África, Quando ir, onde ficar e quais melhores Pontos Turísticos

veados-na-Africa-do-SulViajar é algo que enriquece a alma e possibilita aumentar nossa bagagem cultural. A África, por exemplo, é um destino que está cada vez mais sendo procurado pelos turistas brasileiros, especialmente a África do Sul.

O local oferece uma paisagem muito rica, com praias deslumbrantes que se dividem entre os Oceanos Índico e Atlântico.

Mais do que isso, o país tem uma cultura muito rica e peculiar, uma rica gastronomia e os famosos safaris, que chamam atenção de que vai para lá.

O que muita gente não imagina é que a África também pode ser um ótimo destino para conhecer vinícolas e praticar esportes radicais, além de ter um preço muito acessível até mesmo quando o dólar está em alta.

O que muitos também não imaginam é que, partindo de São Paulo com destino a Gana, fazendo conexão porque não existem voos diretos, a viagem pode durar cerca de 24 horas.

No entanto, se o seu sonho é viajar e conhecer a África, não deixe isso abalar você, afinal, as belezas do local compensam essa pequena desvantagem.

Então, se você está mesmo interessado e quer saber um pouco mais sobre a África, continue lendo e descubra mais detalhes sobre esse assunto. Vamos lá?!

Quando ir

A África é um continente muito grande e os destinos mais turísticos ficam na parte chamada de África do Sul. Por isso é que vamos conhecer um pouco melhor sobre a melhor época para ir para lá.

Pois bem, de dezembro a janeiro é o verão na África e faz bastante calor em algumas regiões.

Até mesmo em dias mais chuvosos, a temperatura pode chegar a 35°C na região nordeste e central.

Já nas regiões sudeste e sul, o clima mediterrâneo provoca menos chuvas no verão. Além disso, os dias são ensolarados e longos, ótimos para conhecer o lado natural da região.

Se a ideia é mergulhar, essa já não é a melhor época. Isso porque são os meses de abril a setembro que atraem também os surfistas.

Entre julho e agosto é a estação de inverno por lá. Em Johannesburgo e arredores as temperaturas ficam bem agradáveis, sendo uma ótima época para safaris.

O fato é que não existe uma época ideal para ir à África, pois é possível ter uma boa experiencia por lá o ano todo. Isso porque cada época é mais favorável para uma atividade ou outra, mas isso não inviabiliza que seja feita em outros momentos.

Como chegar

A África e um continente que fica ao sul da Europa e norte da Antártida e não é difícil chegar até lá. O que vai mudar a forma de chegar até a África é o local de partida.

Considerando a cidade de São Paulo, no Brasil, o método mais indicado e comum é ir de avião mesmo.

No entanto, como já foi dito, não existe voo direto para lá, portanto, todos os voos possuem, pelo menos, uma conexão e a viagem pode demorar a partir de 24 horas.

Vale lembrar que a companhia aérea escolhida também vai variar de acordo com o destino escolhido no continente africano.

O que fazer

O que não falta para quem vai à África são atrações. No entanto, como já foi explicado, é um continente grande e com muitos países. Por isso, o passeio escolhido pode variar muito de acordo com o seu destino por lá.

Mesmo assim, veja algumas opções de passeios que você pode e deve fazer na África:

  1. Safaris
    safari na Africa-do-sul

    Safári na África do Sul

Claro que o safari não poderia faltar nessa lista. Imagine que incrível andar por entre os animais nativos em seu habitat, ver leões, elefantes, hienas, pássaros, girafas e muitos outros.

A madikwe Game Reserve é uma das maiores da África do Sul e tem uma excelente infraestrutura hoteleira para receber seus turistas.

  1. Natureza
    Ilhas Maurícias na África Oriental

    Ilhas Maurícias na África Oriental

Para quem gosta de aventuras radicais, é possível aproveitar a Rota do Jardim, que é um ponto turístico que tem uma densa floresta, praias, montanhas e lagos.

  1. Museus
    Navio-Negreiro

    Navio-Negreiro

A África tem 54 nações, sendo muito rico em cultura do mundo todo. O destaque vai para o Museu Maropeng, construído sob a terra e com um enorme acervo sobre o desenvolvimento das espécies do mundo.

  1. Praias
    Zanzibar

    Principal ilha do arquipélago tanzaniano de Zanzibar

Por ser calor quase o ano inteiro, a África do Sul oferece uma grande variedade de praias de areias brancas e águas claras. Você pode conhecer a Golden Mile, em Durban, que é uma região com uma ampla costa ensolarada e de águas mornas, com passeio de teleférico e ótimos restaurantes.

Onde ficar

Na África existem três destinos que são mais procurados e é por lá que é mais indicado ficar, afinal, oferecem uma maior infraestrutura turística. Vamos conhecer os lugares onde ficar na África:

  1. Johannesburgo
    Johannesburgo é a maior cidade da África do Sul

    Johannesburgo é a maior cidade da África do Sul

Essa cidade é um ponto quase obrigatório para os turistas, especialmente aqueles que imaginam que a África é feita só savanas. O melhor de tudo é que essa cidade oferecer uma grande variedade de atrações para todas as idades.

Lá você verá os grandes prédios de uma metrópole e encontrará regiões de compras, com bares, baladas e vida noturna para diferentes estilos.

  1. Cape Town (Cidade do Cabo)
    Cidade do cabo capital da África do Sul

    A cidade do Cabo é a capital legislativa do África do Sul

Essa é uma cidade que é ideal para os amantes da natureza e de passeios ao ar livre. Essa cidade pode ser vista já logo na chegada a Table Mountain, que oferece uma vista espetacular para aqueles que chegam ao seu topo.

Mais do que isso, é possível ainda mergulhar com os pinguins, que é uma atividade que ocorre diariamente em uma praia paradisíaca chamada Boulders Beach.

  1. Porto Elizabeth
    Porto Elizabeth é uma cidade na baía de Algoa

    Porto Elizabeth é uma cidade na baía de Algoa

Tal como Johannesburgo, essa cidade tem atrativos para todos. O clima por lá é agradável, carismático e com pontos turísticos cercados de muita história e espaços com natureza.

Uma dica aqui é conhecer o Donkin Reserve, que é uma linda construção, riquíssima em detalhes e que oferece uma incrível vista da baía local.

Pontos Turísticos

Embora muita gente acredite que os únicos passeios da África se resumem a safaris e animais selvagens, mas isso não é verdade mesmo. A prova disso está nos pontos turísticos que você verá a seguir:

  1. Igreja escavada de Lalibela – Etiópia
    igrejas escavadas na rocha de Lalibela

    As igrejas escavadas na rocha de Lalibela constituem um Patrimônio Cultural da Humanidade situado na Etiópia

Nesse local foi encontrada uma pequena cidade enterrada, que foi escavada. O destaque vai para suas igrejas monolíticas do século 12, esculpidas na rocha mesmo sob o comando do Rei de Lalibela como réplica de construções de Jerusalém.

  1. Falésias de Bandiagara – Mali
    Falésia de Bandiagara

    A Falésia de Bandiagara, no Mali, é uma fratura geológica de aproximadamente 200 km de extensão

Mali oferece pequenos vilarejos e cenários ótimos para o turismo de aventura. No entanto, é preciso cautela visto que o local possui um certo histórico de violência.

Mesmo assim essa falésias são incríveis e merecem ser conhecidas.

  1. Alameda de Baobás – Madagascar
    Alameda de Baobás em Madagascar

    Alameda de Baobás em Madagascar

O Baobá é uma arvore gigante que podem chegar a ter 30 metros de altura e é possível encontrar diversas delas na costa leste da Ilha, formando um cenário de tirar o fôlego.

  1. Seychelles
Ilhas de Seychelles

país insular localizado no Oceano Índico ocidental ao norte de madagascar

As águas cristalinas que cercam o conjunto de mais de 115 ilhas causam um grande impacto visual em quem chega. Lá é incentivado o turismo sustentável e há um rigoroso controle da quantidade de visitantes no local.

  1. Parque Nacional de Vulcões
    Parque Nacional dos Vulcões

    O Parque Nacional dos Vulcões é um parque nacional localizado no noroeste do Ruanda

Localizado na fronteira com o Parque Nacional de Virunga, do Congo, esse Parque Nacional Mgahinga de Uganda abriga vulcões e montanhas, além de uma vasta floresta que cobre a região.

O destaque vai para a população de gorilas que estão ameaçados de extinção e se escondem por lá.

  1. Garden Route – África do Sul
    Rota Garden-Route

    A Rota Jardim é um trecho da costa sul-ocidental da África do Sul que se estende a partir de Mossel Bay, no Cabo Ocidental até Storms River

O percurso para chegar a esse lugar tem 200 km partindo da Cidade do Cabo. Lá é possível encontrar um destino um lugarejo ótimo para quem procura aventura, com trilhas variadas.

O lugar ainda conta com campo de golfe e feirinhas de artesanato local. No caminho é possível ver mata, colinas, praias, florestas e lagos.

Dicas

Até agora, já sabemos que os destinos da África oferecem muito mais do que safaris e paisagem de savana, não é mesmo?! No entanto, a verdade é que a diferença cultural é grande e nada melhor do que contar com algumas dicas para que sua viagem corra bem, veja só:

  • A moeda

A moeda da África do Sul é o Rand e na conversão, 1 dólar vale cerca de 16 Rands atualmente. Como formas de pagamento, a maioria dos cartões são aceitos por lá, tais como Master Card, American Expess, Dinners Club e outros.

A dica é sempre acompanhar a cotação para não perder dinheiro quando for fazer o câmbio.

  • Idioma

A África possui 11 idiomas oficiais, incluindo o inglês e o africanes. Mais do que isso, existem muitos outros dialetos, considerando a grande variedade cultural.

  • Mão inglesa

Se você resolver alugar um carro na África, fique sabendo que lá o sistema de trânsito é mão inglesa. Por isso é preciso ter atenção redobrada quando for dirigir.

  • Segurança

Existem muitos locais seguros na África, especialmente aqueles que são turísticos. No entanto, assim como em qualquer lugar, é bom saber mais sobre um bairro ou região antes de se aventurar.

  • Malária

A África oferece o risco de contrair Malária. Por isso é que a Embaixada da África do Sul no Brasil recomenda que os turistas tomem um remédio cerca de 24 horas antes de visitar alguns parques ou reservas.

Mais do que isso, o uso de repelente é imprescindível por lá!

Fotos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a África, veja algumas fotos de todas as belezas que o lugar pode oferecer para você:

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a África e já pode começar a planejar a sua viajem para lá hoje mesmo, aproveite e boa sorte!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply