França, como aproveitar todo encanto da cidade Luz

Torre-Eifel

A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, a qual se tornou um ícone mundial da França. A torre, que é o edifício mais alto da cidade, é o monumento pago mais visitado do mundo, com milhões de pessoas frequentando-o anualmente.

Um dos países mais visitados do mundo, a França é um dos destinos de viagem mais procurados do mundo. No entanto, isso não significa que ele seja o mais amigável ou o mais fácil de se conhecer.

Isso porque o país possui uma série de peculiaridades na sua cultura que podem ser um tanto complicadas para os turistas brasileiros, sem falar no custo da viagem.

Mais do que isso, a infraestrutura que o turista tem ao visitar o país não é tão ampla e acessível quanto se imagina que seja em um lugar que recebe tantos turistas.

No entanto, claro, nada disso é motivo para ficar preocupado ou desistir de conhecer esse destino incrível, afinal, é um país de primeiro mundo, muito seguro e fácil de se transportar.

O mais importante, no entanto, é ir bem preparado, sabendo o que esperar do seu destino e, certamente, sua viagem será um sucesso.

Então, se você está mesmo interessado em fazer as malas para ir à França, continue lendo e veja algumas dicas incríveis para conhecer esse destino e tudo que ele pode oferecer! Vamos lá?!

Quando ir

A França é um país sem muita variação no clima ao longo do seu território, mas possui as quatro estações muito bem definidas, com chuvas que se distribuem ao longo do ano.

De uma forma bem simples, podemos dividir o país em 3 áreas climáticas. Na costa oeste, que é banhada pelo Oceano Atlântico, o tempo tende a ser mais úmido e chuvoso.

Já na Normandia, a principal região de turismo, chove em média 120 dias do ano, com maior intensidade de ocorrência de chuvas no inverno.

A estação mais fria do ano, que é o inverno, vai de dezembro a fevereiro, e as temperaturas mínimas ficam entre 1°C e 7,5°C. Já no verão, que acontece entre os meses de junho e agosto, as temperaturas ficam entre 10,5°C a 23°C na região central, que inclui a capital, Paris.

A capital da França é uma das cidades que está mais sujeita a sofrer variações climáticas bruscas, com um dia que começa com uma manhã seca de verão a 30°C e termina com chuvas e temperaturas de 10°C.

No inverno, por outro lado, a região recebe frentes frias do polo norte, podendo apresentar temperaturas de até -10°C.

Sendo assim, a melhor época para conhecer a França é no outono ou na primavera. Nessa época, as temperaturas são mais amenas e o clima mais agradável.

Como chegar

Antes mesmo de já ir comprando suas passagens aéreas, saiba que é importante definir o roteiro da sua viagem. Isso porque é só assim que você vai saber qual a sua cidade de chegada e sua cidade de partida.

Saiba também que comprar as passagens com uns 2 ou 3 meses de antecedência já é considerado um bom prazo para a compra de bilhetes aéreos internacionais.

Então, saiba que a melhor forma para ir á França é de avião mesmo e existem muitas opções disponíveis. Por isso, defina seu roteiro, identifique as cidades de chegada e partida e depois compre o sua passagem!

O que fazer

Café-de-flore-em-ParisComo você já deve imaginar, o que não faltam são coisas para fazer na França, sendo que é um dos países preferidos da Europa.

O que muita gente nem imagina é que as atrações da França vão muito além de Paris, sendo que o país tem muitos outros destinos que podem ser considerados ao montar o seu roteiro, veja só:

  • Paris

Claro que a capital não poderia ficar de foda do roteiro pela França, afinal, é um clássico. Por lá, não deixe de conhecer a maravilhosa Torre Eiffel, que é um importante ponto turístico.

Porém, conheça também o bairro de Marais, menos conhecido mas igualmente encantador. Reserve também um dia para conhecer o Palácio de Versailles.

  • Riviera Francesa e Nice

Com seu charme inigualável, a Côte d’Azur (Riviera Francesa) é banhada pelo Mediterrâneo. Lá você verá cidades encantadoras, sendo Nice a principal delas, com mais opções de hospedagem e infraestrutura.

Não deixe de conhecer Cannes, Éze e Saint Paul de Vence, podendo até dar uma esticadinha para conhecer Mônaco.

  • Marselha

Essa é a segunda maior cidade do país e também a mais antiga. Ela fica de frente ao mar Mediterrâneo e oferece uma grande variedade de atrações.

A praias de águas cristalinas de Cassis estão entre elas, no meio de uma paisagem cinematográfica.

  • Aix em Provence

Provença é um sonho para muitos turistas, juntamente com a Toscana. No entanto, o que pode ser um obstáculo nessa viagem é que ela exige o aluguel de um carro para chegar até lá.

Isso, inclusive, vai deixar a viagem mais fácil, bem como o deslocamento entre os lugares que você deve conhecer por lá!

  • Chamonix Mont-Blanc

Para quem quer conhecer os Alpes e ver neve, essa é uma ótima opção, que fica quase na divisa com a Itália. Uma boa opção por lá é curtir um passeio de teleférico, chegando ao topo da antena de comunicações. É muito lindo!

Onde ficar

A França oferece uma grande variedade de destinos para todos os tipos de viajantes. Assim, seria quase impossível falar sobre hospedagem por toda a França.

É justamente por isso que vamos saber um pouco mais sobre os melhores lugares para se hospedar em Paris, que é a capital do país e pode servir como ponto de deslocamento para várias outras cidades.

Pois bem, obviamente Paris oferece uma grande variedade de locais para se hospedar, desde os mais luxuosos até os mais simples.

Embora seja considerado um lugar caro, é possível encontrar uma opção acessível para ficar por lá!

A Cidade luz conta com bairros mais indicados para os turistas, que oferecem uma boa infraestrutura de restaurantes, atrações, vida noturna, museus, bistrôs e muito mais.

Vamos conhecer alguns deles a seguir: Montmartre para os artistas, Pigalle para os mais modernos, Le Marais que é um bairro ancestral, Saint-Germain des Prés, Champs-Elysées e Belleville.

O que comer

Coq-au-vinA culinária francesa é uma das mais clássicas do mundo, com pratos desde os mais simples até os mais requintados, sabor é o que não falta por lá! Então, vamos conhecer alguns pratos típicos da França que você não pode deixar de experimentar:

  • Coq au vin: esse é um dos pratos mais tradicionais da França, que é frango ao vinho tinto, preparado com especiarias.
  • Foie gras: embora seja polêmico, esse prado é um clássico e se trata do fígado gordo de pato ou ganso, que passa por um processo de engorda para que fique inchado.
  • Petit Gateau: esse doce já ganhou espaço no Brasil, mas é tipicamente francês. Consiste em um bolinho de chocolate que fica cozido por fora e cremoso por dentro, servido quente e acompanhado por uma bola de sorvete.
  • Bouillabaisse: essa é uma sopa preparada tipicamente pelos pescadores, traz frutos do mar e muito tempero.
  • Clafoutis: esse é um doce feito com cerejas cozidas inteiras, ovos, leite, açúcar e farinha.
  • Ratatouille: famoso pelo filme da Disney, esse prato traz legumes fatiados assados com um tempero delicioso.
  • Croque Monsieur: esse prato é típico do brunch francês e nada mais é do que pão, queijo, presunto, com molho branco e parmesão que vão ao forno para gratinar.
  • Boeuf Tartare: também conhecido como Steak Tartare, o prato consiste em filé mignon cru bem picado com alcaparras, mostrada dijon e outros temperos. Normalmente é servido com uma gema curada em cima.
  • Quiche Lorraine: muito tradicional, essa quiche é deliciosa, feita com manteiga, creme de leite e noz-moscada para temperar.
  • Macarons: também já bastante conhecidos no Brasil, esse doce encanta por sua leveza e delicadeza de sabores.

Aproveite sua passagem pela França para mergulhar na cultura local e aproveitar os sabores que a culinária pode oferecer!

França Pontos Turísticos

Com o lema de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, a França é um país com muita história e cultura. Por isso, como não poderia ser diferente, oferece também muitos pontos turísticos para quem quer conhecer um pouco mais do lugar, veja só:

  • Palácio de Versalhes
    Palácio-de-Versalhes

    Palácio de Versalhes é um castelo real localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural à época de sua construção, mas actualmente um subúrbio de Paris.

Um exuberante e muito luxuoso palácio, o local construído em 1664 era a residência da família real de Luís XIV, que foi a primeira família real a morar ali.

Sem dúvidas, o palácio é um grande símbolo da monarquia absolutista francesa, contando com mais de 1250 lareiras e 700 quartos, mas é famoso também por seus lindos jardins e bela arquitetura barroca.

  • Garganta Verdon
    Garganta-Verdon

    O Desfiladeiro de Verdon, no sudeste da França, é um desfiladeiro fluvial que costuma ser considerado um dos mais belos da Europa.

Para os fãs de natureza, essa é uma excelente atividade ao ar livre, consiste em um cânion profundo por onde passa o Rio Verdon. Ele tem mais de 700m de profundidade e 25km de comprimento.

  • Catedral de Notre-Dame

Nada mais lindo do que se sentar às margens do Rio Sema e observar a Catedral de Notre-Dame. No entanto, não fique apenas observando de longe, vá até lá e faça uma visitação que é gratuita. Somente a subida até a torre que é cobrada.

Essa catedral foi construída há mais de 8 séculos, no estilo gótico e é uma das mais antigas do mundo! Após o incêndio ocorrido no ano de 2018 as visitações ficaram encerradas, mas em breve elas devem reabrir depois da restauração.

Veja algumas propostas interessantes para a Torre de Notre-Dame:

  • Costa Azul

Outro passeio para apreciar belezas naturais, conhecer o litoral francês, que é banhado pelo mediterrâneo, é uma parada quase obrigatória para quem vai à França.

Essa é uma das regiões mais luxuosas e sofisticadas do mundo, que esbanja todo o charme grandes em seus detalhes.

Riviera-Francesa-e-Nice

A Costa Azul é parte do litoral sul da França no Mar Mediterrâneo correspondente à região de Provença-Alpes-Costa Azul até à fronteira com a Itália

  • Catedral de Estrasburgo

Localizada na cidade de Estrasburgo, essa catedral é apenas um dos imponentes templos católicos que podem ser visitados por lá. No entanto, é a maior catedral do mundo.

Seu estilo é gótico e ela foi construída em 1439, já tendo sido considerada a edificação mais alta da mundo entre os anos de 1625 e 2874.

catedral-de-estrasburgo

A Catedral de Estrasburgo ou Catedral de Nossa Senhora de Estrasburgo é uma catedral católica romana em Estrasburgo, França.

  • Castelo Chambord

Para quem ama a Europa Medieval, esse castelo é imperdível, tendo sido projetado para servir como pavilhão de caça do Rei Francisco I ele é muito conhecido por sua arquitetura renascentista.

Castelo-Chambord

O Castelo de Chambord, é um palácio da França localizado em Chambord, Loir-et-Cher, França

  • Museu do Louvre

A história do mundo pode ser encontrada aqui, entre a Champs-Élysée e o Rio Sena, sendo um dos museus mais famosos do mundo e um dos principais pontos turísticos de Paris.

Esse é o museu que abriga as maiores obras de arte do mundo inteiro, que estão expostas para visitação, oferecendo mais de 10 mil anos de história.

Museu-do-Louvre

O Museu do Louvre, é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em Paris, França.

  • Arco do Triunfo

Planejado originalmente por Napoleão, essa estrutura homenageia as vitórias militares da França. Em suas paredes pode-se ler o nome dos militares que lutaram junto com Napoleão.

Arco-do-triunfo

O Arco do Triunfo é um monumento localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Inaugurado em 1836, a monumental obra detém, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais.

  • Torre Eiffel

Claro que esse é um ponto turístico que não poderia faltar aqui nessa lista, afinal, é um dos mais famosos do mundo inteiro, além de ser o mais visitado do planeta.

Ela foi construída em 1889, como celebração cos 100 anos da Revolução Francesa, tem 325 metros de altura e 1665 degraus. Até o ano de 1930, essa foi a construção mais alta do mundo.

Existe a possibilidade de subir até a ponta da Torre, conseguindo uma vista sensacional da cidade.

Torre Eifel - Paris França

Torre Eifel – Paris França

Vida noturna

A França tem uma das mais agitadas vidas noturnas do mundo. A Cidade Luz alpem de ter muitos cafés, bares, bistrôs e restaurantes, ainda tem uma agitada vida noturna com baladas e festas exclusivas.

Obviamente, cada bairro tem sua personalidade quando o assunto é vida noturna, mas por volta das 22h da noite os bares começam a lotar. Já depois da 00h as casas noturnas enchem também, ideais para quem quer dançar.

Dicas

Nada melhor do que contar com algumas dicas quando vamos conhecer um novo país, não é mesmo?! Ainda mais que a França é conhecida por seus costumes típicos e por não nem sempre ser tão receptiva aos turistas. Veja algumas dicas:

  • Visto

Os brasileiros não precisam de visto para entrar na França, apenas um passaporte com, ao menos, 6 meses de validade pela frente.

  • A fama de mal educados

Os franceses tem fama de prestarem um serviço ruim e de serem mal educados, mas isso não é verdade. É apenas diferente do que estamos acostumados por aqui!

Lá o que importa é que alguém presta um serviço, alguém paga e ponto. Ninguém se importa se o garçom estava de mal humor se a comida chegou no tempo e quente até a mesa, entende?

  • Não fique pouco tempos

Sim, a França é um destino caro, mas ele também abriga muitas atrações, portanto, ficando pouco tempo lá, não será possível fazer tudo!

Então, a dica é, se possível, ficar ao menos uns 20 dias conhecendo os muitos destinos que esse incrível país pode oferecer para você.

  • Não se fala inglês?

Pois é, muita gente viaja para a França achando que vai chegar lá, falar em inglês e tudo vai se resolver, mas não é bem assim. A maioria dos franceses não fala inglês porque não sabem ou porque não gostam mesmo, especialmente no interior do país.

Então, aprenda o básico das expressões em francês, para conseguir pelo menos dar um bom dia e sempre use um cumprimento quando for abordar alguém.

Transportes

O transporte pela França não deve ser um problema pois, além de um bom sistema de transporte público, ainda é possível usar o trem para ir até muitas outras cidades do país e, o melhor de tudo, de forma econômica.

No entanto, os ônibus também pode ser excelentes opções para quem quer ir conhecer outros destinos.

Fotos

Agora, veja algumas fotos incríveis das muitas maravilhas que a França pode oferecer aos seus turistas:

Praias

Muita gente nem imagina que a França também é um ótimo destino de praia, tendo uma costa banhada pelo mar mediterrâneo.

Lá é possível encontrar desde praias luxuosas até as mais simples, sendo que o sul do país abriga as praias mais bonitas do mundo.

Por isso, não deixe de conhecer as seguintes praias da França:

  • Cannes
  • Praia em Nice
  • Praia de Menton
  • Mônaco
  • Praias de Arcachon
  • Praias de Biarritz
  • Praia de Garoupe
  • St. Jean de Luz
  • La Rochelle

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a França, seus destinos e tudo que ela pode oferecer para que você tenha uma excelente experiência. Aproveite as dicas e monte seu roteiro!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply