Feira Medieval de Silves (Faro)

Feiras medievais em Portugal

Feiras medievais em PortugalDo norte ao sul de Portugal, diversas feiras e mercados medievais são realizados ao longo do ano. As festividades são uma forma de manter o passado histórico do país vivo, pois apesar de tudo que aconteceu no período medieval, foi nesse período que Portugal foi morada de reis, rainhas e outras personalidades importantes.

Se você quer conhecer um pouco da história do país, vale a pena conhecer algumas dessas feiras, que são realizadas em diversas cidades diferentes. Conheça um pouco mais dos eventos que vão te transportar para o passado de Portugal.

Feira Medieval de Óbidos

feira medieval de óbidos

Óbidos é uma pequena vila perto de Lisboa que lembra muito os tempos medievais, mas é durante o verão, quando a feira é realizada, que a cidade parece voltar no tempo.

Há várias barraquinhas e lojas temáticas, além de atores caracterizados e vestidos como reis e rainhas do passado. Os visitantes ali presentes tem o privilégio de conhecer um pouco mais dos hábitos e costumes típicos da Idade Média, como as lutas, jogos, festividades, música e gastronomia.

O mercado medieval de Óbidos é bem interativo e tenta tornar o ambiente o mais parecido possível com o antigo cenário da Idade Média. Os restaurantes trocam os talheres de vidro e plástico por louças de barro e talheres de madeira.

As pessoas utilizando trajes da época tornam a experiência ainda mais envolvente. A equipe organizadora da feira incentiva os visitantes e funcionários a se vestir com roupas típicas do período medieval.

Os jogos e batalhas entre cavalheiros são uma das atrações mais interessantes do evento.

Feira Medieval de Sintra

feira medieval de óbidos

A Feira Quinhentista de Sintra sempre acontece na Praça D. Fernando II, em São Pedro de Sintra. Cada ano, há um tema diferente que homenageia alguma personalidade importante dos períodos medievais. Em 2019, o tema da festa era a época de D. Manuel I.

O evento conta com diversos participantes que usam trajes típicos e ajudam a recriar o cenário da época. A equipe também capricha na parte gastronômica: todos os anos, são servidos queijos, doces e hortícolas da época. Os restaurantes de transformam em ‘’tavernas’’.

No loca,  produtos de artesanato são expostos para relembrar os camponeses antigos. Também são realizadas lutas e jogos entre cavalheiros, como forma de preservar as tradições e manter o passado europeu vivo. Os personagens que participam das lutas estão todos vestidos a vigor.

Durante o evento, estão presentes vários artesãos e comerciantes não apenas da região de Sintra, mas de vários países da Europa.

Feira Medieval de Viana do Castelo

feira medieval de viana do Castelo

Se você estiver pela cidade do Porto durante o verão, não deixe de fazer um bate e volta e conhecer a cidade de Viana do Castelo. Além de conhecer diversos pontos turísticos, você vai poder vistar a famosa Feira Medieval que atrai milhares de turistas todos os anos para a cidade.

A feira medieval de Viana do Castelo ocorre no centro histórico da cidade. O objetivo é manter a tradição viva, e fazer os visitantes se familiarizarem e conhecerem um pouco mais do período medieval.

Acontecimentos e tradições do passado, são retratados durante a feira, fazendo com que o público conheça um pouco mais da história de Portugal.

São cinco dias de feiras que reúnem artesãos e mercadores que vem de diversos lugares da Europa. Viana do Castelo é transformada em uma vila medieval, com muito lazer, comidas e bebidas tradicionais.

O evento é organizado pela VianaFestas e conta com o apoio da Câmara Municipal.

Feira Medieval de Santa Maria

Feira Medieval de Santa Maria

 

A Feira de Santa Maria é uma verdadeira viagem medieval, pois é considerada um dos principais eventos de reconstituição histórica da Europa.

Santa Maria é uma cidade antiga, o que a torna um lugar ideal para a realização da feira, que atrai diversos turistas para o município e mostra como era a vida na Idade Média para a nobreza e os plebeus.

O evento também é uma festa gastronômica, pois pratos típicos da época são servidos aos visitantes. Também há muito artesanato, para relembrar os camponeses e plebeus que trabalharam duro com vendas durante o período medieval.

Entre as lutas envolvidas, estão as encenações de batalhas e lutas de espada. Para tornar o ambiente ainda mais característico, são feitas ‘’invasões no castelo’’ e você pode ver pela cidade cuspidores de fogo e malabaristas.

Um dos pratos mais tradicionais da feira é a fogaça, um pão doce que era servido como uma oferenda ao santo padroeiro São Sebastien.

Feira Medieval de Cerveira

Feira Medieval de Cerveira

A Festa da História de Vila Nova de Cerveira reúne mercadores, taberneiros e artesões interessados em transformar a vila em uma verdadeira vila medieval.

As três portas de entrada e oito torres na entrada do centro histórico anunciam o regresso da Vila ao período da Idade Média. A festa histórica é responsável pela criação de um cenário adaptado a época medieval, com espetáculos de rua que tornam a experiência incrível a todos os visitantes.

Em 2019, foram quatro dias de festa em que os hábitos e a vivência do passado português há alguns séculos são demonstrados no presente.

O roteiro medieval cerveirense percorre a Praça Alto Minho e a rua anexada ao Arquivo Municipal é fechada para os carros, para acolher os taberneiros que tornam o evento ainda mais incrível.

Feira Medieval de Silves (Faro)

Feira Medieval de Silves (Faro)

Faro é a capital do Algarve, bem no sul do país. Porém, a festa acontece no município de Silves, que fica no distrito de Faro (a distância entre os dois lugares é bem pequena). Durante todos os dias de festividade, a cidade regressa ao tempo medieval.

O local é invadido por personagens de outras épocas, como malabaristas, bailarinos e encantadores de serpentes que mostram suas principais habilidades.

São 10 dias de recriação histórica capazes de fazer qualquer visitante se sentir na Idade Média.  Há muita dança, música e poesia que relembram o cotidiano medieval.

Há torneios a cavalo, festas no Castelo de Silves e banquetes medievais para os turistas apreciarem a gastronomia da Idade Média.

O centro histórico da cidade também parece ter voltado no tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *