O que Fazer em Navegantes

Navegantes

Santa Catarina é um estado cheio de praias incríveis e uma delas, que não pode ficar fora do seu roteiro é Navegantes.

O litoral desse incrível estado possui cerca de 560 km de extensão, com paisagens incríveis, praias paradisíacas e uma riquíssima biodiversidade. É esse conjunto que faz com que esses locais sejam tão atrativos para o público.

No entanto, é praticamente impossível falar sobre Santa Catarina e não mencionar a cidade de Navegantes.

Vizinha da Penha, Balneário Camboriú e Itajaí, Navegantes é um destino que vem recebendo um número cada vez maior de turistas, que se atraem por seus pontos turísticos, belezas naturais e tradição em festar.

Mais do que isso, o destino também é ótimo para a prática de esportes radicais, tais como asa delta, surf e parapente.

Então, se você quer conhecer um pouco mais sobre a cidade de Navegantes, basta continuar lendo e descobrir tudo o que precisa saber sobre esse destino incrível.

Quando ir

Quando-Ir-arrumando-malas

Navegantes é um balneário que recebe turistas o ano inteiro, que vão até o destino em busca de sol e calor, que é o clima ideal para fazer passeios em meio à natureza.

No entanto, como na maioria das cidades litorâneas da região sul, a alta temporada acontece no verão, ou seja, entre os meses de dezembro e março.

É nessa época que as temperaturas ficam mais altas, com mínimas ente 23°C e máximas em torno dos 28°C. Porém, é no auge do verão que as temperaturas podem ultrapassar os 30°C.

Vale lembrar que as chuvas acontecem com certa frequência durante o verão, mas normalmente são calmas, como chuvas de verão, e não tormentas que possam atrapalhar consideravelmente o passeio.

Inclusive, as rápidas pancadas de chuva ainda ajudam a dar uma refrescada no dia.

É importante ressaltar que na alta temporada a cidade fica mais cheia e é por isso que é importante se planejar para conseguir hospedagem. O trânsito e os restaurantes também ficam mais lotados e os preços sobem.

Para quem quiser aproveitar os eventos locais, fique sabendo que a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes ocorre em fevereiro.

Se a ideia é fazer salto de parapente ou asa delta, a melhor opção é ir nos meses menos chuvosos.

Como chegar

A melhor forma de chegar até navegantes vai depender de onde você está partindo.

Para quem fica nos estados próximos a Santa Catarina, uma boa opção é ir de carro mesmo. O acesso é fácil e as estradas possuem sinalização, o que torna bem fácil encontrar o seu destino.

Mais do que isso, é possível chegar de ônibus também, visto que a maioria dos estados oferece esse destino ou algum próximo, como Balneário Camboriú.

Uma outra opção é ir de avião diretamente ao aeroporto de Navegantes, que atende toda a região do Vale Itajaí. Essa é a opção ideal para quem quer uma ida mais rápida e prática quando está em um estado mais afastado.

Navegantes Pontos Turísticos

Um belo cartão postal do estado de Santa Catarina, o balneário de Navegantes tem uma orla de 11 km de extensão, além de um aeroporto internacional, que chega a receber cerda de 1,5 milhões de passageiros todos os anos.

Sendo assim, o que não falta por lá são atrações turísticas que encantam quem vai conhecer o local, veja só:

  • Oktorberfest

Quem vai a Navegantes no mês de outubro poderá aproveitar para dar uma passadinha na Oktoberfest mais famosa do país, a de Blumenau. Apenas 1 hora de distância separam esses dois destinos e Navegantes é usada como base para esse evento por muitos turistas.

  • Morro da Pedra

Se o que você está buscando é uma vista de tirar o fôlego, não tenha dúvidas de que esse é o cenário ideal.

Sendo assim, não deixe de conhecer o Morro da Pedra, que fica na zona rural da cidade e é ideal para quem gosta do ecoturismo e aventuras.

O local ainda oferece estrutura para quem quer saltar de asa delta ou parapente.

Morro-da-Pedra

 

  • Passeios de barco

Outra ótima opção é aproveitar a sua estada em Navegantes para fazer um belo passeio de barco pelo rio Itajaí-Açú e aproveitar belezas deslumbrantes.

  • Gruta Nossa Senhora de Guadalupe

Essa gruta fica no Parque Municipal de Navegantes e, como o nome sugere, é dedicada à Nossa Senhora de Guadalupe. O lugar possui um altar com imagens religiosas e uma fonte de água natural e limpa. Esse é um passeio ideal para quem é adepto do turismo da fé.

Gruta-Nossa-Senhora-de-Guadalupe

  • Carnaval

Muita gente nem imagina, mas o carnaval de Navegantes tem tradição, reunindo muitos interessados e contando até mesmo com desfiles de escola de samba.

Isso sem falar, claro, no carnaval de rua que ocorre paralelamente, rendendo noites de muita diversão por lá.

Carnaval em navegantes

Onde ficar

O que não falta são opções de hospedagem em Navegantes e então, cabe ao turista escolher aquela que melhor atende sua expectativa.

Para quem quer ficar em um lugar com melhor infraestrutura de bares, restaurantes, quiosques, farmácias, mercados e etc., a dica é ficar na região da Praia do Gravatá.

O centro também é uma ótima opção, visto que tem alguns pontos turísticos e é onde acontecem as maiores festas da cidade.

O que comer

Comida-tipica-de-navegantes

Uma das características mais marcantes da gastronomia de Navegantes é a sua influência portuguesa, por causa dos imigrantes que fixaram moradia pela região.

Assim, pode-se notar o ótimo aproveitamento de temperos locais e experiência de mar no preparo de camarões, peixes, polvo, mariscos, lulas e muito mais.

Vale lembrar ainda que Navegantes ocupa a terceira posição nos maiores centros pesqueiros da América Latina. Por isso, não é difícil imaginar que tenha uma gastronomia baseada na pesca.

Por lá, aproveite para comer as caldeiradas ou uma boa moqueca de peixe. Experimente também o peixe frito com pirão de farinha de mandioca, que é um clássico.

Por fim, deixe também um espacinho para experimentar os mariscos ao bafo e outros preparos que a cidade oferece.

Vida noturna

Vida-noturna

A vida noturna do balneário oferece muitos bares, restaurantes e até petiscarias, sempre com um atendimento muito cordial e hospitaleiro.

Mais do que isso, a cidade ainda conta com algumas baladas, para quem quer dançar até o dia amanhecer, além dos grande eventos que ocorrem em épocas específicas.

Praias

Praia-de-navegantes

Navegantes é um local de belas praias, ideal para quem quer relaxar, se divertir e fazer esportes.

A principal praia desse destino é a Praia do Gravatá, que é uma das mais movimentadas da região. Ela é bastante procurada para a prática do surf, por causa de suas ondas.

O melhor é que ela oferece uma infraestrutura completa.

A Praia Central e a Praia do Pontal também são ótimas opções, especialmente para prática de esportes aquáticos, como bodyboard e o surf. Isso porque elas oferecem ótimas ondas para essas atividades.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Navegantes e como aproveitar tudo que esse excelente destino pode oferecer. Boa viagem!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply