Costa Vicentina em Portugal, uma Viagem Inesquecível

praias-da-costa-vicentina-no-Algarve

Quando se fala do Algarve, as pessoas imediatamente pensam em toda a costa Sul de Portugal, principalmente na faixa que liga Faro a Lagos. Mas na verdade, há uma pequena costa que prolonga a costa alentejana, conhecida como costa vicentina.

A faixa do litoral entre Odeceixe e Burgau ainda faz parte do Algarve, fazendo parte do parque natural que começa no sudoeste alentejano, se tornando uma área sujeita a proteção ambiental. Basicamente, a costa Vicentina é um trecho de 100 km de extensão nas margens do oceano atlântico que une o litoral do Alentejo com o Algarve.

Se você está planejando conhecer um pouco do litoral português, vale muito a pena conhecer sobre a costa vicentina. Conheça sobre os principais pontos turísticos, melhores opções de hospedagem e a gastronomia local.

Pontos turísticos

Vila Nova de MilfontesVila-nova-de-mil-fontes-em-Portugal

Vila Nova de Milfontes é conhecida como ‘’A Princesa do Alentejo’’, pois esse lugar é um verdadeiro paraíso. Mesmo que o dia esteja meio nublado, vale a pena passar por aqui, pois há vários restaurantes, lojas e principalmente muitas praias.

As águas mais conhecidas de Milfontes são A Praia dos Aivados e Praia do Malhão.

Jardim da Fonte FérreaJardim-da-fonte-férrea

O Jardim da Fonte Férrea está localizado na vila de Odemira. É um jardim público que se destaca devido ao seu caráter histórico. Há muitas árvores e plantas e uma fonte dentro desse jardim.

O jardim é muito importante para a região, pois ajuda a manter a biodiversidade local, já que aves e insetos (importantes para o ecossistema), moram no local.

É um espaço agradável, ideal para relaxar e ficar embaixo da sombra durante o verão português.

Onde ficar

Hotel Mar e sol

Entre o Rio Mira e o Oceano Atlântico, está situado o Hotel Mar e Sol. A propriedade fica perto de vários restaurantes e bares no centro de Milfontes.

Os quartos apresentam uma decoração em estilo alentejano. O café da manhã está incluso e serve algumas delícias da cozinha regional e portuguesa.

O Hotel Mar e Sol fica a pouco minutos (de carro) de várias praias da região. O Parque Natural do Sudoeste Alentejano fica a 50 minutos da propriedade.

Hotel Alcatruz

O Alcatruz é um hotel moderno e todos os seus quartos são decorados com temas praianos. As Praias do Vale dos Homens e Carriagem fica a apenas cinco minutos de distância (de carro) do Alcatruz.

Todos os quartos são bem iluminados e possuem ar condicionado. O café da manhã inclui vários pães e outros itens que fazem parte da culinária regional. Você pode ir para vários restaurantes a pé.

Pousada de Sagres

A Pousada de Sagres oferece vista para a Fortaleza dos Sagres e para o Farol do Cabo São Vicente. Trata-se de uma pousada mais sofisticada e em locação privilegiada, pois está bem no topo de uma Falésia em frente ao Oceano Atlântico.

Ao redor da piscina tem várias espreguiçadeiras que oferecem uma vista deslumbrante. O restaurante do hotel oferece vários pratos tradicionais da cozinha portuguesa.

O que comerO-que-comer-na-Costa-Vicentina-de-Portugal

Há vários restaurantes de comidas típicas portuguesa no local. Conheça os que tem o melhor custo-benefício.

Trinca Espinhas

O Trinca Espinhas está situado na Praia de São Torpes, bem no início da costa. Uma das suas principais atrações é a vista deslumbrantes do mar que os clientes podem apreciam enquanto se deliciam com as refeições.

Os pratos incluem ovos, saladas de polvo, bife do lombo, camarões e peixes grelhados.

Taberna di Vitória

Se você está passando pela praia de Zambujeira do Mar, não pode deixar de conhecer a Taberna, que fica meio escondida, mas ainda assim, vale a pena procurá-la.

As maiores especialidades da casa são os grelhados e saladas de polvo.

O Paulo

Esse restaurante fica mais no sul da Costa, na Arrifana. É um local mais sofisticado e com preços mais altos.

Os pratos são típicos da região: mariscos, caldeiradas e massadas de peixe. Além disso, oferece uma ótima vista para a praia.

Pizza Pazza

A comida da Costa Vicentina é maravilhosa. Mas se você quiser variar um pouco, vale a pena conhecer uma das principais pizzarias locais. A pizzaria foi aberta em 2002 e até o Príncipe William já passou por aqui.

Vida Noturna

Apesar da região estar localizada perto do mar e atrair vários turistas durante o verão, a vida noturna não é tão agitada se comparada a Lisboa ou Coimbra, por exemplo. Mas ainda assim, há alguns bares que deixam as noites Vicentinas mais animadas.

Os melhores bares e casas noturnas da região são O Celeiro, Lua Cheia & Mandejoura Bar e o Blue Bar.

Praias

Porto CovoPraia-do-Porto-corvo

Porto Covo é uma pequena vila de região, com pouco mais de mil habitantes. Fica a 170 km de Lisboa. Em uma parte do pequeno município, há várias casinhas brancas com portas coloridas, praças típicas do interior e ruas pequenas.

Mas do outro lado, fica a verdadeira jóia de Porto Covo: uma sequência de praias para deixar qualquer pessoa que ama o mar e o verão ficar deslumbrada.

As praias são cercadas de falésia, e para você descer e chegar até elas, precisa andar por trilhas ou escadinhas, que vão te levar até lá embaixo. Como as baías ficam protegidas do vento, as águas do mar tendem a ser mais tranquilas.

Ao redor da praça principal se concentra grande parte das atrações da vila: restaurantes, barraquinhas de tererê, lojas de lembranças, etc.

A praia mais famosa de todas é a Praia Grande, pois ela fica no centro, então você pode chegar até lá a pé. Mas caso queira se aventurar um pouco mais, vale a pena se deslocar e conhecer a Praia do Serro da Águia e a Praia da Samouqueira.

Praia da AmoreiraPraia-da-Amoreira

O areal da praia é rodeado de belas dunas. Para acessar o local, você precisa sair de Aljezur e andar por 8 kms.

A praia está situada na foz de um ribeiro, e você pode escolher se quer tomar um banho de água doce ou salgada. O local oferece toda a infraestrutura possível para os banhistas.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply