Irlanda Pontos Turisticos

irlandaNão é raro encontrar um brasileiro que esteja pensando em ir para a Irlanda, afinal, o destino vem se tornando um dos queridinhos dos viajantes, seja para estudar, para trabalhar ou apenas para turismo mesmo.

Como opção de intercambio, a Irlanda é excelente, pois é um dos únicos que possibilita combinar o ato de estudar com o de ganhar algum dinheiro.

É justamente por isso que é sempre muito interessante conhecer melhor o lugar para onde se vai e reunir algumas informações antes de embarcar.

A boa notícia é que, tirando o céu mais fechado, os dias frios e a grande quantidade de neve em algumas épocas, não há nada para temer na Irlanda.

Por lá, você vai encontrar um país pequeno, cheio de belezas, amigável, paisagens incríveis e onde a cerveja é tomada em grande quantidade. Claro, nem precisa falar que é o país oficial da Guiness.

Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre a Irlanda, continue lendo e vamos saber um pouco mais sobre esse lugar!

Quando ir

Quando-ir-casal-jovem-com-mapa-em-verãoSe alguma vez você já ouviu falar sobre o clima das ilhas britânicas, deve estar bem ciente de que dias ensolarados são bem raros por lá.

É bem possível que quando você for para lá, encontre com neve, nevoeiro, chuvas e, claro, muito frio.

Então, para tentar evitar as épocas de muita chuva, fique sabendo que os meses de abril a junho são um pouco mais secos. Já os mais úmidos são os de novembro a janeiro.

Por outro lado, se o seu objetivo é encontrar termômetros marcando temperaturas abaixo de zero e muita neve, os meses mais indicados são janeiro e fevereiro.

Como chegar

A Irlanda tem 3 aeroportos principais, que ficam em Dublin, Cork e Shannon, recebendo voos do mundo inteiro.

No entanto, o que você precisa saber é que não existem voos diretos saindo do Brasil para Dublin. Sendo assim, para chegar até a capital da Irlanda, você terá que fazer conexões em outros países europeus, tais como Alemanha, caso viaje com a Lufthansa; na França, caso viaje com a Air France; nos Países Baixos, caso viaje com a KLM; ou na Inglaterra, caso viagem com a British Airways.

Para quem já estiver na Europa, uma ótima opção é escolher as companhias aéreas que oferecem esse destino a bem baixo custo, com voos diretos para várias cidades. Dentre elas, podemos citar a SAS, a Aer Lingus e a Easyjet.

O que fazer na Irlanda

O-que-fazer-na-IrlandaA Irlanda é um país que ocupa apenas uma pequena ilha. Para que você possa ter uma ideia, o país inteiro é menor do que o estado brasileiro de Santa Catarina.

Mesmo assim, ele não deixa de oferecer uma grande variedade de atrações aos seus visitantes. Então, vamos ver algumas dicas sobre o que fazer na Irlanda:

  • Visite uma cervejaria

Sem dúvida, a fábrica da cerveja Guiness é considerada um verdadeiro ponto turístico na Irlanda. No entanto, no caso dessa cervejaria, o passeio pode decepcionar um pouco, visto que não visita o interior da fábrica, e sim um museu interativo sobre a “black Stuff” ou “coisa preta” em livre tradução, como uma referência à cerveja escura mais popular no mundo inteiro.

  • Conheça os castelos

A Irlanda possui alguns castelos que você não pode deixar de visitar, com destaque para o de Kylemore Abbey.

Esse castelo foi a morada das freiras beneditinas, mas também já foi o cenário de uma grande história de amor. Ele fica na região de Connemara.

  • The Burren

Essa é uma região que fica na costa oeste da Irlanda e conta com uma formação geológica única e incrível. Isso porque a área de 260m² é recoberta por rochas esculpidas durante os milhões de anos, criando um cenário deslumbrante.

  • Howth Village

Para quem nunca ouviu falar desse lugar, saiba que se trata de um pequeno balneário, que abriga uma pitoresca vila de caçadores, ainda na região metropolitana de Dublin, com apenas 15km de distância da capital.

  • Cruzes Celtas

Kilfenora é um pequenino vilarejo medieval irlandês que fica a cerca de 65 km de Galway, que é usada como ponto de partida para vários destinos.

Mesmo sendo um lugar pequeno, com menos de 500 habitantes, você não pode deixar de conhecer as cruzes celtas, também conhecidas como cruzes altas.

Onde ficar

Embora seja pequena, a Irlanda possui muitas cidades que podem (e devem) ser destino da sua viagem. No entanto, algumas cidades se destacam e atraem mais turistas por suas atrações e também por sua localização, que pode ser usada como ponto de partida para outros lugares próximos.

Dentre elas, podemos citar a capital Dublin, claro, Limerick, Cork e Galaway. Todas elas oferecem ótimas opções e infraestrutura para os turistas, além de variedade de hospedagem.

Em Limerick, por exemplo, prefira ficar no centro, que tem bastante jovens e muitos atrativos. Em Galaway, o centro também é a melhor opção de bairro para ficar, visto que oferece tudo o que você precisa em um só lugar.

Já em Dublin, a melhor opção é ficar na região chamada Temple Bar que é linda, tem um chame peculiar e ainda oferece diversos atrativos.

Em Cork, procure ficar na região do Centr o Histórico, que além de muita história, ainda tem uma cena artística e cultural bastante presente, com uma grande variedade de lugares para se hospedar.

O que comer

Stew-comida-tipica-IrlandesaSe tem algo que pode ser um problema quando vamos a um país que não conhecemos, é a comida. Isso porque nem sempre os pratos trazem ingredientes que estamos acostumados.

No entanto, na Irlanda a comida possivelmente não será um problema e a dica é experimentar o que há de melhor e mais típico por lá.

Dito isso, vamos conhecer os pratos típicos da Irlanda:

  • Porridge

Esse prato nada mais é do que um mingau de aveia, que costuma ser servido nos cafés da manhã, podendo ser acompanhado de frutas e mel.

  • Sanduíches

Esses lanches vêm, normalmente, acompanhados por salgadinhos de batata chips e os irlandeses amam essa combinação. Dentre os principais ingredientes dos sanduíches, podemos citar o atum, bacon, presunto e ovos.

  • Scone

O scone irlandês é mais um tipo de pão sequinho que é bastante comido com geleias, nata e outros acompanhamentos. Se puder acompanhar com um chá, fica melhor ainda.

  • Stew

Esse prato é um tipo de ensopado, semelhante ao picadão brasileiro. Ele é feito com uma carne, cebola, alho, cenoura e vegetais variados, com um pouquinho de cerveja, claro.

  • Irish breakfast

O café da manhã irlandês traz um combinado de ovos, salsicha, black pudding (que é um tipo diferente de salsicha), e bacon. Também pode ter batatas.

Normalmente esse é o tipo de café da manhã consumido aos finais de semana, sendo que durante a semana é mais comum o mingau de aveia.

  • Boxty

Como uma espécie de panqueca, mas feita com batatas podendo ser acompanhado com um purê de batatas ou com batatas picadas.

Irlanda Pontos Turísticos

A Irlanda tem um território que ocupa pouco mais de 70 mil km² e, mesmo sendo uma pequena ilha, ela oferece uma grande variedade de pontos turísticos. Vamos conhecer os principais deles logo a seguir:

  • Museus

Começando pela Galeria Nacional da Irlanda, o local fica em Dublin 2 e tem mais de 26 mil obras de arte do mundo, acumuladas desde o século XIV, incluindo artistas famosos como Picasso, Vermeer e Rembrandt.

O Museu Nacional Arqueológico da Irlanda também é incrível, bem como o Museu de História Natural.Museu-de-arqueologia-em-Dublin

  • Skellig Michael

Um dos mais famosos pontos turísticos da Irlanda, também considerado como Patrimônio da Humanidade da Unesco, o Skellig fica no condado de Kerry.

Lá nessa ilha você vai encontrar uma igreja um cemitério milenar e muitas ruínas construídas por monges na expansão do cristianismo.

Skellig-Michael

Skellig Michael, é uma ilha adjacente à Irlanda, onde fica situado um mosteiro construído no ano 588

  • Newgrange

Esse sítio arqueológico também é Patrimônio da Humanidade da UNESCO e integra um conjunto arqueológico do Vale do Boyne.

Newgrange

Newgrange é uma tumba do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, no Condado de Meath, na Irlanda, um dos mais famosos sítios pré-históricos do mundo e o mais famoso da Irlanda.

  • Calçadas gigantes

Localizada na vila de Buchmills, no condado de Antrim, a Calçada dos Gigantes é incrível e reúne mais de 40 mil colunas de basalto quase perfeitas em formato hexagonal formadas pela natureza.

Calçadas-gigantes

A Calçada do Gigante (em inglês Giant’s Causeway) é a designação dada a um conjunto de cerca de 40 000 colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantesca

Vida noturna

Dublin, a capital da Irlanda, é uma cidade incrível, com uma vida noturna que não decepciona. Por lá existem muitos cafés, casas noturnas, teatros e ruas que reúnem muitas opções de entretenimento.

Isso sem falar nos milhares de pubs espalhados pela cidade que servem comida boa e barata, além de muita cerveja e uísque bons.

Um dos destaques da cidade vai para Temple Bar, que é um dos mais vibrantes e mais antigos bairros da cidade, considerado com o sendo também o mais cultural de Dublin.

Dicas

Se você está indo para a Irlanda pela primeira vez, nada melhor do que contar com algumas dicas sobre esse país incrível que é realmente encantador, mas tem lá suas peculiaridades. Veja:

  • Mão inglesa

Ao ir para a Irlanda você deve estar preparado para a mão inglesa, principalmente se for dirigir por lá, visto que o sentido de circulação é pela esquerda, ao contrário do Brasil.

A adaptação pode ser um pouco difícil no começo, visto que gera a constante sensação de estar indo na contramão.

Vale lembrar que a mesma atenção é importante para os pedestres, afinal, é preciso olhar para o lado certo ao atravessar a rua.

  • Banheiros

Quem vai pela primeira vez a um banheiro na Irlanda pode ficar perdido, visto que não existem tomadas ou interruptores por motivos de segurança por causa da umidade.

Então, lembre-se de sempre acender a luz antes de fechar a porta, pois ela fica do lado de fora.

  • Beber na rua

Embora seja a cidade da cerveja, na Irlanda não é permitido beber na rua e nem em nenhuma área pública.

Por ser um ato ilegal, o policial irá confiscar a sua bebida e ainda vai aplicar uma multa.

  • Seja gentil

O povo irlandês é muito educado e possivelmente você ouvirá muitos “I am sorry” por lá, até mesmo por causa de um pequeno esbarrão. Além disso, sempre peça licença, fale obrigado, por favor e todas essas outras expressões de gentileza. Por lá, eles dão até bom dia na rua para desconhecidos!

  • Visto

Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Irlanda com finalidade de turismo e por até 90 dias. No entanto, são exigidos diversos documentos que comprovem que você está apenas turistando mesmo e não tem a intenção de ficar.

Dentre eles, é preciso uma passagem de volta, comprovante de hospedagem, comprovante de que você tem condições financeiras de se bancar na viagem e, claro, o seguro saúde com cobertura mínima de 30 mil euros.

Transportes

Não há o que reclamar do transporte público da Irlanda, que é excelente. Os ônibus são aqueles de dois andares e raramente estão cheios, além de contarem com aquecimento para os dias de frio e que são adaptados para idosos e deficientes.

Nas paradas é possível encontrar painéis digitais que mostram as linhas daquele ponto e o tempo que falta até que o mesmo chegue.

Uma outra opção é usar o metro na capital, que oferece também muita agilidade e conforto, sendo muito eficiente para os turistas.

O Dart é um trem que atravessa a costa irlandesa, sendo uma excelente opção ir a alguns pontos turísticos mais afastados, tal como o Castelo de Malahide, que fica na vila de Howth.

Fotos

Agora que já falamos muitas coisas sobre a Irlanda, vamos ver algumas fotos desse lugar incrível para entender melhor a sua atmosfera encantadora:

Praias

Nem só de cervejas e pubs vive a Irlanda e, mesmo sendo um país frio, ele também é um destino de praias incríveis para aproveitar o verão por lá. Então, vamos conhecer as melhores praias da Irlanda:

  • Maghera – Donegal: cachoeira, colinas, dunas gramadas, uma lagos enorme e praia é o que você vai encontrar por aqui.
  • Coumeenole – Dingle Peninsula: com um por do sol de tirar o fôlego, esse foi o local de gravação do Ryan’s Daughter, em 1970.
  • Derrynane – Kerry: além de linda, essa praia ainda pode ser um ponto de observação de golfinhos.
  • Curracloe strand – Wexford: nesse local foi gravado filme “O resgate do soldado Ryan” de Steven Spielberg e é por isso que o local passou a ter energia elétrica.
  • Rossnowlagh – Donegal: ideal para a prática do surf, essa praia é linda e atrai muitos turistas.

Pronto, agora você já sabe muito mais sobre a Irlanda e certamente não terá mais dúvidas de como montar os eu roteiro de viagens para esse país incrível. Agora é só fazer as malas e embarcar!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply