciso reunir os documentos que foram descritos acima.

O segundo passo, é preencher o formulário de solicitação da Polícia Federal, que é bastante rápido e simples.

São apenas quatro telas de formulário, no qual você vai informar seus dados pessoais, documentação e mais alguns dados complementares, tais como e-mail, profissão e outros.

Existe uma grande dúvida a respeito da forma correta de preencher o nome e o sobrenome, mas o padrão é que se coloque todos os nomes no primeiro campo e todos os sobrenomes no segundo campo.

Fazer essa divisão corretamente pode tornar o seu atendimento na Polícia Federal um tanto mais rápido. No entanto, se você já tiver feito da forma incorreta, o atendente irá fazer a troca na hora mesmo.

Depois de confirmados todos os dados e tudo preenchido, o atendimento irá gerar um boleto da Guia de Recolhimento da União.

Pago o boleto, você poderá agendar o seu atendimento na Polícia Federal, que é feito pelo site da instituição mesmo.

Para isso, ingresse o CPF, data de nascimento e o número do protocolo. Feito isso, o sistema irá indicar os locais, datas e horas disponíveis para a realização do atendimento.

O passo seguinte é comparecer até o posto da Polícia Federal no dia e hora marcados, levando a documentação original, conforme explicado no tópico anterior.

Uma dica é levar também o comprovante de pagamento, que não é obrigatório, mas pode ajudar em caso de alguma divergência.

Feito isso, é só aguardar o prazo de emissão do documento, que normalmente é de 6 dias úteis e, pronto, já pode ir retirar o seu passaporte.

Quanto custa tirar passaporte

como-tirar-passaporte-e-quanto-custa

Como foi explicado, logo depois do preenchimento do formulário de solicitação, será gerado o GRU. Atualmente, a taxa tem um valor de R$ 257,25.

Vale lembrar que somente depois que essa taxa for paga é que é possível agendar a data de atendimento na Polícia Federal e isso é feito pelo site mesmo.

Normalmente, o acesso para esse agendamento é liberado no dia seguinte ao pagamento quando o mesmo é feito por meio de compensação bancária.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre como fazer passaporte ou renovar esse documento tão importante para a sua viagem ao exterior! Aproveite as dicas e boa sorte!

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você economizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram