Feira de chocolate de Obidos 2020

feira-de-chocolate-de-óbidos

Os fãs de eventos gastronômicos não podem deixar de conhecer Óbidos, uma pequena cidade de Portugal.

Na realidade, o país já é uma referência quando se trata de culinária, mas nessa pequena vila, todos os anos acontece a famosa Feira do Chocolate, que atrai turistas portugueses e também estrangeiros.

Onde fica Óbidos?

Óbidos é uma pequena vila portuguesa, situada a pouco mais de 80 km de Lisboa.

É uma típica cidade do interior europeu, no distrito de Leiria, que encantada todos os seus visitantes por causa de suas tradições e festas típicas.

O município tem pouco menos de 12 mil habitantes e o mais curioso é que ele fica localizado dentro de uma grande muralha construída durante a época romana.

Aliás, esse é o motivo do nome da cidade: Óbidos vem de ópido, que significa município fortificado.

Durante todos esses séculos, Óbidos pertenceu a diferentes reis e rainhas. Há diversas igrejas e castelos que fazem parte da histórica local.

Diversos eventos acontecem durante o ano nessa pequena vila. Conheça um pouco mais sobre a Feira do Chocolate e descubra porque você deve visitar essa atração!

O festival como é?

Festival-de-chocolate

Junto com o Festival Medieval e o Festival de Natal, a Feira do chocolate é um dos principais eventos da cidade. A festa do chocolate acontece todos os anos entre abril e maio.

O festival dura 11 dias e a cidade fica repleta de chocolate, por todos os cantos.

Você gostaria de ir em lugar em que pode encontrar bombons, bolos e tortas a qualquer momento? Pois então considere ir para Óbidos durante a época de festivais!

A vila fica toda decorada com esculturas de cacau, há um palco para os visitantes verem shows, além de diversos workshops.

A organização também sempre escolhe o chocolate do ano. Se você não é da área, é uma ótima oportunidade para descobrir quais as melhores docerias e confeitarias de Portugal.

Há diversos expositores e trabalhadores no ramo da culinária que expõe suas especialidades. Aproveite para matar a vontade de comer doce e sair da dieta, pois o festival dura uma semana e meia!

Durante a feira, também é possível realizar cursos para aprender a fazer bombons, tabletes e como fazer esculturas de doces.

Veja um pouco mais da programação

1. Programação geral

concurso-de-escultura-de-chocolate

Durantes esses 11 dias, você vai poder degustar diversos tipos de chocolate. Mas se quiser participar de programas específicos, deve ficar atento a programação diária.

Diversos chefs importantes participam do evento. Eles ensinam algumas receitas para pessoas que querem trabalhar com a produção de doces.

No site oficial do evento, já está montado todo o roteiro e é possível saber o que vai acontecer durante a festividade no ano de 2020. Aliás, os participantes e horários de cada programação já estão confirmados.

Este ano de 2020 a Feira de chocolate de Óbidos terá como tema “Os loucos anos 20” que trará até os visitantes esculturas fantásticas que levam meses para ser confeccionadas.

A casa de chocolate das crianças vai oferecer sessões recreativas para que as crianças se arrisquem na confecção de esculturas em chocolates! Vai ser uma lambuzada maravilhosa essa!

2. Casa do chocolate

Crianças-brincando-na-feira

A festa também oferece muita diversão para as crianças, pois ela vão ter a oportunidade de criar seu próprio chocolate.

A criançada vai ter uma pequena aula de culinária e no final, vão poder degustar da sua própria criação.

Eles vão poder criar peças artísticas com ingredientes bem coloridos e gostosos. Dentro da casa, há o famoso ‘’laboratório do chocolate’’, onde eles podem até mesmo fazer um caviar de chocolate.

Mas além das receitas com esse doce super açucarado, eles também vão aprender a fazer receitas um pouco mais saudáveis, como o bolo de banana com manteiga de amendoim e chocolate e alguns snacks de arroz.

É uma ótima forma de manter os pequenos bem concentrados e incentivar eles a se interessarem pelo mundo da culinária desde a infância! Com certeza a brincadeira vai trazer muito aprendizado e entretenimento para eles.

3. Concurso

Castelo-de-chocolate-escultura-feira-de-óbidos

Todos os anos, diversos profissionais da área alimentar participam do concurso. O objetivo é promover e divulgar o evento, através das delícias criadas pelos profissionais.

O primeiro ganhador recebe uma viagem de uma semana para a Costa do Marfim (maior produtor de cacau do mundo) com direito a um acompanhante.

Ele também tem o direito de participar do Júri e equipe técnica do festival no próximo ano.

Já o segundo ganhador pode ficar hospedado por duas noites em uma rede do Hotel Pestana (no local que ele escolher).

O terceiro ganhador é convidado a participar da programação do festival no ano seguinte.

Como chegar a Óbidos?

A melhor forma de chegar até a vila é saindo de Lisboa. Existem quatro maneiras para você realizar o trajeto entre as duas cidades: ônibus, trem, táxi e carro.

Durante a alta temporada as maneiras mais econômicas são o ônibus e trem, se for fora de temporada como é o caso do festival, vale a pena verificar os aluguéis de carros que geralmente oferecem ótimas opções.

De ônibus, você vai levar pouco menos de duas horas para chegar até Óbidos, já de trem, cerca de 1 hora.

Agora, se você quer chegar mais rápido, deve pegar um transfer ou carro. Dessa forma, o trajeto vai durar aproximadamente uma hora.

O problema é que você vai gastar pelo menos o triplo se quiser fazer a viagem de ônibus. Portanto, se você tem pressa em realizar o trajeto mas não quer gastar muito, considere alugar um carro.

Se você não estiver indo na época do Festival de Chocolate e sua intenção for apenas conhecer a cidade de Óbidos, saiba que um dia é suficiente para conhecer todas as atrações.

Mesmo sendo um local pequeno, o município tem muito a oferecer. Você vai conhecer um pouco mais do interior Portugal e da rotina de portugueses tradicionais.

Não deixe de experimentar a famosa ginginha: uma espécie de licor de ginja ( uma fruta bem parecida com a cereja) servida em um copo de chocolate. Essa bebida é servida em todo o país, mas é uma tradição de Óbidos.

Quando será a próxima feira de Chocolates de Óbidos?

A próxima feira de chocolates ocorrerá em Abril dia 24 e vai até dia 03 de maio, conforme vai ficando mais próximo do evento e super importante que você se organize para poder usufruir o máximo deste evento.

Se for comprar qualquer pacote de passeio para o local você pode comprar pelo nosso parceiro GetYourGuide nos links abaixo, agora se for grupo e você quiser fazer um planejamento mais elaborado, entre em contato conosco pelas redes sociais ou pelo WhatsApp, teremos muito prazer em organizar um roteiro especial para você.

Quanto custa os ingressos?

Bilhete para adultos:

Segunda a sexta-feira: 5 euros

Sábado, domingo e feriados: 6 euros.

Bilhete para crianças:

Com uma única atividade incluída: 4 euros

Duas atividades: 5 euros

Três atividades: 6 euros

As seguintes atividades estão incluídas: Exposição de cultura, animação, walking bands, chefs ao vivo, showcooking, exposição de máquinas, jogos, aulas e demonstrações de dança e casa do chocolate.

Atividades não inclusas: compra dos chocolates nos pontos de venda, workshops e cursos.

Agora que você já sabe tudo sobre essa fantástica feira espero que tenha aproveitado nossas dicas, não esqueça de deixar seus comentários e compartilhar essa informação nas redes sociais com aquele seu amigo ou amiga que está +programando vir para Portugal.

Em falar nisso, nós temos um E-Book incrível recheado de dicas e pontos turísticos de Portugal, caso você queira conhecer mais a fundo Portugal recomendo muito sua leitura, o E-Book é totalmente gratuito por enquanto, então corre lá e baixa agora através deste Link!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply