América Central

Caye-Caulker em Belize

Caye-Caulker

A América Central é considerada como um continente mágico e por ser cheia de belezas, nem sempre é fácil a missão de escolher os melhores destinos para visitar por lá.

No entanto, para que essa missão seja possível, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre o continente, suas peculiaridades, pontos turísticos e outros detalhes interessantes a respeito, não é mesmo?

O fato é que a América Central sempre foi considerada como um destino um tanto exótico e não muito explorado pelos brasileiros.

No entanto, embora ainda seja pouco popular, a verdade é que o continente esconde uma grande variedade de belas paisagens, variedade cultural e muitas atrações para agradar todos os tipos de viajantes.

Saiba que por lá é possível encontrar praias, vulcões, belezas naturais, grandes cidades, um povo acolhedor, muitas atrações turísticas e muitas outras coisas que podem ser surpreendentes.

Para quem não sabe, a América Central é composta por 20 países, além de um conjunto de ilhas. O continente oferece um ótimo potencial turístico que cresce ano após ano.

Uma boa parte do seu território é cercado por montanhas e também abriga algumas cidades litorâneas, sendo banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico.

Então, se você está mesmo interessado e quer saber um pouco mais sobre a América Central, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse destino. Vamos lá?!

Quando ir

Como-planejar-sua-viagem-para-America-CentralSe o seu desejo é descobrir as belezas da América Central, fique sabendo que a alta temporada por lá acontece entre o fim de dezembro e começo de abril, que é a época mais seca.

Dessa forma, o clima acaba atraindo muitos turistas que desejam aproveitar os dias de sol para disfrutar das belas praias.

No entanto, é sempre importante lembrar que um maior número de turistas significa também um aumento nos preços da região. Sendo assim, se a ideia é economizar, a alta temporada não é a melhor época.

O período de chuvas mais intenso acontece entre os meses de maio e outubro, sendo que no início de novembro elas já se tornam mais escassas novamente.

No entanto, não são grandes tempestades e dificilmente o seu passeio será completamente arruinado por chuvas.

A dica é não ficar muito preso a essas informações de tempos seco ou temporada de chuva, até porque cada região tem suas peculiaridades e o que vale para uma pode não se aplicar à outra.

Então, o mais importante é decidir quais os destinos que deseja visitar e depois tentar entender melhor o clima dessa região específica.

Como chegar

Embora possa parecer pequena no mapa, a América Central é bastante grande no que diz respeito a sua cultura, história e natureza.

A América Central pode ser acessada de diversas formas, sendo que a melhor delas é o avião mesmo.

Vale lembrar que as suas principais cidades possuem aeroportos internacionais, tais como Belmopan, Panamá, Guatemala, Manágua, Tegucigalpa, México, Cancún, Monterrey e outras.

Assim, é possível chegar a diversos destinos da América Central de todos os lugares do mundo.

Existe ainda a possibilidade de chegar lá de barco, principalmente se o destino é o Caribe, podendo deslocar-se de ilha pro ilha.

O que fazer

O-que-fazerComo já foi dito, a América Central é muito rica em cultura, belezas naturais e história.

Seus destinos oferecem todos os tipos de experiencias para os viajantes, indo desde praias paradisíacas até vulcões.

Então, veja alguns pontos importantes que você deve conhecer na sua viajem à América Central:

  • Bocas del Toro – Panamá
    Bocas del Toro no Panamá

    Bocas del Toro no Panamá

Esse é um conjunto de ilhas do Panamá e conta com uma cidade bem desenvolvida onde é possível encontrar uma boa infraestrutura de bares, hospedagem, restaurante, comércios e etc.

  • La Fortuna – Costa Rica
    Vulcão Lafortuna na Costa Rica

    Vulcão Lafortuna na Costa Rica

Esse destino oferece um ótimo custo benefício para seus viajantes que não podem gastar muito e querem ter atividades de contato com as belezas naturais.

Por lá fica também o Vulcão Arenal, que é uma das principais atrações da cidade, sendo uma ótima opção para hiking leve.

  • Léon – Nicarágua
    Catedral de leon na Nicaragua

    Catedral de leon na Nicaragua

Nessa cidade é possível descer por um vulcão ativo sobre uma prancha de madeira, que é uma prática conhecida como Volcano Boarding. Ela foi também uma das principais razões de León ter virado um destino turístico.

  • Santa Ana – El Salvador
    Praia em Santa Ana em El Salvador

    Praia em Santa Ana em El Salvador

Essa é a segunda maior cidade do país e, embora não tenha muitas atrações, ela pode ser um ótimo ponto de partida para vários outros lugares perto.

Alguns exemplos são: Parque Nacional los Volcanos, Ruínas de Tazumal, Lago Coatepeque, Ruta de las Flores e outros.

  • Antigua – Guatemala
    Antigua-Guatemala

    Antigua-Guatemala

Essa cidade foi a capital da Guatemala por muito tempo, mas o Governo decidiu escolher outra localidade depois de Antigua ter sofrido inundações e terremotos.

Hoje ela é um importante destino turístico, com muita cultura, arquitetura, boa infraestrutura e um clima agradável.

  • Ruínas de Copán – Honduras
    Ruínas de Copán em Honduras

    Ruínas de Copán em Honduras

Se você quer viajar pela América Central, não pode deixar de conhecer esse sítio arqueológico Maia.

Existem muitos deles pelo país, mas esse fica é o que mais se destaca.

  • Caye Caulker – Belize
    Caye-Caulker em Belize

    Caye-Caulker

Esse é o único país considerado latino americano que tem a língua inglesa como idioma oficial.

Embora seja pouco conhecido pelos brasileiros, esse destino oferece o mar do caribe, reggae e a possibilidade de gastar pouco.

Onde ficarOnde fica e se Instalar na America Central

A resposta para essa pergunta vai depender muito do seu destino na América Central. Isso porque existem praias paradisíacas em pequenos vilarejos onde as opções de hospedagem são bem limitadas.

Existe também a possibilidade de ficar em grandes resorts em alguns destinos mais badalados.

No entanto, o que podemos afirmar com toda a certeza é que a maioria dos países com destinos mais turísticos na América Central oferece boas opções de hospedagem para todos os tipos de viajantes.

Pontos Turísticos

Caribe na America Central

Caribe na America Central

A América Central é um continente que abriga mais de 20 países, por isso, o que não faltam são pontos turísticos e locais incríveis para conhecer.

No entanto, a dica na hora de montar o seu roteiro é escolher que tipo de experiencia você deseja.

Muitas pessoas viajam para ter aventura, outras para fazer compras, outras para descansar na praia. Então, isso pode ajudar muito na hora de escolher os pontos turísticos que você vai visitar na América Central. No entanto, veja algumas dicas:

  • Panamá: Arquipélago de San Blas, Bocas del Toro, Pedasí, Isla Contadora, Coiba, Casco Viejo e outros,
  • Costa Rica: vulcão La Fortuna, vulcão Arenal
  • Guatemala: pontos da cultura Maia, sítios arqueológicos, Antigua, Lago de Atitlán, Lago Tikal.
  • Nicarágua: Isla Ometepe, Islas Maíz, Costa Esmeralda
  • Belize: San Pedro, Ilha Ambergris Caye, Placência, Blue Hole

Obviamente esses são apenas alguns dos principais pontos turísticos de América Central. A dica então é decidir os locais que deseja visitar e pesquisar mais a fundo as atrações que cada um deles oferece.

Dicas

Surfando na Superficie do vulcão na Nicaragua

Surfando na Superficie do vulcão na Nicaragua

Quando vamos conhecer um novo destino, o que não falta é empolgação para descobrir coisas novas. No entanto, nada melhor do que algumas dicas para que toda essa animação não vire frustração com os imprevistos, veja:

  • Idioma

O idioma da América Central não vai ser um impedimento, embora possamos encontrar o holandês, francês, inglês e até mesmo línguas indígenas sendo faladas por lá.

No entanto, na maioria dos países o que predomina mesmo é o espanhol, que é um idioma um tanto familiar para os brasileiros.

  • Visto de turismo

Assim como na américa do Sul, os países da América Central também não exigem visto para os brasileiros, o que torna ainda mais vantajoso viajar por lá.

No entanto, o passaporte é algo imprescindível, lembrando que ele deve ter uma validade mínima de 6 meses.

  • É caro?

De uma forma geral, tirando as passagens aéreas, viajar pela América Central pode ser bem barato, especialmente em Honduras, Guatemala, El Salvador e Nicaragua.

  • Como levar o dinheiro?

A maioria dos países da América Central tem sua moeda própria, com exceção do Panamá e El Salvador que usam o dólar americano.

Mesmo assim, independentemente do seu destino, a dica é levar o dinheiro em dólares americanos e ir fazendo o câmbio por lá mesmo, sempre em estabelecimentos seguros.

Além disso, muitos estabelecimentos aceitam o dólar mesmo, mas procure levar notas de até US$ 50 para não ter problemas para trocá-las.

  • Destino para todos os gostos

Pois bem, a América Central oferece uma grande variedade de destinos para todos os gostos dos viajantes. Dessa forma, ela tem praias paradisíacas, natureza da simplicidade ao luxo, locais ótimos para se desconectar do mundo, cidades pequenas e tranquilas para uma vida simples, atividades radicais como tirolesa, trilhas e hiking em vulcões, cachoeiras e águas termais culinária típica e muito mais.

  • Seguro Viagem

O Seguro algumas vezes é tido como um problema ou um gasto a mais, porém, o custo médico fora do País pode se tornar um problema grave se você não estiver preparado. Por isso, tenha em mente que um seguro de viagem pode ajudar muito na hora que você precisa.

Transportes

transporte

Pois bem, as passagens aéreas para os destinos da América Central podem ser bastante caras, mas é possível encontrar algumas promoções relâmpago de vez em quando, especialmente quando compradas com antecedência.

Depois de chegar lá, existe basicamente 5 opções de formas para realizar a sua locomoção dentro do continente, que são as seguintes:

  • Avião
  • Ônibus convencionais
  • Chickens buses
  • Shuttles
  • Barcos com destino para algumas ilhas

Novamente é preciso lembrar que a escolha do meio de transporte dentro da América Central vai depender do seu destino, bem como dos valores que você tem disponíveis para isso.

Fotos

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a cultura, pontos turísticos e peculiaridades da América Central, nada melhor do que ver algumas fotos para entender melhor esse incrível lugar.

Pronto, agora você já conhece um pouco mais da América Central, seus destinos incríveis, dicas para ter uma viagem tranquila e outros detalhes importantes para ajudar a montar o seu roteiro. Boa viagem!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply