O que fazer na Bahia, o que Visitar, Onde ir mais super Dicas

O que fazer na Bahia

A Bahia é um dos maiores estados do Brasil. O estado é formado por praias, das mais agitadas às mais paradisíacas, por cidades históricas e outras belezas naturais.

Há destinos incríveis no estado. Não importa se você quer mais agito ou tranquilidade, o litoral baiano está de portas abertas para te receber e oferecer o que você procura. Os moradores são extremamente receptivos com os turistas. Além disso, uma boa parte dos trabalhadores baianos tem como única fonte de renda o turismo.

A gastronomia é local é muito boa, os pratos típicos mais conhecidos são a moqueca, acarajé e mariscadas. A diversidade cultural do estado também é fantástica. Fora todas as belezas naturais e festas que contagiam moradores e turistas. Descubra as melhores atrações baianas para você visitar.

Pelourinho

Pelourinho

O Pelourinho é um bairro de Salvador e está situado no coração do centro histórico da cidade. Essa parte da cidade reúne igrejas construídas nos séculos XVII e XVIII, lojas, museus, restaurantes e pousadas.

As atrações mais interessantes do Pelourinho são a Fundação Casa do Jorge Amado, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Igreja de São Francisco. O elevador Lacerda também fica muito próximo do centro histórico de Salvador e é uma das paradas obrigatórias na cidade. Também há diversas opções de hospedagem e restaurantes nesse local.

Centro Histórico de Salvador

Além de abranger o Pelourinho, o centro histórico da cidade abriga outros bairros e pontos turísticos. É considerado um patrimônio da humanidade desde 1985. As construções locais são formadas por edifícios antigos, conjuntos monumentais e religiosos.

Embora boa parte das construções estejam conservadas, há partes do bairro em que as casas e edifícios precisam ser revitalizados. Embora o Pelourinho faça parte do centro histórico, é importante você saber que eles não são a mesma coisa.

No centro histórico também está localizada a Praça da Sé, que liga a Praça Municipal ao Terreiro de Jesus. A Praça Municipal abriga a Prefeitura de Salvador, Câmara Municipal e Elevador Lacerda.

Elevador Lacerda

Elevador-Lacerda

Um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, sendo um famoso cartão postal da cidade. Foi o primeiro elevador a servir de transporte público do mundo inteiro. A data de inauguração do elevador ocorreu em 1873.

Está situado no bairro do comércio e ainda faz parte do centro histórico da cidade. O elevador possui duas torres e chega a alcançar 73,5 m de altura. Tem capacidade para quase 130 pessoa (são quatro cabines) e a duração da viagem dura em torno de 20 segundos. Funciona 24 horas por dia.

Praia do Forte e Guarajuba

Praia do Forte e Guarajuba

Se você está em Salvador, fazer um bate e volta para essas duas praias é uma ótima opção. De carro, o trajeto entre Salvador e as praias dura cerca de uma hora e meia.

Guarajuba está à cerca de 70 km de Salvador. Faz parte de Camaçari e está perto de diversas outras praias conhecidas, mas Guarajuba se destaca devido a sua beleza. É um local seguro e as águas da praia são mornas e transparentes.

A Praia do Forte pertence ao município de São João. Na rua principal, há diversas lojas de grife, bons restaurantes e gelaterias. Na pequena vila, carros não são permitidos, o principal meio de transporte é o bicitax (bicicletas com banquinhos). A praia é linda e abriga o Projeto Tamar.

O projeto tem o objetivo de proteger e preservar animais marinhos. Há tartarugas, tubarões de, arraias e outros animais marinhos. Ao lado do projeto, está localizada a Capela de São Francisco de Assis, um dos principais pontos turísticos da cidade.

IIha paradisíaca de Morro de São Paulo

IIha paradisíaca de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é uma pequena vila com praias e paisagens paradisíacas. Pelo fato de estar situado em uma ilha, não circulam carros nesse lugar, o acesso deve ser feito por barco ou avião.

Se você procura praias com águas cristalinas, boas opções de restaurante e um bom lugar para relaxar, esse é um dos melhores destinos da Bahia para você.

Há diversos restaurantes com música ao vivo e lojinhas para você comprar lembrancinhas. Há cinco praias em Morro de São Paulo e mais duas na ilha de Tinharé.

Se você tiver tempo disponível para ficar por pelo menos alguns dias hospedado, vale a pena conhecer todas as praias. É possível fazer trilhas (pois é uma região com muita natureza), além de nadar e mergulhas nas belas praias.

Praia do Mangue Seco

Praia do Mangue Seco 

Também localizada na Bahia, porém fica muito perto do estado de Sergipe, então também é uma opção de passeio para quem está em Aracaju.

Esse pequeno vilarejo cercado de dunas e coqueiros, é bem famoso pelo fato de ter sido o cenário da novela Tieta. Para você curtir o sossego e a tranquilidade desse lugar, precisa atravessar o Rio Leal. Para quem está vindo de Aracaju, o acesso até a praia pode ser feito pela Praia do Saco (embora seja um trajeto mais caro).

As praias e dunas são as principais atrações desse lugar. A principal comida típica é o Aratu, um crustáceo avermelhado facilmente encontrado no local.

Ilhas dos Frades e de Itaparica

Ilhas dos Frades e de Itaparica

Outros paraísos localizados nas redondezas de Salvador. As ilhas são o destino ideal para quem procura relaxar, comer frutos do mar na praia e se aventurar em atividades marítimas, como caiaque.

As águas são calmas e cristalinas. Ao chegar na Ilha dos Frades, você vai precisar pagar uma pequena taxa ambiental que custa R$10 reais.

Gruta da Pratinha e Morro do Pai Inácio

Gruta da Pratinha e Morro do Pai Inácio

O passeio á Fazenda Pratinha inclui a Gruta Azul e a Gruta da Pratinha. O lugar oferece uma boa estrutura para receber turistas que procuram por diversão e tranquilidade.

Para você curtir melhor o passeio, o ideal é nadar nas águas do Rio Pratinha. Você pode mergulhar no rio e se divertir nos caiaques e pedalinhos. Um ótimo lugar para relaxar.

O Morro do Pai Inácio é um dos lugares mais conhecidos na Chapada da Diamantina. O alto do morro alcança mais de mil metros de altitude e lá do alto é possível ver as principais formações do parque e outros morros da região.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply