Precisa de visto para a Austrália?

Precisa de visto para a Austrália?

Para entrar no país, estudantes e turistas brasileiros necessitam de permissão de entrada. A aplicação do visto é o primeiro passo para você realizar o sonho de ir para a Austrália. O processo é relativamente simples e se você tiver bons vínculos no Brasil, as chances do seu visto seu aprovado aumentam bastante.

É importante que você saiba a diferença entre o visto de estudante, e o de turista, pois os requisitos são um pouco diferentes.

Visto de estudante para a Austrália

Visto de estudante para a Austrália

Para fazer intercâmbio de estudo no país você precisa tirar o visto de estudante. De maneira geral, o visto é válido pelo período do curso com mais 30 dias de férias.

Você também vai poder trabalhar legalmente 20 horas por semana. É necessário começar o processo pelo menos 80 dias antes do embarque, para dar tempo de providenciar todos os documentos.

Os seguintes documentos são necessários:

Os seguintes documentos são necessários

  • Passaporte – obviamente esse é o documento mais importante de todos. Sem ele, é impossível entrar em território australiano.
  • Letter of offer – as escolas australianas providenciam esse documento como parte do seu processo de matrícula.
  • Carta de intenções/objetivos – nessa carta, você deve escrever a razão pela qual quer estudar na austrália. Você deve mostrar que seu objetivo realmente é se aprofundar na carreira, e não usar o visto de estudante como uma forma de morar para sempre no país.

O oficial da imigração vai ler a sua carta e decidir se o motivo do pedido é válido ou não. Por esse motivo, é importante contratar uma boa agência de intercâmbio, que te ofereça todo o suporte necessário e te ajuda a escrever a carta. O documento precisa estar escrito em inglês.

Você também terá que ter em mãos outros documentos que comprovem que você tem renda suficiente para se manter durante o período de estudo. Para cada mês que você ficar, é necessário comprovar em torno de 1700 dólares australianos.

No período de férias, você vai poder trabalhar 40 horas, o que vai ser ótimo para aumentar a sua renda. Mas caso não deseje trabalhar, pode usar esse tempo para viajar pelo país e conhecer todas as maravilhosas que o país tem para oferecer.

Visto de turista para a Austrália

Visto de turista para a Austrália

Todo o processo para requerimento do visto deve ser feito online no site oficial do departamento de imigração da Austrália. O site é todo em inglês. Para começar, crie uma conta para dar início ao seu cadastro.

Você deve solicitar o Visitor Visa, que é o visto de turista. Informe o motivo da viagem (tourist stream). Informe a data que pretende visitar e as cidades que deseja conhecer. Seja extremamente honesto quanto a isso, para não ter problemas com a imigração.

No próprio site, informe todos os dados do seu passaporte que serão requeridos (número, data de emissão, validade e onde ele foi emitido). Em seguida, o site irá solicitar outros documentos, seu estado civil e local de nascimento.

No final do processo, há uma série de perguntas em inglês. Responda sim ou não. Em caso de dúvidas, coloque as perguntas no Google Tradutor ou se possível, contrate um agência para te ajudar nesse processo.

Devido ao fato da Austrália ser um país muito requisitado por imigrantes, eles tem deixado o processo um pouco mais complicado para turistas de alguns países. Portanto, quanto mais vínculos você tiver no Brasil (trabalho com uma boa renda, faculdade, família e outros bem que mostram seu interesse em voltar ao Brasil), mais fácil será para o visto ser aprovado.

Lembre-se que o visto de turista não permite que você trabalhe no país. Se a sua intenção é essa, você deve solicitar outro tipo de visto.

O visto de turista normalmente tem validade de um ano, entretanto o tempo máximo de permanência no país é de três meses. Normalmente, leva-se 15 dias para obter a resposta de aprovação que deve chegar via e-mail.

Visto de residente permanente na Austrália

A Austrália é um país extremamente desenvolvido, seguro e com boas oportunidades. Por isso, é um dos destinos favoritos dos brasileiros que sonham com uma vida melhor.

O programa SkillSelect permite que estrangeiros possam homologar uma aplicação para visto permanente e ir morarem na Austrália, mas claro, é necessário alguns requisitos para isso. Antes de dar entrada no processo, procure se informar melhor sobre os requisitos.

Em primeiro lugar, você precisa ter um nível avançado de inglês e atingir uma pontuação mínima dentro de um teste criado pelo departamento de imigração. A profissão escolhida deve estar em uma lista de demandas publicada pelo governo.

Profissionais de determinadas áreas são mais requisitados no país.

  1. Gerente de construção
  2. Contador
  3. Professor de escola secundária
  4. Enfermeiro
  5. Programadores de softwares e aplicativos
  6. Mecânico de motor
  7. Metais instaladores e maquinistas
  8. Carpinteiros e marceneiros
  9. Eletricistas
  10. Trabalhadores de Estruturas Metálicas e Soldagem
  11. Gerente de produção
  12. Clínico geral
  13. Procurador
  14. Encanador
  15. Engenheiro civil

Se você preencher todos os requisitos, pode dar entrada em um processo conhecido como ‘’Expression of interest’’. Infelizmente, será necessário passar por diversos períodos burocráticos, entrar em uma fila e aguardar seu convite.

Após o visto ser permanente aprovado, você pode morar e trabalhar na Austrália legalmente.

A primeira parte do processo será uma entrevista com o agente, que demora em torno de 30 minutos. Após isso ele vai analisar outros fatores: idade, nível de inglês, emprego e se o perfil está dentro dos requisitos.

A Austrália também está tentando levar pessoas para morar em regiões mais isoladas no país. Em alguns casos, o novo morador pode receber até 15 mil reais para ficar em determinadas partes da Austrália. Nesse caso, você não poderá escolher a cidade que deseja morar.

A ideal é impulsionar o crescimento econômico do norte do país, que sofre com a falta de moradores.

Algumas pessoas também vão para a Austrália com o visto de estudante e um pouco antes do visto expirar, pedem a renovação do visto. Não é um processo complicado, mas deve feito antes da expiração do visto.

Vacinas

Vacinas

Para entrar na terra dos cangurus, você precisa estar vacinado contra a febre amarela. Não se preocupe, pois é muito fácil conseguir isso: basta ir ao posto de saúde mais próxima da sua residência (no Brasil).

Você pode ter que apresentar a sua carteira de vacinação ou certificado assim que chegar no país, portanto, não arrisque.

 

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply