Viagem para ver a Aurora Boreal

Viagem-para-ver-a-aurora-borealEstá planejando fazer uma viagem para ver a Aurora Boreal? Quem não desejaria ver de perto um fenômeno tão lindo e mágico como a Aurora Boreal, cheio de encanto e beleza, este evento da natureza é um show de luzes e cores que encanta a todos.

Então, se também é seu desejo ver a Aurora Boreal de pertinho, continue lendo atentamente até o final para conferir tudo sobre este lindo espetáculo natural que desperta a curiosidade de muita gente.

O que são Auroras Boreais

Surpreendentemente, este fenômeno foi nomeado por Galileu Galilei em 1619 como Aurora Boreal, sendo uma maneira de homenagear a deusa romana do amanhecer (Aurora) e o deus grego dos ventos nortes (Bóreas).

Um fenômeno tão mágico e fascinante quanto este certamente nos inspira a querer conhecer mais sobre o motivo pelo qual ele ocorre e também suas principais características.

Aliás, é até mesmo difícil de explicar algo tão encantador, que envolve tal complexidade cientifica, onde é impossível descrever de fato sua real beleza vista ao vivo.

Mas, Auroras Boreais ou Auroras Polares, na realidade consistem em um fenômeno óptico, que iluminam o céu com inúmeras cores.

Sendo ocasionada pelo impacto das partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, em outras palavras, é caracterizada por uma explosão solar, onde bilhões de partículas com energia são disparadas pelo espaço, das quais são canalizadas em direção ao campo magnético da Terra.

Desse modo este fenômeno acontece como resultado da atividade das fulgurações solares, que quando entram em contato com os gases da atmosfera, adquirem cores, como por exemplo:  azul (hidrogênio), vermelho (nitrogênio) e verde (oxigênio).

Quando o mesmo ocorre em regiões próximas ao polo norte, isto é, em latitudes do hemisfério norte, este fenômeno é então chamado de aurora boreal, já quando acontece no polo sul, temos a aurora austral.

Lugares para ficar na Sua Viagem para ver a Aurora Boreal

uma-bela-aurora-boreal-no-árticoAgora que você já sabe o que é Aurora Boreal, certamente ficou curioso para ver este espetacular fenômeno bem de perto.

Então confira em seguida alguns lugares onde é possível ver este incrível jogo de luzes:

Aurora Boreal Islândia

A Islândia é um país nórdico europeu, do qual por si só já é um ótimo destino a ser visitado, visto que possui vulcões, fontes termais e paisagens exuberantes, além de sua rica cultura local.

Mas o que atrai muitos visitantes a este lindo país, sem dúvida alguma é a temporada da Aurora Boreal, que ocorre no período de outono a inverno, mais precisamente entre o final de setembro e início de março da qual é a melhor época para aproveitar a ocorrência deste fenômeno.

Pois, durante esse intervalo de meses o céu costuma estar limpo e sem tantas nuvens, o que é ideal para ver o jogo de luzes perfeitamente, além disso, a Islândia é um dos melhores países para admirar este fenômeno, pois, o mesmo está bem localizado no Círculo Polar Ártico.

Aurora Boreal Europa

No Norte do Continente Europeu é possível encontrar grandes espetáculos desse mágico jogo de luzes, principalmente na cidade de Tromso, localizada logo acima do círculo Polar Ártico, ao norte da Noruega.

Esta cidade chega a ser conhecida por “capital da Aurora Boreal”, outros locais da Europa interessantes para visualizar este fenômeno, são: ilhas de Vesteralen, Lofoton e ao longo do cabo litoral.

Sendo a época mais propícia, entre os meses de setembro a março, e os melhores locais para assistir a Aurora Boreal são aquelas localidades mais distantes do centro da cidade e por conseguinte de suas luzes artificiais.

Aurora Boreal Finlândia

A Aurora Boreal é um fenômeno muito marcante na Finlândia, da qual pode ser vista da província da Lapônia, que é situada no Ártico.

Sendo então possível admirar um lindo jogo de luzes no céu, e, assim como os outros locais o melhor período para assistir a Aurora Boreal na Finlândia certamente é durante o outono e o inverno, onde é possível ter uma maior ocorrência deste fenômeno entre os meses que correspondem de setembro a março.

Aurora Boreal Alasca

No Alasca também é possível vislumbrar a Aurora Boreal, que costuma ocorrer entre os meses de inverno e outono, assim como os demais locais, do período que compreende de setembro a março.

O Alasca é o maior Estado norte-americano, onde é possível se aventurar em um incrível passeio de trenós puxados por husky siberianos durante sua caça a Aurora Boreal.

Como o ideal é assistir a esse evento em locais mais distantes do centro da cidade, o ideal é ir para lugares mais isolados, contudo, o Parque Nacional de Denali é também uma ótima opção, além disso a Universidade do Alasca dispõe previsões meteorológicas para aqueles que procuram ver a Aurora Boreal.

A dica para não perder a Aurora Boreal é programar sua viagem pensando no período em que este fenômeno ocorre com maior frequência, além disso, é ideal reservar pelo menos uma semana de viagem para poder ir à caça da Aurora Boreal, pois, o mesmo pode não acontecer todas as noites.

Hotel para ver Aurora Boreal

Para ver a Aurora Boreal de uma melhor maneira é necessário se distanciar da cidade, como já dissemos anteriormente, porém, muitas vezes é necessário fazer longas caminhadas até encontrar o melhor local para observar este fenômeno e até mesmo passar algumas boas horas sentindo o frio do gélido inverno polar.

Portanto, se você deseja ver este lindo jogo de luzes no total conforto, saiba que é possível reservar hotéis com vistas impressionantes para admirar a Aurora Boreal.

Hotel para ver Aurora Boreal na Islândia

Na Islândia temos o Hotel ION-Selfoss que fica próximo ao Parque Nacional Thingvellir que é muito conhecido por suas águas e fontes termais do Geysir, este hotel te permite mergulhar na Fissura Silfra e tem passeios de barco entre continentes, assim como oferece escaladas e rafting como atividades, além de tudo isso ele conta com um bar panorâmico ideal para você assistir a Aurora Boreal.

Outro hotel perfeito para admirar o fenômeno é o Hotel Rangá que fica em Hella, no interior da Islândia, nele é possível aproveitar um ofurô ao ar livre que tem vista para o vulcão do Monte Hekla, ademais, o hotel conta com um observatório astronômico próprio para que os visitantes possam observar o céu. Além disso existe um alarme especial para ninguém perder a Aurora Boreal, que é conhecido por “alarme da Aurora”.

Hotel para ver Aurora Boreal na Finlândia

Hotel-para-assistir-a-Aurora-Boreal-Hotel-Arctic-TreeHouse-na-Finlândia-ao-meio-da-florestaNa Finlândia encontramos o Hotel Artic TreeHouse que possui cabanas com neve a sua volta onde uma das paredes é totalmente de vidro, sendo possível admirar a Aurora Boreal em um quarto super aconchegante.

Existe também o Hotel Northern Lights Ranch perto da cidade de Konga, que possui quartos semelhantes a uma estrutura de contêineres feito totalmente de vidro, das laterais ao teto, assim é possível apreciar a Aurora Boreal enquanto desfruta do total conforto.

Na Finlândia também temos hotéis iglus, como por exemplo, o Kakslauttanen Arctic Resort que fica em um local cercado pela natureza, que possui iglus de vidro e também chalés de madeira no estilo tradicional.

Podemos encontrar também o Golden Crown que fica no topo da montanha Utsuvaara, próximo à estação de esqui Levi, esse hotel possui iglus de vidro que tem isolamento térmico sendo bem aquecidos, todos os iglus possuem máximo de conforto, com banheiros privativos, chuveiro e secador de cabelo.

Além de ter camas ajustáveis eletronicamente, todos os quartos também possuem vista para a montanha.

Hotel para ver Aurora Boreal na Europa

Na Europa encontramos o Holmen Husky Lodge um hotel localizado na Noruega, que possui cabanas com vista para o céu, possuindo todo o conforto de um hotel de luxo.

Outro hotel perfeito para ver a Aurora Boreal na Noruega é o Malangen Resort, localizado na cidade de Mestervik, que também possui vista para o céu, e conta com quartos, chalés e também apartamentos completos como possibilidade de acomodações.

Na Suécia é possível observar a Aurora Boreal do Hotel Abisko Mountain Lodge, que fica localizado em uma simpática vila.

Hotel para ver Aurora Boreal no Alasca

No Alasca, temos o Hotel AlyesKa sua localização remota é perfeita para admirar a Aurora Boreal, e a equipe do hotel se encarrega de chamar os visitantes quando o fenômeno começa.

App para ajudar a ver a Aurora Boreal

Na caçada para ver a Aurora Boreal podemos contar com ferramentas que ajudam a encontrar os locais que serão melhores para visualizar este fenômeno, assim como os dias em que serão mais propícios a sua ocorrência, alguns até mesmo indicam os melhores horários para isso, são eles os aplicativos.

Desse modo você tem mais chance de garantir que veja a Aurora Boreal durante a sua viagem, em seguida você pode ver alguns exemplos destes:

Estes app’s também apresentam a intensidade da Aurora Boreal, assim como as condições em que o céu está, se está limpo o suficiente para que seja visto o fenômeno, e a probabilidade de visualização do mesmo.

Além dos indicados acima, temos também o app para IOS chamado Aurora Iceland, que custa em média 2 dólares e apresenta previsão de ocorrência da Aurora Boreal nas cidades e locais próximo a sua localização.

Contudo, não deixe de programar outros passeios e atividades, pois, além de ocorrer apenas durante a noite ou início da manhã, pode acontecer que você não consiga ver a Aurora Boreal.

Mas, nesse caso não fique decepcionado aproveite as outras maravilhas que estes países costumam ter e procure ficar no mínimo uma semana assim você aumenta as chances de encontrar este incrível fenômeno de luzes mágicas, além disso você pode retornar ao local novamente. Portanto, siga as nossas dicas, tenha uma boa viagem e faça uma ótima caça a Aurora Boreal.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply