Como fazer check-in Online pelo Site da Empresa, App e Balcão

Como-fazer-check-in-onlineSaiba como evitar horas em um fila antes de embarcar no aeroporto, atualmente, a melhor opção para não perder tempo, nem mesmo dá margens a imprevistos é fazer o check-in online, essa é uma das melhores formas de garantir a tranquilidade no embarque.

O que é check-in online?

O check-in basicamente significa “dar entrada” ou “confirmar presença”, portanto, após comprar (reservar) sua passagem, você deverá confirmar sua presença por meio do check-in.

O cartão de embarque e o despache da bagagem serão gerados, após a verificação desses itens: seus documentos, o código de reserva eletrônica da passagem e a bagagem.

Dessa maneira o check-in consiste em um procedimento padrão de verificação obrigatória em qualquer voo (seja ele nacional ou internacional), do qual deve ser feito antes do embarque, podendo ser realizado no guichê ou com antecedência de forma online.

Sobretudo, o check-in online caracteriza-se por facilitar esse procedimento, visto que quando realizado de forma online, basta preencher os dados requisitados pela internet e gerar o cartão de embarque por impressão, evitando filas e alguns imprevistos no momento de embarque.

Por que fazer check-in online?

Como-fazer-check-in-no-TottemA resposta é simples, o check-in online permite que evitemos alguns transtornos, além disso é simples e rápido.

Se optar por fazer o check-in somente antes do embarque, você terá que chegar com no mínimo duas horas de antecedência ao aeroporto, para dar tempo de fazer o check-in sem atrasos e sem correr o risco de perder o seu voo, que pode gerar prejuízos altos caso não tenha um seguro de viagem apropriado.

Além disso é necessário ficar na fila por horas seguidas para realizar o check-in de forma presencial, assim como você corre o risco de passar alguns imprevistos como se atrasar no trânsito devido ao congestionamento ou até mesmo esquecer alguns documentos, por exemplo.

Ademais, se optar pelo check-in online você poderá pegar uma fila menor para o embarque, será necessário apenas despachar a mala (caso tenha alguma) e ir direto para a área de embarque, e, se tiver apenas com a bagagem de mão é só seguir sem ter que pegar uma fila maior.

O check-in online pode ser feito de duas maneiras:

  • Check-in pelo site
  • Check-in pelo app

Como Fazer Check-in online pelo site

Passo-a-passo-do-check-in-onlineO check-in pelo site é um método comum para simplificar o procedimento realizado no aeroporto antes do embarque.

Você mesmo pode fazer, basta acessar o site da companhia aérea correspondente a sua passagem e preencher alguns dados.

Em poucos minutos é possível realizar o check-in online e gerar seu cartão de embarque, além disso, você tem outros benefícios como:

  • Escolher o assento
  • Economizar tempo
  • Evitar filas
  • E ter a possibilidade de encontrar um balcão próprio para despacho das bagagens

Ao realizar o check-in online é possível escolher o assento antecipadamente, possuindo uma maior liberdade para escolha dentre as opções, visto que os melhores lugares ainda não foram escolhidos.

Além disso é possível economizar tempo e evitar filas no momento do embarque.

Ademais, existem algumas cias aéreas que possuem um balcão próprio permitindo uma maior economia do seu tempo.

Check-in pelo app

Checkin-pelo-AplicativoOutra opção para realizar o check-in de forma prática é por meio dos aplicativos das cias aéreas.

Dessa maneira, é necessário baixar o app da companhia aérea (a mesma da qual você comprou a reserva da passagem), informar os dados necessários, preenchendo os campos que o aplicativo apresentar.

Após preenchimento dos dados, o app irá gerar um cartão de embarque virtual, do qual você deverá salvar em seu celular e apresentar no momento do embarque.

Check-in no balcão da companhia aérea

De todo modo, se ainda assim você preferir o check-in presencial e optar por realizá-lo no balcão da companhia aérea (guichê), basta chegar ao aeroporto com bastante antecedência e se dirigir ao balcão da companhia aérea respectiva a sua reserva.

Dessa maneira é necessário apresentar os documentos e comprovantes necessários ao funcionário da empresa.

Logo em seguida o seu cartão de embarque será entregue e suas malas/bagagens serão pesadas e posteriormente despachadas.

Passo a passo do check-in online

Checkin-onlinePensando em ajudar você a realizar o check-in online, criamos este passo a passo para facilitar sua viagem:

  • Acesse o site da cia aérea
  • Procure pela opção Check-in
  • Esteja com seus documentos e o localizador de reserva da passagem em mãos
  • Preencha as informações requeridas pelo site da companhia aérea

Tudo que você precisa fazer é isso, simples não é mesmo?

Após ter preenchido todas as informações necessárias o site irá gerar um arquivo (seu cartão de embarque) do qual poderá ser apresentado em versão impressa ou digital, visto que é aceito das duas formas, de preferência tenha as duas, para evitar qualquer imprevisto.

Você deve apresentar o cartão de embarque (digital ou impresso) no momento que embarcar, na sala de embarque, ao entregar as bagagens no balcão da cia ou ao ingressar na aeronave.

Quanto tempo antes se deve fazer check-in?

Normalmente, cada companhia aérea tem suas próprias regras quanto ao horário liberado para realizar o check-in antes do embarque.

Contudo, geralmente é possível realizar o check-in 48 horas antes do voo.

Sobretudo, é importante estar atento e seguir as regras e instruções indicadas pela própria empresa/companhia da qual comprou sua passagem.

Como despacho as malas?

Como-despacho-as-malasCaso você esteja sem bagagem ou apenas com bagagem de mão (bagagens ou malas de pequeno volume, liberados conforme especificado pela cia), deve imprimir o cartão de embarque e seguir diretamente para o portão ou sala destinada a área de embarque indicado pela companhia aérea, no horário informado pela empresa.

Caso esteja com bagagem a ser despachada, você deverá despachar as bagagens no balcão ou guichê de check-in da companhia. Lembrando-se de fazer isso com uma pequena antecedência, para ter tempo suficiente de se identificar, despachar a bagagem e apresentar-se no portão de embarque, respeitando o horário informado pela empresa aérea.

Vale a pena?

Atualmente quase tudo pode ser realizado de forma online, facilitando o nosso dia-a-dia economizando tempo e até mesmo dinheiro em muitas situações, o check-in online ainda pode ser visto com certa resistência por algumas pessoas que não utilizam tanto a tecnologia.

Contudo, quem já faz o check-in online, não abre mão da praticidade e segurança que esse método oferece.

Portanto, através desse post foi possível descomplicar e esclarecer alguns aspectos do check-in, então, sem dúvida alguma realizar o check-in online vale a pena, pois, consiste em uma maneira prática e rápida

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply