Bagagem de mão, o que pode ou não Levar na Aeronave

bagagem-de-mãoEntão querido viajante, chegou o momento de falarmos da bagagem de mão, item indispensável em nossas viagens, sua organização é tão essencial quanto os documentos em mão, portanto, não perca tempo e leia o nosso post atentamente até o final.

O que devemos levar na Bagagem de mão?

o-que-posso-levar-na-bagagem-de-maoInegavelmente, essa é a maior dúvida, devido as atuais exigências e altas tarifas em relação ao despacho de malas, surpreendentemente pensamos em levar tudo na bagagem de mão, entretanto, existem algumas regras.

Itens que podem ser levados na bagagem de mão:

  • Objetos pessoais, como documentos, cartões de crédito, dinheiro, carteira e até mesmo outros acessórios como joias, óculos, e etc;
  • Alimentos infantis e mamadeiras desde que sejam apenas na quantidade suficiente e necessária para a ingestão durante o voo;
  • Aparelhos eletrônicos (celular, notebooks, câmeras fotográficas, tablets e etc).
  • Cosméticos sólidos/ maquiagens como protetor labial, batom e outros;
  • Remédios essenciais (medicação contínua ou controlada), é indicado o acompanhamento da prescrição médica registrada com o nome do viajante;
  • Em geral as companhias aéreas permitem que sejam carregados também na bagagem de mão medicamentos dos quais não necessitam de prescrição médica, porém devem ter até 100 ml;

Acima de tudo, é importante também levar itens de higiene e remédios que serão usados durante o voo. Assim como uma muda ou leva de roupas adicional, caso haja algum imprevisto, como por exemplo a mala despachada ser extraviada, para não ter dores de cabeça com isso e outros acidentes, indicamos contratar um seguro de viagem.

Em geral, recomendamos que consulte a companhia aérea para mais detalhes específicos.

O que não pode levar na Bagagem de mão?

proibido-levar-na-bagagem-de-mãoExistem certas exigências em relação aos objetos que estão proibidos, assim como a quantidade de outros produtos, portanto é necessário estar atento a todos os aspectos para não ter imprevistos na hora de embarcar.

Itens que não devem ser levados na Bagagem de mão:

  • Objetos perfurantes e/ou cortantes, (como por exemplo facas, tesouras de unha e canivetes), dos quais devem ser levados na mala a ser despachada;
  • Armas de fogo (nem mesmo armas de brinquedo ou réplicas);
  • Ácidos, líquidos inflamáveis e sprays de pimenta também são proibidos;

Substâncias pastosas, géis, líquidos em geral merecem atenção especial (os líquidos devem ser armazenados em frascos) cada frasco deve ter até 100 ml, sendo proibido exceder este total.

Além disso, o limite da quantidade máxima, ou seja, o total de líquidos não deve ser superior a um litro.

Sobretudo, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil-ANAC somente atomizadores/aerossóis de higiene pessoal ou uso médico podem ser levados na bagagem de mão, contudo, cada frasco deve conter no máximo 300g ou 300 ml, sendo permitido até 4 frascos por pessoa.

A medida certa da Bagagem de mão

Medidas-e-pesos-das-bagagens-de-mãoPara não correr o risco de pagar mais sem necessidade, é ideal priorizar a relação entre altura, peso, largura, ou seja, todas as medidas da sua bagagem

Normalmente as dimensões da bagagem de mão permitida dentro do avião variam de acordo com a companhia aérea.

Porém, em geral as medidas das principais companhias nacionais, como Latam, Gol e Azul, especificam o tamanho máximo de 115 cm lineares (considerando altura + comprimento + largura incluindo rodas, bolsos e alças) seguindo as seguintes dimensões: 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura, largura e comprimento).

Existe algum peso Limite para bagagem de mão?

Atualmente, o peso limite para bagagem de mão é de 10 kg para as principais companhias aéreas nacionais.

Porém, a depender das companhias internacionais, da classe do voo e da linha aérea, o limite para o peso poderá ser menor ou maior.

Portanto, é indicado consultar os limites de peso da bagagem de mão, assim como outras especificações de acordo com o seu voo.

Como acomodar a bagagem dentro da Aeronave?

Como-acomodar-a-bagagem-no-AviãoO jeito correto de acomodar a bagagem de mão dentro da aeronave, é colocando a mesma de comprido no compartimento de bagagem (acima da poltrona do avião), isto é, com a alça para frente e rodinhas para trás.

Desse modo, caberão até três malas por compartimento, já que aviões de rotas domésticas possuem espaço de uma mala por pessoa.

Bolsas e mochilas contam como bagagem de mão

Normalmente, segundo a ANAC a linha aérea também pode permitir que o passageiro leve além da sua bagagem de mão, mais um item pessoal (uma bolsa de mão (bolsa ou maleta menor) ou uma mochila.

Mochilas-como-bagagem-de-mãoNão existem especificações quanto ao tamanho desse item, contudo, a bolsa ou mochila deve caber embaixo da poltrona a frente do passageiro.

Outros itens também podem ser levados, considerando-os como o item pessoal a mais:

  • Travesseiro, manta, cobertor e casaco;
  • Guarda-chuva ou sombrinha (desde que não sejam pontiagudos);
  • Máquina fotográfica, laptop ou binóculos;
  • Livros para ler durante a viagem;
  • Bengala/muletas ou aparelhos ortopédicos utilizados pelo passageiro.

Em resumo, o indicado é sempre consultar a especificação indicada de acordo com o seu voo e companhia aérea antes de realizar o check-in, afim de evitar imprevistos como ter que pagar por taxas a mais ou despachar a mala na hora do embarque.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply