Como planejar uma viagem

Planejamento-de-viagemInegavelmente, parece que até mesmo viajantes mais experientes muitas vezes se encontram na dúvida antes de viajar, isto é completamente normal, muitas pessoas não sabem por onde começar. Pensando nisso, viemos esclarecer como planejar uma viagem.

Veja em seguida, como planejar uma viagem através de 11 passos simples:

1. Analise o seu orçamento

nalisando orçamento para viagemEm primeiro lugar, é essencial analisar o seu orçamento, organizar as finanças com o intuito de reservar um valor destinado para a viagem.

Dessa maneira é possível começar a organizar o seu orçamento e priorizar a viagem.

Caso não tenha um dinheiro reservado para viagem, poderá economizar para comprar as passagens e realizar gastos com outras despesas da viagem.

Basta cortar alguns gastos com supérfluos e controlar as despesas desnecessárias.

Aliás, ao planejar uma viagem sozinho você já está no lucro, pois economizará uma boa grana sem ter que contratar serviços de planejamento de viagens ou algo do tipo.

2. Escolha o destinoComo-planejar-uma-viagem

Em segundo lugar, vem a escolha do destino, decerto, você já tem em mente a viagem dos seus sonhos.

Talvez já tenha escolhido o país de destino, mas, ainda falta especificar as cidades que irá visitar.

Certamente agora é a hora de escolher o destino da sua viagem, primordialmente este passo é fundamental para começar a traçar outros aspectos do seu planejamento.

Portanto, pesquise bem qual destino se enquadra no seu tipo de viagem, se pretende viajar sozinho (saiba mais aqui), se é uma viagem romântica ou até mesmo familiar, todos estes aspectos devem ser levados em consideração ao escolher o seu destino.

Por exemplo, uma bela opção de viagem romântica seria a Paris com uma visita a Torre Eiffel.

3. Crie seu Roteiro de atraçõesPlanejando-seu-roteiro-de-atrações

Em terceiro lugar, após ter definido o local de destino, chega o momento de estabelecer o seu roteiro de atrações

Primordialmente é fundamental pesquisar muito, para planejar adequadamente o seu roteiro, do qual é essencial em uma viagem.

Sem ele você ficará perdido e não terá tempo para praticamente nada

Esta etapa é fundamental também para quem está viajando em grupo ou família, pois, cada um tem seus interesses, para ninguém ficar de fora é ideal que o roteiro seja compartilhado.

Portanto, o roteiro serve para organizar os horários e locais a serem visitados, ou seja, seria uma espécie de cronograma detalhando o itinerário da sua viagem.

O roteiro tem como finalidade organizar as atrações a serem visitada, para você aproveitar tudo que o novo destino tem a oferecer.

4. Determine a data da viagemdata-da-viagem

Logo após seguir as etapas anteriores é chegada a hora de definir as datas, se o objetivo não for visitar o local de interesse durante alguma data comemorativa dê preferência as datas de baixa temporada e em meio de semana.

Dessa forma, além de economizar em passagens e hospedagens o local também estará menos cheio, possibilitando que você aproveite tudo de uma forma mais tranquila.

Contudo, se o objetivo da viagem for aproveitar os feriados ou alguma comemoração do local o ideal é adquirir a passagem com bastante antecedência (o mesmo vale para as hospedagens).

5. Pesquise passagens aéreas todos os diaspesquise-por-passagens-aéreas

Já falamos aqui sobre todas as táticas para garantir passagens aéreas mais baratas, e, uma dessas maneiras é pesquisando todos os dias.

Isto acontece, pois as companhias aéreas e sites que agregam as passagens costumam variar de preço constantemente e também podem oferecer descontos relâmpago, portanto, fique de olho todos os dias para garantir uma boa economia.

Aliás, outra maneira de se manter atento aos valores seria criando alertas, portanto inscreva-se no app ou site de passagens e receba por e-mail as novidades.

6. Procure analisar todas opções de hospedagensopções-de-hospedagem

Antes de viajar é ideal reservar sua hospedagem com antecedência, dessa maneira você poderá analisar todas as opções e escolher a melhor hospedagem.

O Booking é uma ótima opção para analisar todas as opções de hospedagens, com ele é possível encontrar inúmeras reservas, além disso tem várias opções de filtro para sua busca.

Ademais, possui avaliações de usuários que já estiveram hospedados nos mesmos locais, portanto, dessa maneira você terá maior noção do local que ficará hospedado.

V.eja mais nesse outro post (Booking é confiável).

7. Defina os lugares para comerlugares-para-comer

Nada melhor do que viajar e aproveitar a boa gastronomia de novos locais não é mesmo?

Portanto, a melhor maneira de garantir que irá se deliciar com uma boa comida é consultar o Guia Michelin, do local que irá visitar.

Restaurantes com estrelas Michelin representam extrema qualidade, contudo, se o local que for visitar não tiver restaurantes estrelados.

Não há problema, basta pesquisar quais são os mais recomendados, ler algumas indicações e inserir no seu roteiro de viagem.

Além de evitar indigestões ou experiências gastronômicas ruins, ao definir os lugares para comer, é possível prever qual será seu gasto com este quesito da viagem.

8. Contrate um seguro viagemcontrate-um-seguro-viagem

Sobretudo, ao viajar buscamos ficar longe dos problemas, nos divertir e acima de tudo relaxar.

Todavia, imprevistos podem acontecer, desde um extravio de bagagens até mesmo um acidente, portanto o ideal é contratar um seguro de viagem.

Além disso alguns países consideram obrigatório que o viajante tenha um seguro, exigindo a comprovação do mesmo para entrada em seu território, saiba mais a respeito aqui no artigo seguros de viagem.

9. Use e abuse dos aplicativosabuse-dos-aplicativos

Já que sempre estamos com o celular nas mãos para garantir aquela selfie durante o passeio, o ideal é também baixar os apps que serão úteis durante a viagem.

Os aplicativos estão aí para nos ajudar, e facilitar o nosso dia a dia, portanto ao viajar eles também podem ser poderosas ferramentas a nosso favor.

Existem aplicativos de todos os tipos: para previsão do tempo, tradução de idiomas, para fazer check-in e também guias com indicações para restaurantes, hotéis e estabelecimentos.

Assim como existem app para transportes como o Uber, também tem alguns aplicativos específicos para atrações e mapas.

10. Pague antecipadamentepagando-contas

A antecedência é fundamental em toda viagem, e uma das formas de garantir maior tranquilidade é pagando antecipadamente.

Desse modo, o recomendado é pagar antecipadamente as reservas de hospedagens, ingressos de atrações e as passagens.

Pagando tudo antecipadamente é possível economizar ainda mais, além disso evitará maiores transtornos, como não ter mais hospedagens disponíveis no destino escolhido.

Dessa forma, durante a viagem você só se preocupará com os gastos diários.

11. Defina um Limite de Gastos diáriosGastos-diarios

Por fim, ao planejar sua viagem é ideal fazer uma estimativa do seu gasto diário, que é primordial para evitar imprevistos, principalmente ao viajar em um grupo maior de pessoas, como viagens em família, por exemplo.

Desse modo, é essencial fazer uma estimativa com os gastos diários, como as despesas com alimentação, transporte, entre outros.

Em resumo, este guia serve como um passo a passo para quem pretende planejar uma viagem com a finalidade de evitar imprevistos e maiores gastos. Portanto, seiga as dicas e faça boa viagem.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply