O que fazer em Cozumel, Volta a Ilha, Cruzeiro e muito mais!

Ilha-de-cozumel-cruzeiro

Popularmente conhecida apenas como Cozumel, a cidade de San Miguel de Cozumel fica cerca de 60 km da famosa Cancun. O fato é que muita gente que fica sabendo desse destino se pergunta o que fazer em Cozumel.

Pois bem, atualmente esse é um destino bastante procurado por mergulhadores por causa de suas águas claras e quentes, com alta concentração de vida marinha.

Mais do que isso, o local abriga a segunda maior barreira de corais do mundo, que perde apenas para a australiana. A água no local é tão clara que a visibilidade chega a 30 metros de alcance, proporcionado uma visão sensacional até mesmo em mergulhos mais rasos.

Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre o que fazer em Cozumel, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Vamos lá?!

Quando ir

o-que-fazer-em-CozumelDe uma forma geral, os melhores meses para ir a Cozumel é entre janeiro e junho e depois entre outubro e dezembro. A época mais quente é entre os meses de abril a outubro, embora o local tenha uma maior incidência de chuvas nos meses de junho e setembro.

Vale lembrar ainda que existe a temporada de furacões, que podem atrapalhar um pouco o seu passeio. No entanto, isso não significa que haverá um furação, apenas que as chances de que isso aconteça são maiores.

Como chegar

Existem muitas opções para quem quer chegar a Cozumel, sendo que a mais comum mesmo é usar os ferrys, que tem partida de Playa del Carmen. O trajeto dura cerca de 35 minutos para atravessar.

O melhor de tudo é que Cozumel fica tão pertinho que você pode até fazer um bate e volta nesse destino, caso não queira ou não possa passar uma noite lá.

No entanto, o único ponto importante é que os ferrys não funcionam depois das 23h até as 7h do dia seguinte. Por isso, cuidado para não se perder no horário.

O que fazer em Cozumel

Cozumel é uma ilha do México que é considerada uma parada obrigatória para quem vai a Cancún ou Riviera Maya. Por lá, há cores por todas as partes e o local é banhado pelo mar caribenho, cristalino e agradável.

Com o passar dos anos, o lugar se tornou um dos favoritos, tanto dos visitantes quanto dos habitantes. Então, vamos ver algumas dicas sobre o que fazer em Cozumel:

  • Faça mergulho e snorkeling

Uma ótima opção de atividade em Cozumel é o mergulho, conhecendo a riquíssima vida marinha do local e os recifes que a rodeiam.

Assim, para quem ama natureza, uma excelente opção é praticar o snorkel ou atividade de mergulho e conhecer a fauna marinha do local.

Mergulho-em-cozumel

  • Conheça o Parque Chankanaab

Esse é um famoso clube de praia considerado uma das maiores atrações do lugar. Isso porque ele fica dentro do Parque Nacional Marinho, e lá também é possível praticar snorkeling e mergulho, além de conhecer um santuário de crocodilos, observar leões marinhos e desfrutar de uma massagem.

Parque-Chankanaab

  • Descubra o Santuário da Deusa Ixchel

O local também é conhecido como Ruínas de San Gervásio. Por lá você vai encontrar um belíssimo sítio arqueológico e ainda poderá visitar o santuário de Ixchel, que é a deusa da fertilidade para o povo maia.Santuário-da-Deusa-Ixchel

  • Conheça a história do cacau em The Mayan Cacao Company

Essa histórica atração conta a história do cacau, uma fruta descoberta e muito apreciada pelos maias, de importante papel no país.

Por lá você poderá acompanhar o processo de produção do chocolate e ainda degustar combinações de sabores incríveis.

The-Mayan-Cacao

  • Caminhe pelo centro

As ruas de Cozumel podem ser uma ótima experiencia, visto que por elas você pode encontrar a maior quantidade de restaurantes e vida noturna. É por aqui que você também vai poder comprar lembranças com preços acessíveis.

centro-de-cozumel

  • Viaje com El Atlantis

Sem dúvidas, essa é uma aventura que vale muito, pois você afundará a 30 metros de profundidade com um submarino, descobrindo as riquezas profundas de Cozumel.

El-Atlantis

  • O Cedral

Esse lugar tem as emblemáticas e tradicionais ruínas maias, sendo um importante ponto de comemoração de muitas festas locais, que são excelentes oportunidades de conhecer mais da cultura local.

O-cedral-cozumel-Mexico

  • O mercado de Cozumel

Nada mais característico de um lugar do que o seu mercado municipal, que é bastante variado e econômico. Por lá, você poderá provar muita comida boa, ver peças de arte e dar um belo passeio.

mercado-de-cozumel

  • El cielo

Para chegar até esse lugar incrível, você terá de contratar um dos passeios da cidade, embarcando na ilha para ir até uma parte do continente onde terá contato com diversas espécies de estrelas do mar.

El-cielo

Obviamente, Cozumel tem ainda muitas praias que, por si só, são atrações incríveis, mas vamos falar sobre elas mais adiante!

Onde ficar

Cozumel é um destino com uma ótima variedade de hospedagens, que vão desde pousadas simples até Resorts com All inclusive. A boa notícia é que os preços tendem a ser mais baratos que em Cancún ou Riviera Maya.

Onde-ficar

Então, fique sabendo que a ilha pode ser dividida em regiões, sendo que algumas oferecem uma infraestrutura melhor, veja:

O centrinho, San Miguel de Cozumel, é a única cidade, sendo ideal para quem prefere se hospedar tendo uma boa estrutura comercial à volta, bem como de serviços e transporte.

Por lá você terá shopping, restaurantes, lojas, transporte e facilidade de acesso a qualquer outro ponto do seu destino.

No entanto, você também pode ficar próximo do terminar de cruzeiros, onde também há uma boa estrutura de lojas, restaurantes e bares.

Outras opções são o Sul da Ilha, onde estão as melhores praias, parques e beach clubs; O Norte da ilha, que tem hospedagem, mas a infraestrutura é menor no entorno; e a Costa Leste, que tem ótimas hospedagens e opções de mergulho.

Vida noturna

Como já foi explicado, grande parte da vida noturna de Cozumel fica pela região do centro mesmo, exceto por datas festivas ou eventos promovidos pelos próprios hotéis.

Pelo centro você encontrará excelentes opções de restaurantes e bares para tomas uns drinks deliciosos e dançar o famoso ritmo caribenho.

Praias

Praias-do-Mexico

Sem dúvidas, quando se fala em Cozumel, a primeira imagem que vem à cabeça são suas belíssimas praias banhadas pelo mar do Caribe na América Central e você está absolutamente certo. Então, vamos conhecer a lista com as melhores praias de Cozumel para banhar-se e curtir o dia:

  • Playa de San Francisco: com uma infraestrutura simples, esse é um dos Beach Clubs de Cozumel, que costuma ficar bem cheia em dias de cruzeiro.
  • Paradise beach: como o nome sugere, o lugar é mesmo um paraíso e oferece uma excelente infraestrutura, com brinquedos aquáticos, piscina e também um píer.
  • Praia de Palancar: essa é uma praia tranquila e bem agradável, com uma infraestrutura simples e sem muita agitação. É uma boa opção para quem quer economizar, pois só se cobra o consumo.
  • Mr Sanchos: o local tem uma ótima infraestrutura, restaurantes, 2 piscinas, caiaque, brinquedos aquáticos e muito mais.

Já se a ideia é mergulhar ou praticar snorkeling, a dica é conhecer a Sunset Beach, a Money Beach e a Playa Corona, lá você encontrará as condições e estrutura ideais para essa atividade.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o que fazer em Cozumel e como aproveitar esse destino ao máximo. Aproveite essas informações e boa viagem!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply