Brasil Pontos Turísticos, dicas do melhores Lugares para Ir

Brasil

Papagaio com Cores da Bandeira Brasileira

O Brasil é um país enorme e tão grande quanto o seu tamanho é a sua diversidade cultural, gastronômica, territorial e turística.

No Brasil, muito além de belíssimas praias você ainda pode aproveitar cachoeiras, grutas, serva e também um tour em vinícolas, ou seja, tem passeios para todos os gostos.

O fato é que o Brasil oferece uma grande variedade de destinos turísticos, para todos os tipos de viajantes que queiram curtir desde um relax até um destino de aventura.

A verdade é que muitas vezes pensamos em diversos destinos de fora do país e acabamos esquecendo que o nosso país mesmo é diverso e cheio de opções.

Então, se você está mesmo interessado em saber um pouco mais sobre o Brasil como destino de viagem e tudo que ele pode oferecer, continue lendo e descubra os detalhes. Vamos lá?!

Quando ir

Quando-Ir-arrumando-malasPodemos dizer que o Brasil está, praticamente, todo dentro de uma zona tropical. No entanto, é sabido que existem diferenças importantes entre as regiões do país, visto a sua extensão em relação a América do Sul.

Dessa forma, o clima brasileiro pode ser caracterizado por 6 grandes regiões climáticas, que são as seguintes: equatorial, tropical, tropical de altitude, semiárido, subtropical e temperado-subtropical.

A região amazônica, por exemplo, é caracterizada pelo clima equatorial úmido, enquanto as áreas ao sul da Amazônia possuem um clima equatorial.

O resto do país, no entanto, o clima predominante é o tropical, divido em estações secas e chuvosas de maior ou menor intensidade.

É justamente por isso que não é muito simples afirmar qual a melhor época para viajar pelo Brasil, sendo mais indicado pesquisar pela região específica para a qual você deseja conhecer.

Como chegar

Se você está partindo do Brasil mesmo e quer conhecer outras regiões, a maioria dos estados brasileiros contam com aeroportos. No entanto, claro, nem todos são internacionais.

No entanto, se você está vindo de fora para o Brasil e a localidade que você deseja não tem um aeroporto internacional, certamente algum estado vizinho terá.

Depois, basta concluir o deslocamento por terra mesmo!

Falando em deslocamento por terra, todos os estados brasileiros contam com sistema de ônibus, sendo possível se deslocar entre eles por esse meio.

No entanto, claro, dependendo da origem e do destino, a viagem pode durar dias e dias, não sendo a opção mais vantajosa.

Onde ficar

O Brasil é um país enorme, com mais de 8.516.000 km² e muitos destinos turísticos que vão desde praias até lindas cachoeiras.

Por isso, o que não faltam também são opções de hospedagem para quem viajar pelo país, principalmente nas grandes cidades e nas cidades mais turísticas.

Nas praias do nordeste, por exemplo, o que não faltam são opções que incluem desde os hotéis mais simples até resorts com tudo incluído.

No Sul não é diferente, com muitas opções de hospedagem para quem quer fazer a rota romântica e conhecer vinícolas.

Novamente fica a dica de definir o seu destino e então pesquisar opções de hospedagem mais específicas por lá!

O que comer

Feijoada

Feijoada comida tipica Brasileira

Imergir em uma nova cultura é conhecer seus hábitos, rotinas, cultura e, claro, seus sabores.

Por isso, nada melhor do que conhecer alguns pratos típicos para provar quando você estiver conhecendo as diferentes regiões do Brasil, veja:

  • Feijoada

Quem é que nunca ouviu falar da feijoada brasileira, não é mesmo?! O prato é formado por uma mistura de feijão preto cozido com partes do porco, tais como rabo, orelha, linguiça e outros.

Normalmente, é servido acompanhado de arroz, couve, laranja e farofa.

  • Moqueca capixaba

Um prato típico do estado de Espírito Santo, nada mais é do que um peixe cozido com frutos do mar e vegetais em um caldo muito saboroso. O badejo e o cação são os peixes mais usados e o prato pode ser cozido em uma panela de ferro.

  • Pão de queijo

É completamente impossível ir até Minas Gerais e não provar o pão de queijo, que é um dos maiores símbolos de lá. Ele é feito com polvilho, proveniente da mandioca.

Sua origem é do tempo que as fazendas procuravam formas de substituir a farinha em alguns prados, visto que ela era escassa.

  • Carne de sol

Feita de colchão mole ou duro, antigamente essa carne era salgada e levada ao sol para secar, iniciando o processo de cura.

  • Acarajé

Típico da Bahia, o acarajé é um prato de rua com herança africana. Ele é feito com uma massa de feijão, recheada com vatapá, camarões secos, vinagrete e muita pimenta, claro.

  • Tapioca

De origem indígena, esse prato é bastante conhecido na região nordeste do Brasil como um prato típico.

  • Pato no tucupi

Típico do Pará, esse prato é o pato assado em um molho à base de tucupi, que é um líquido extraído da mandioca brava.

  • Açaí

Essa fruta já pode ser encontrada por todo o Brasil, embora seja típica da região Norte. Pode ser usada no preparo de pratos, como suco ou até mesmo gelada como sorvete.

  • Churrasco

No Sul, podemos encontrar o Típico Churrasco, que consistem em carne assada no espeto, ao fogo de madeira ou carvão. Há ainda a tradição da costela 12, no qual uma janela inteira de costela fica assando por 12 horas até ficar completamente macia.

  • Tainha na taquara

Um peixe tipicamente brasileiro, no Sul a tainha é assada na lenha, presa no meio da taquara, temperada com limão, azeite, alho, manteiga e pimenta.

  • Arroz com pequi

O pequi é um fruto nativo do cerrado, na região centro-oeste, sendo uma joia local e matéria prima para muitos pratos.

  • Caldo de piranha

Um peixe um tanto assustador na água, nesse prato a piranha da origem a um prato muito saboroso que encanta aos turistas.

  • Cocada

Um doce típico do país, a cocada foi trazida pelos escravos que tinham os ingredientes em abundância nas lavouras de cana de açúcar.

  • Brigadeiro

Uma unanimidade no país, o brigadeiro é um doce presente em todas as comemorações, já se tornando quase uma tradição.

Brasil Pontos Turísticos

Como já foi dito, o Brasil é verdadeiramente enorme e com muitas regiões distintas. Dessa forma, o que não faltam são pontos turísticos muito variados, que podem agradas a todos os tipos de viajantes, veja só:

  • Baía dos Porcos – Fernando de Noronha: o local tem 100 metros de extensão, mas é de tirar o fôlego, com uma paisagem exuberante.
    Baia-dos-porcos

    A Baía dos Porcos é uma baía brasileira localizada na ilha de Fernando de Noronha, pertencente ao estado de Pernambuco

  • Centro histórico de Parati – Rio de Janeiro: mantendo suas construções do século 18 e 19, o local é Patrimônio Histórico Nacional.
    Rua de Paraty Cidade do Rio de Janeiro

    Rua de Paraty Cidade do Rio de Janeiro

  • Morro do Pai Inácio – Chapada Diamantina: mais de 300 metros de subida para chegar na Chapada Diamantina, cartão postal do local.
    Morro-do-Pai-Inácio

    O Morro Do Pai Inácio é uma serra que se localiza na Chapada Diamantina, interior baiano

  • Piscinas Naturais de Maragogi – Alagoas: o litoral do estado é lindo e as piscinas naturais são formadas por águas cristalinas e corais.
    Piscinas-Naturais-de-Maragogi

    Maragogi é uma cidade turística na costa do Oceano Atlântico, no leste do Brasil

  • Cânion do Xingó – Sergipe: esse passeio pode ser feito de catamarã ou escuna, com direito a parada para banho.
    Cânion-do-Xingó

    Cânion-do-Xingó

  • Pelourinho – Salvador: patrimônio histórico da Bahia, abriga casarões conservados dos séculos 17 e 18.
    Pelourinho-Salvador

    O Pelourinho, popularmente chamado de Pelô, é o nome de um bairro da cidade de Salvador, no Brasil

  • Caverna Aroe Jari – Chapada dos Guimarães: aqui temos a maior gruta de arenito do Brasil e sua entrada principal tem 10m de altura por 60 de largura.
    Caverna-Aroe-Jari

    é a maior caverna de arenito do Brasil, localizada a 46 km da cidade de Chapada dos Guimarães

  • Porto de Galinhas – Pernambuco: localizado a 70km da capital, Recife, essa cidade tem uma natureza exuberante, com piscinas naturais de água cristalina.
    Porto-de-Galinhas

    Porto de Galinhas é uma praia localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, no Brasil.

  • Jericoacoara – Ceará: considerada uma das praias mais bonitas do mundo e ainda conta com aeroporto internacional.
    Jericoacoara

    Jericoacoara é uma cidade turística no estado do Ceará, no leste do Brasil.

  • Búzios – Rio de Janeiro: essa região abriga belíssimas praias e é possível acessar tanto pelo Rio de Janeiro mesmo quanto por São Paulo.
    Armação-de-buzios

    Armação dos Búzios (ou Búzios), é uma estância brasileira situada numa península oceânica a este do Rio de Janeiro.

  • Gramado – Serra Gaúcha: com um clima Europeu, especialmente no inverno, a cidade de arquitetura alemã atrai muitos turistas.
    Gramado

    Gramado é uma cidade com uma estância de montanha situada no estado mais a sul do Brasil, Rio Grande do Sul.

  • Chapada dos veadeiros – Goiás: uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil, sendo um dos melhores destinos para quem curte ecoturismo.
    Chapada-dos-veadeiros

    O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica no estado de Goiás, no centro do Brasil.

  • Lenções Maranhenses – Maranhão: o local é repleto de lagoas e dunas, com águas cristalinas, sendo considerado um verdadeiro espetáculo da natureza.
    Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

    O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil.

O mais importante de tudo é sempre lembrar que o Brasil é um país enorme, portanto, é legal entender as atrações que mais atraem você e colocá-las da melhor forma possível no seu roteiro.

Vida noturna

Esse enorme país oferece desde uma fauna espetacular e belezas naturais até uma culinária deliciosa e as melhores cidades do mundo para quem quer curtir a vida noturna.

Então, não importa se a ideia é dançar samba ou curtir um barzinho na beira da praia, veja as melhores cidades com vida noturna do Brasil:

  • Rio de Janeiro

Sem dúvidas essa cidade fica no topo da lista pois, claro, temos o maior carnaval do mundo. Caso não possa estar lá nessa época, fique tranquilo que a cidade tem muitas baladas, bares desde as festas mais populares até as mais undergrounds.

  • São Paulo

São Paulo é uma cidade referência no mundo inteiro e na vida noturna ela não fica para tras, oferecendo desde as opções mais sofisticadas até as mais simples.

  • Florianópolis

Essa cidade cresce cada vez mais, se tornando muito popular tanto para nativos quanto para turistas. Lá você vai encontrar a perfeita mistura de sofisticação e encanto, com beach clubs, restaurantes, pubs e baladas.

No entanto, vale lembrar que a maioria todas as maiores cidades brasileiras e capitais de estados certamente vão oferecer opções de vida noturna para seus viajantes, principalmente aqueles destinos mais turísticos.

Dicas

Como você já sabe, a moeda no brasil é o real, aceito em todo o território nacional. Dependendo do destino escolhido, é bom ter dinheiro em espécie, visto que alguns lugares mais remotos podem não aceitar cartão de crédito, por exemplo.

Os cuidados são os mesmos de sempre, ou seja, tomar cuidados com determinadas áreas de algumas cidades, que podem ser mais perigosas.

Mais do que isso, cuide bem de seus pertences pessoais e ande sempre com seus documentos junto, para caso ocorra qualquer problema.

Outro ponto muito importante é que o Brasil, por ser tão grande, tem 3 diferentes fuso horários.

Portanto, dependendo da região para onde você for, é sempre bom estar atento e preparado para isso.

A viagem com crianças, quando é feita entre estados, deve ser acompanhada dos pais. Quando um dos dois não estiver presente, é importante estar com uma autorização para que não problemas com a polícia.

Verifique também se a região que você está indo conhecer exige algum certificado de vacinação. Na Amazônia, por exemplo, é preciso ter a vacina da febre amarela e levar o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia).

Transportes

Para quem quer fazer um mochilão pelo Brasil, fique sabendo que é possível viajar entre os estados e cidades por via terrestre mesmo, ou seja, de ônibus, visto que a maioria dos destinos são interligados.

Por outro lado, dependendo do deslocamento, pode ser muito mais vantajoso fazer o trajeto de avião mesmo, visto que o Brasil é muito, mas muito grande.

Já o sistema de transporte de cada região pode variar muito, tendo alguns que são considerados bons e outros que são bastante precários. Novamente vale a dica de pesquisar diretamente como funciona na região específica que você vai!

Fotos

Agora, nada melhor do que ver algumas fotos do Brasil e de seus incríveis destinos.

Praias

O Brasil é um destino de grande cidades e de selva, mas também é muito conhecido por ser um incrível destino de praias, tendo algumas das praias mais bonitas do mundo.

Praias-no-Brasil

Praias-no-Brasil

Então, conheça as melhores praias do Brasil:

  1. Canoa Quebrada – Ceará
  2. São Miguem dos Milagres – Alagoas
  3. Jericoacoara – Ceará
  4. Porto de Galinhas – Pernambuco
  5. Fernando de Noronha – Pernambuco
  6. Búzios – Rio de Janeiro
  7. Morro de São Paulo – Bahia
  8. Praia da Pipa – Rio Grande do Norte
  9. Lençóis Maranhenses – Maranhão

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Brasil, seus destinos e como aproveitar sua grande diversidade territorial. Aproveite essas dicas e monte o seu roteiro!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply