Não há quem nunca tenha ouvido falar de Roma ao menos uma vez na vida, que é conhecida como a cidade eterna e fica às margens do famoso Rio Tibre.
O local conta com mais de 2.700 anos de história e já foi o centro do império e também a capital da Itália. Não tenha dúvidas de que Roma é um verdadeiro “parque de diversões” para aqueles que apreciam história, cultura, arquitetura e arte.
Essa incrível metrópole tem 2,8 milhões de habitantes, um trânsito um tanto caótico e uma vida noturna bastante badalada, além de uma ótima gastronomia.
A cidade foi construída sobre a Roma Antiga e uma curiosidade é que as escavações para a construção do metrô levaram anos para ficarem prontas.
Isso porque a cada avanço eram descobertas novas pelas de arte milenares e muito importantes para a história.
Então, se você está mesmo interessar e pensando em ir conhecer Roma, continue lendo e veja muitas informações sobre esse destino incrível. Vamos lá?!
Conteudo
Quando ir a Roma
A melhor época para ir conhecer Roma é entre abril e maio, visto que é uma temporada com pouca chuva e temperaturas mais agradáveis.
Junho ainda tem um clima bastante agradável, mas junho e agosto já é uma época para os mais fortes. Isso porque além de muito calor, você ainda terá de enfrentar multidões de turistas na cidade.
O outono, que se inicia em outubro, é uma época boa também, mas menos interessante do que a primavera porque chove mais. Por outro lado, o outono é preferível, se comparado com o verão.
Todos os caminhos levam a Roma? Então como chegar lá?
Essa velha frase tem seu fundo de verdade, as construçõe sromanas foram feitas para criar diversas estradas que levasse a Roma, essas estradas no tempo antigo somavam 80mil quilometros e tinham o nome de "Cursus Publicus" por isso surgiu essa célebre frase.
Atualmente existem duas companhias aéreas que oferecer voos diretos do Brasil para Roma. Uma delas é a Alitalia, que parte de São Paulo ou Rio de Janeiro, e a outra é a LATAM, que tem voos diretos saindo de São Paulo.
Se você estiver partindo de algum lugar da Itália continental, você tem a opção de chegar até Roma de trem mesmo.
Quais são as principais atrações para visitar em Roma?
Como já foi explicado, o que não faltam são pontos turísticos em Roma e há uma grande variedade de atrações que você pode conhecer por lá. Então, veja quais são as principais atrações para visitar em Roma:
- O Coliseu
Sem dúvidas esse é um destino que você não pode deixar de conhecer quando for a Roma e nenhuma viagem à essa cidade fica completa sem conhecê-lo.
Um grande símbolo do antigo Império Romano, o local teve sua construção iniciada no ano 72 d.C. a fim de sediar grandiosos combates entre gladiadores e animais. As performances atraiam um público de até 73 mil pessoas.
- O Fórum Romano
Quando você compra um ingresso para o Coliseu, ele também dá o direito a visitar o Fórum Romano, o centro da vida econômica e cívica da Roma Republicana.
O local teve uma importância fundamental na história romana, sendo palco de discursos e eleições, da Via Sacra e de muitas celebrações.
- Fontana di Trevi
Esse é outro importante ponto turístico da capital e é por isso que ela está sempre cheia de visitantes.
Mais do que ir ao local para ver essa famosa obra-prima, que já foi até cena de filme, muita gente ainda joga uma moeda na água. Segundo a lenda, essa tradução garante a volta do viajante à essa cidade.
Essa é uma fonte mundialmente conhecida, e consiste na fachada de um prédio, ornamentada com belíssimas estátuas e outros elementos decorativos.
- Praça de São Pedro e Basílica de São Pedro
Na zona norte da cidade de Roma você encontrará o menor estado independente do mundo e a sede da igreja católica, que também é a casa do Papa: o Vaticano!
Duas paradas obrigatórias por lá são a Praça e a Basílica de São Pedro, fundadas em 1506, cuja cúpula foi feita pelo famoso Michelangelo.
O mais legal é que existe a possibilidade de subir até o alto da basílica, pagando um ingresso, claro. De lá você terá uma belíssima vista da cidade. Caso não queira, conheça apenas a basílica, que tem entrada gratuita.
- Museus do Vaticano
Um outro ponto turístico que você não pode deixar de conhecer são os Museus do Vaticano, que abrigam obras de figuras importantíssimas, como Leonardo, Rafael, Caravaggio e Giotto.
- Piazza Venezia
Roma é uma cidade de belíssimas praças e essa é uma das mais famosas delas. Ela fica ao lado do famoso e badalado Palácio Venezia, que é uma das primeiras construções da renascença da Itália.
- Piazza Navona
Essa é outra bela praça de Roma e também um famoso ponto de encontro por lá, que abriga 3 fontes, sendo que a maior dela se chama Fontana dei Quattro Fiumi, criada por Bernini e inaugurada ainda em 1651.
O mais impressionante são suas 4 estátuas gigantes, que simbolizam os quatro maiores rios do mundo, que são o Ganges, o Nilo, o Danúbio e do Rio de la Plata.
- Castelo de Sant'Angelo
Localizado às margens do famoso Rio Tibre e pertinho do Vaticano, você poderá conhecer esse magnífico castelo, que atualmente funciona como um museu.
No passado, logo de sua inauguração, o local serviu também como um túmulo para os restos mortais do Imperador Adriano e sua família, como era comum na época. Ele também era um esconderijo e uma fortaleza.
- Panteão e a Praça da Rotonda
Bem no centro cidade fica o templo de todos os deuses, chamado Panteão, que é um monumento arquitetônico muito imponente. A edificação não somente resistiu ao passar dos anos como também passou por diversas transformações durante os anos.
No átrio, você poderá ver um “olho”, que é uma abertura por onde a luz e o ar entram, e também onde ficam os restos mortais do pintor Rafaello, entre outros.
- Via Apia
A via Apia era uma importante via roamana, e tinha um papel tão importante que era conhecida como "Regina Viarium" ou seja, a Rainha das estradas. Ela chegou a ter uma extensão de 650km e ligava a inúmeros territórios do império romano.
Essa estrada possui diversos pontos tuísticos que merecem atençção especial, por isso criamos um artigo especial para falar tudo sobre a Via Ápia antiga
Onde ficar em Roma
Escolher o melhor lugar para ficar em Roma é bastante complexo para quem não conhece as peculiaridades dessa cidade. O que você precisa saber é que ficando pelo Centro Histórico, não tem erro.
Dentre as principais regiões que você pode se hospedar por lá, dê preferência para algumas das seguintes:
- Castro Petronio
- Esquilino
- Trevi
- Pigna
- Parione
- Campo Marzio
- Ludovisi
- Monti
- Celio
- Trastevere
- Prati
Escolhendo essas regiões, certamente você estará em uma boa localizão para chegar aos principais pontos da cidade e com uma boa infraestrutura.
O que comer em Roma
Para conhecer melhor um lugar, nada melhor do que experimentar sua gastronomia, pois é através dela que se expressa a cultura e origens de uma nação. Então, veja alguns pratos que você deve provar em Roma:
- Bucatini all’a Matriciana
- Spaghetti (ou rigatoni) all’a Carbonara
- Rigatoni con la Pajata ou Pagliata
- Carciofo all’a Giudia
- Saltimbocca all’a Romana
- Coda all’a Vaccinara
- Abbacchio Pasquale
- Trippa all’a Romana
Vida noturna em Roma
O que não falta em Roma são opções para quem quer aproveitar a cidade à noite. O Bairro Trastereve, por exemplo, tem muitas opções de bates e restaurantes, sendo considerado a cara da noite de Roma.
Conheça também o bairro de San Lorenzo, que tem diversos pubs ou vá a alguma das muitas praças de Roma, onde muitos restaurantes colocam mesinhas e oferecem shows de música ao vivo.
Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Roma, seus principais pontos turísticos, atrações e tudo que a cidade pode oferecer para sua viagem. Aproveite essas dicas e boa viagem!