Os animais de estimação estão cada vez mais próximos dos seus donos e muitas vezes são considerados membros da família. Essa nova forma de se relacionar com os animais fez com que as pessoas começassem a acrescentar os seus bichinhos em suas viagens de família.
As viagens sempre precisam de muita organização para evitar transtornos e não é diferente quando falamos sobre como viajar com seu animal de estimação.
Os animais precisam de atenção extra quando vão viajar com seus donos, principalmente aqueles que não estão acostumados. Sair do rotina pode ser um grande estresse e é necessário muito cuidado para que não ocorra nenhum acidente com o seu bichinho.
Vamos falar sobre alguns tópicos importes de como viajar com o seu animal de estimação para facilitar a experiência para você e seu bichinho.
Conteudo
O que você deve ter atenção
Antes de fazer a viagem é imprescindível confirmar que o seu destino permita a presença de animais de estimação. O crescimento do amor entre os animais e seus donos se tornou uma ótima forma de alavancar a economia e muitos comerciantes perceberam isto.
Vários estabelecimentos são chamados de amigos dos animais, cada um deles possui suas próprias regras, mas aceitam o seu bichinho, desde que ele esteja dentro das normas do local.
Antes de visitar qualquer estabelecimento você deve ficar atento se o seu animal de estimação estará apto a cumprir com as normas do local para que vocês não passem por nenhum constrangimento desnecessário.
Todas as vacinas do seu animal de estimação devem estar em conformidade com a região que será visitada, algumas cidades possuem maior taxa de transmissão de determinadas doenças e obter este conhecimento ajudará a saber como proteger o seu animal de estimação.
Um exemplo da prevenção de doenças é a utilização de coleiras repelentes em cachorros, mas este tipo de acessório não pode ser utilizado em todos os animais e é necessário escolher a marca correta.
Fique atento, pois gatos não podem utilizar qualquer tipo de coleira. Existem algumas que foram criadas especialmente para os felinos, elas possuem um sistema abre-fácil que impede que os gatinhos fiquem presos e se enforquem acidentalmente.
O hotel que você irá se hospedar deve ser seguro para o seu animal, independentemente de ser um gato, cachorro, pássaro ou qualquer outra espécie. Ligue para o local e faça todas as perguntas necessárias para garantir a segurança do seu bichinho.
Antes de realizar a viagem, leve seu animalzinho ao veterinário para garantir que ele está saudável e tire todas as dúvidas que tiver sobre como agir com ele durante a viagem.
Documentos essenciais que não podem faltar
O documento que sempre deve viajar com o seu animalzinho é a sua carteira de vacinação, alguns estabelecimentos exigem a apresentação de um atestado que comprove a saúde do animal de estimação.
Para realizar viagens internacionais pode ser necessário a apresentação de outros documentos, tais como o passaporte do animal e formulários que comprovem que o animal possui um microchip de identificação.
Uma foto com boa qualidade do animal também deve ser acrescentada a sua bagagem, ela precisa ser anexada a caixa de transporte no caso do animal for realizar a viagem em uma companhia área.
É importante lembrar que a carteira de vacinação e o atestado que comprova que o seu animalzinho está saudável são documentos diferentes. O atestado não deve ser expedido com um prazo muito distante do dia de sua viagem.
Para aprender como viajar com seu animal de estimação você compreender ele precisa estar saudável e que é necessário possuir documentos que comprovem sua boa saúde.
As companhias aéreas que aceitam animais
Algumas companhias aéreas permitem que animais pequenos realizem a viagem dentro da cabine com os seus donos, desde que eles estejam dentro das normas da empresa.
Ao falar sobre como viajar com o seu animal de estimação, provavelmente o maior medo dos donos é de deixar o animal viajar sozinho no bagageiro do avião, mas animais pequenos podem viajar ao lado de seus donos na cabine.
As seguintes companhias aéreas permitem que o seu animal de estimação faça viagens:
- Gol
- Latam
- Azul
- Avianca
Gol
A Gol permite que o seu animal de estimação realize a viagem na cabine com você, desde que ele possua mais de 4 meses e que o seu peso não ultrapasse os 10 kg.
É importante se lembrar de que o animal deve utilizar uma caixa de transporte e que o peso dela também será contabilizado nos 10 quilos. A companhia aérea recomenta a utilização de caixas de transporte da marca Kennel.
O responsável pelo transporte do animal deve ser um adulto ou maior de 13 anos, o check in deve ser realizado com 3 horas de antecedência e todos os documentos necessários devem ser apresentados.
Os animais que ultrapassam os 10 quilos podem ser transportados no compartimento de carga, mas não devem ultrapassar os 30 quilos. Algumas raças de cães e gatos não são permitidas pela companhia aérea, são raças que possuem o focinho curto e que podem apresentar problemas respiratórios durante o voo.
Saiba mais: regras Gol de transporte de animais
Latam
Os animais precisam ter 8 semanas de vida para a maioria dos países e 4 meses para viagens que incluam os Estados Unidos. O peso máximo somando o animal e a caixa ou bolsa de transporte é de 7 quilos.
Os passageiros devem ficar atentos as medidas das bolsas e caixas de transporte. As bolsas devem possuir 36 cm de comprimento, 33 cm de largura e 23 cm de altura. Enquanto as caixas precisam ter 36 cm de comprimento, 33 cm de largura e 19 cm de altura.
Para ser transportado no bagageiro é necessário que o animal possua comportamento dócil, A caixa de transporte não deve ultrapassar os 115 cm de altura e 45 kg. Para viagens que incluíam a Europa, Oceania, Argentina, Aruba, ou África do Sul precisam possuir no máximo 32 kg.
Azul
Os animais de no máximo 5 kg podem ser transportados na cabine, este peso é a soma do animal com a sua caixa de transporte. O animal deve conseguir se movimentar dentro da caixa.
Toda a documentação deve ser entregue antes de realizar a viagem, documentos incorretos podem impedir a entrada do animal no avião.
A caixa de transporte precisa ter material impermeável para que não ocorra o vazamento, pois o animal pode fazer suas necessidades especiais durante o voo.
Os cães guias podem ser transportados na cabine, mas é necessário solicitar isto durante a compra da passagem e que o animal esteja com todas as suas vacinas em dia
Saiba mais: regras Azul de transporte de animais
Avianca
A companhia aérea aceita transportar em suas cabines, gatos, pássaros e cachorros, desde que eles não ultrapassem a marca de 7 kg e 20 cm de altura. Os animais devem ter no mínimo 4 meses de vida.
Todas as vacinas do animal devem ter sido aplicadas e o passageiro é responsável por levar a carteira de vacina e o atestado comprovando boa saúde para apresentar antes do embarque do animal.
A companhia aérea não transporta animais com o focinho curto ou que sejam agressivos. Essa medida visa a segurança do próprio animal e de todos os passageiros do avião.
Saiba mais: regras Avianca de transporte de animais
Custo para viajar com animais
Viajar com animais de estimação pode custar em torno de 200 a 1000 reais por trecho. Além deste valor será necessário somar o valor de uma consulta com o seu veterinário de confiança em um prazo de cerca de 10 dias antes da viagem para fornecer o atestado de boa saúde do animal.
Outro gasto para viajar com os animais será a compra de uma boa caixa ou bolsa de transporte. A caixa de transporte que for utilizada no bagageiro deve ser resistente e cumprir com todos os requisitos da companhia aérea.
Se as vacinas do seu animal de estimação não estiverem em dia, elas também devem entrar no orçamento e fazer parte dos custos para viajar com seu animal.
Pode ser necessário desembolsar uma quantia um pouco alta de dinheiro para viajar com o seu animal de estimação, mas no final irá valer a pena os momentos únicos que vocês irão passar juntos.