Com usar Uber no exterior?

Com-usar-Uber-no-exterior

Ao viajar para o exterior, uma das principais preocupações durante o período de estadia, é a questão de locomoção. Para aqueles que não poder ou não querem alugar um carro, as opções de transporte são ônibus, trens, transportes públicos ou aplicativos como Uber e Lyft. A vantagem do Uber e outros aplicativos parecidos, é que eles são mais práticos e rápidos do que transporte público.

Pagamento da corrida

Você pode usar o mesmo aplicativo que utiliza no Brasil. Entretanto, em algumas cidades e países só existe a opção de cartão de crédito (você pode adquirir um pré-pago no Brasil ou então comprar um cartão presente quando estiver no exterior).

Lembrando que caso o cartão tenha sido comprado no Brasil, precisa estar desbloqueado. Você pode adquirir um cartão de crédito internacional em casas de câmbio.

O pagamento será feito na moeda local. Se você utilizar o cartão de crédito internacional do seu banco, vai precisar pagar sim a taxa IOF.

Pagamento-da-corrida

Isso não ocorre caso você pague a corrida no dinheiro. A vantagem é que é possível ver qual será o valor da corrida antes de entrar no carro, o que diminui a chance de motoristas tentarem tirar vantagem do passageiro.

Caso a cidade que você escolheu para visitar não aceite dinheiro, mas você não queira pagar a taxa IOF, considere comprar um cartão presente da UBER (gift card). Você encontra facilmente em lojas de conveniência e mercados grandes.

Basta comprar o cartão, raspá-lo para ter acesso ao código e inserir no aplicativo.

Não esqueça de que para você ter acesso ao aplicativo, precisa estar conectado a uma rede móvel ou Wi-fi. Verifique com a sua operadora como funciona o plano de dados no exterior. Mas para você economizar, pode comprar um chip assim que chegar no seu destino.

Eles vão ter uma validade menor (em geral poucas semanas), e vai ser mais barato.

Nos Estados Unidos por exemplo, a T-Mobile oferece um chip que tem duração aproximada de três semanas e custa em torno de 45 dólares.

O que fazer se eu não souber falar o idioma local?

Como-usar-o-google-tradutor

Se você não for fluente na língua local, não se preocupe de maneira alguma. Mas é importante que você fique de olho para ver se o motorista não está dando voltas a mais, pois nesse caso, o valor da corrida vai aumentar.

Caso isso aconteça, reclame no aplicativo após o término da corrida.

Como funciona o Uber no exterior

Como já foi explicado, o aplicativo é o mesmo que você utiliza no Brasil, o que significa que você não vai precisar falar o download novamente.

Caso você ainda não tenha baixado o aplicativo, é recomendável que faça isso ainda no Brasil, para não perder tempo na viagem.

Se você quer saber se o serviço é operado na cidade em que você vai viajar, confira no site do Uber os lugares em que ele funciona.

É difícil, mas alguns lugares ainda não tem acesso ao serviço. Nesse caso, considere alugar um carro ou então procure sobre o transporte público da região.

Ainda no Brasil, faça simulações de valores no aplicativo para ver quanto as viagens que você pretende fazer vão custar.

Coloque o endereço do seu local de hospedagem e também dos lugares que pretende visitar. Caso veja que fique muito caro, dará tempo de pesquisar outras opções.

Em alguns países, como nos Estados Unidos, é comum que passageiro ofereçam uma gorjeta de pequeno valor aos motoristas.

Você pode fazer isso pelo próprio aplicativo. Embora não seja obrigatório, é uma forma de valorizar um serviço bem prestado.

Como evitar que problemas aconteçam

Como-usar-Uber-no-Exterior

Em primeiro lugar, é importante que você esteja atento as categorias de carros.

Algumas cidades tem a opção de veículos como UberPool (que são as famosas corridas compartilhadas), Uberlux (carros de luxo), Uber XL e UberSUV (para acomodar mais que quatro passageiros).

Confira bem qual carro você está pedindo para evitar possíveis surpresas no valor do pagamento.

Preste atenção aos avisos do aplicativo, pois eles podem dar informações importantes.

Em alguns lugares, como aeroporto, há lugares específicos para solicitar o serviço, devido a possíveis problemas com a fiscalização.

Só saia do carro após o motorista encerrar a viagem, para evitar que você seja cobrado mais do que o devido, o que infelizmente pode acontecer.

Por que utilizar Uber no exterior?

Uber é mais rápido, prático e barato do que táxi. Além disso, você sabe exatamente quanto precisa pagar e caso a corrida fique mais caro do que o esperado, é só contatar o serviço de atendimento da empresa para resolver a questão.

Embora grandes cidades ofereçam um ótimo serviço de transporte público, pegar um uber diminui as suas chances de se perder pela cidade.

A noite também é mais seguro estar dentro do carro do que ficar esperando no ponto de ônibus ou no metrô, por exemplo.

Em cidades turísticas, os motoristas sabem que tem muita probabilidade de realizar corridas para passageiros estrangeiros e em geral, são preparados para isso.

Conclusão

É possível utilizar Uber em diversos lugares, com raras exceções. Entretanto, você já sabe sobre possíveis taxas que podem ser cobradas (como a IOF) e como não precisar pagá-las. Basta simplesmente pagar a corrida no dinheiro ou comprar um cartão presente.

Esteja atento na hora de solicitar a corrida. Assim como no Brasil, há mais de uma opção: uber juntos, uber X, select, VIP, XL, LUX, SUV, etc.

Se você acabar escolhendo a opção errada, pode pagar sem necessidade.

Para a sua segurança, confira os dados do motorista, como o nome e a placa antes de entrar no carro.

Em caso de qualquer problema, como valor da corrida alterada ou mal atendimento, contate a uber para ter parte do seu dinheiro novamente.

Esteja sempre ciente de que embora o serviço de transporte da Uber seja o mesmo em qualquer lugar, pelo fato de você estar em um país diferente, tome algumas atitudes para facilitar a sua vida e a do motorista.

Preste atenção no lugar em que você está e saiba exatamente aonde quer você chegar. Além de ser uma medida de segurança, vai evitar que o motorista fique vários minutos te procurando.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply