Montar roteiro de viagem no Google Maps

Montar roteiro de viagem no Google Maps

Você já deve ter utilizado o Google Maps na cidade em que você mora, para encontrar um lugar específico ou calcular o tempo do trajeto. Mas você sabia que ele pode ser um grande amigo seu nas viagens?

Essa ferramenta pode te ajudar a escolher seu local de hospedagem, descobrir os melhores restaurantes e bares de uma região e ainda te ajuda a traçar um roteiro. Há diversas vantagens na utilização do Google Maps. Descubra como utilizá-lo melhor.

O Google dispõe de vários recursos online para ajudar no planejamento de viagens. Veja os principais passos para você montar um roteiro no Google My Maps.

Vai ser bem mais fácil viajar, pois as chances de ficar perdido na região ou de não saber o que visitar diminuem bastante.

Crie um mapa

O primeiro passo para montar um roteiro é criar o mapa e dar um nome a ele. Você consegue cria-lo peça própria barra de ferramentas do aplicativo. Comece escolhendo um destino e em seguida, coloque um nome para ficar salvo no Google Drive. Você vai conseguir acessá-lo a qualquer momento.

Crie um mapa

Ao acessar a barra de ferramentas, você vai conseguir criar o mapa através do ‘’My Maps’’. Através dessa ferramenta de geolocalização, você consegue colocar pins no mapa para marcar os pontos de interesse, ter uma noção melhor dos lugares e como evitar deslocamentos mais longos.

Faça um roteiro de acordo com os pontos de interesse

Após pesquisar sobre sua viagem e ter comprado a passagem, é hora de procurar mais informações sobre o local que você vai visitar.

Faça um roteiro de acordo com os pontos de interesse

Nessa fase, você pode começar a pesquisar sobre as atrações que deseja conhecer e decidir quais merecem a sua visita. Normalmente, viajantes sempre colocam mais lugares do que eles podem conhecer (já que na maioria das vezes, o tempo é limitado), mas é para isso que essa ferramenta existe: vai ser mais fácil criar um roteiro através do My Maps.

Você consegue adicionar os lugares que deseja conhecer através de três formas:

Você consegue adicionar os lugares que deseja conhecer através de três formas

1. Clique sobre os ícones que aparecem no próprio mapa que você está vendo e depois clique em ‘’adicionar mapa’’

2. Pesquisa pelo nome do local que quer conhecer ou pelo próprio endereço. Clique no pin que deve aparecer na tela

3. Pressione o ícone do pin que aparece embaixo da caixa de buscas, depois no local do mapa que deseja marcar. Após esses passos, dê um nome ao ponto de interesse

Se você mudar de ideia e desistir remover um dos pontos, basta apenas clicar sobre ele e em seguida na lixeira.

Personalize com ícones e cores

Para você conseguir entender o mapa com mais facilidade, sem ficar perdido com a falta de organização, deve usar ícones e cores diferenciadas para distinguir os pontos.

Personalize com ícones e cores

As cores e ícones vão te ajudar a marcar os lugares essenciais, os desejáveis e aqueles que são as últimas opções. Se quiser, pode utilizar as opções de ícones temáticos.

Caso queira mudar as cores e ícones, basta simplesmente clicar no ponto do mapa e depois no balde de tinta. Há muitos opções de cores e ícones em diferentes formatos.

Após seguir as primeiras três etapas, seu mapa está pronto para uso. Caso você queira que outra pessoa tenha acesso a ele, como seu companheiro de viagem por exemplo, clique em compartilhar e mude as opções de compartilhamento, para que pessoas que tenham acesso ao link consigam utilizá-lo.

Planeje tudo o que vai fazer no dia

Agora é a hora de definir o que você vai fazer na viagem. Com todos os pontos marcados e diferenciados, vai ser bem mais fácil seguir um roteiro. Agora você tem uma noção de espaço, já sabe quais pontos são próximos um do outro.

Planeje tudo o que vai fazer no dia

No próprio Google, você pode pesquisar os horários de funcionamento dos locais que deseja visitar. Agrupe os pontos próximos de forma que você consiga caminhar entre elas, sem precisar gastar desnecessariamente com meios de transporte.

Para otimizar o tempo de deslocamento, coloque os pontos que ficam mais afastados no mesmo dia. Marque todas as áreas que fazem parte do seu roteiro. Pra fazer isso, basta clicar em ‘’Adicionar linha ou forma’’.

O planejamento não significa que você precisar seguir o roteiro a risca. Pelo contrário, esteja aberto a novas possibilidades e novos lugares, com certeza tem muitas atrações que você não conhece, mas podem ser incríveis e memoráveis.

O objetivo de planejar um roteiro é ter uma base e te deixar mais tranquilo para visitar as atrações.

Vantagens do Google Maps

Você já sabe o que a ferramenta oferece e como ela pode te ajudar não apenas no dia a dia, mas nas viagens e momentos de lazer. Mas existe muito mais que o Google Maps pode fazer para facilitar sua vida.

Vantagens do Google Maps

1. Encontrar atrações turísticas

Basta ir no Google Maps e digitar ‘’atração turísticas + nome da cidade’’. Pronto, a ferramenta vai te mostrar todas as atrações automaticamente. Para saber mais detalhes sobre o lugar que te chamou atenção, clique na imagem.

2. Descubra lugares interessantes

Além de atrações turísticas, você pode descobrir as melhores opções gastronômicas, de lazer, teatros, shoppings, farmácias e o que mais você precisar. Isso é muito útil para pessoas que não conhecem a cidade. Você vai conseguir poupar bastante tempo e além disso, vai poder conferir as avaliações do lugar.

O Google vai sugerir todos esses lugares com base na sua localização, ou seja, você vai saber o tempo que leva para chegar até o destino escolhido e a distância até o seu local de hospedagem.

3. Movimentação

Para quem está acostumado a dirigir com o auxílio do Google Maps, já sabe que a ferramenta mostra as ruas com maior concentrações de veículos e atualiza a rota automaticamente.

Mas você também pode saber em quais dias e horários um determinado lugar costuma ficar mais movimentado. Para fazer isso, digite no Google Maps do local e clique na foto que aparecerá. Você vai descobrir se o lugar está aberto e como é a movimentação de pessoas por ali ao longo do dia.

Deixe uma resposta