logo-itinereo-195x50

Que roupa usar para viajar?

Uma das maiores preocupações dos viajantes é em relação as roupas. O problema começa antes mesmo de embarcar, já que é necessário escolher uma roupa confortável para viajar de avião.

Que roupa devo usar no avião

Deixe as roupas chiques e sofisticadas para outras ocasiões. Não que você não possa aliar estilo com conforto, mas se a sua roupa mais bonita não te deixa confortável, nem pense em usar ela dentro do avião.

Se for uma viagem longa, você vai ficar horas dentro do avião em uma cadeira apertada (principalmente se for na classe econômica). Só o fato de você ficar longe de casa, em um espaço apertado já é cansativo o suficiente. Por isso, invista em roupas confortáveis.

Algumas pessoas porém, não se sentem confortáveis em usar roupas mais simples em público. Bom, um look simples não significa necessariamente que você vai estar desleixada ou mal arrumada. Mas é preciso pensar no seu bem estar também, pois quem já ficou horas trancado dentro de um avião ou ônibus sabe o quanto a roupa certa faz toda a diferença.

Não se esqueça de que faz muito frio no avião. Portanto, não importa a temperatura que esteja lá fora, leve uma jaqueta com você para usar durante a viagem. Na maioria das vezes, as companhias aéreas disponibilizam cobertor para os passageiros, mas não esqueça seu casaquinho.

Melhores opções de roupas para usar dentro do avião

- Calça legging

- Conjunto de moletom

- Calça e macacão pantacourt

- Tênis bem confortável

Evite usar jeans, roupas muito apertadas e salto alto. Em pouco tempo, você vai se sentir extremamente desconfortável.

E se a viagem for muito longa?

Nesse caso é ainda mais importante usar roupas leves. Pense que em algum momento você vai precisar dormir e querer estar em um ambiente aconchegante. Claro que nenhum avião vai ter o conforto da sua casa e você não vai dormir de pijama enquanto estiver viajando, mas esse é mais um motivo para investir no seu bem-estar durante a viagem.

Roupas de verão/primavera

Se você é um dos sortudos que vai viajar no verão para curtir praias, ilhas paradisíacas ou cachoeiras, faça  uma mala apropriada para não te faltar nada durante a viagem!

Voltamos a lembrar que no avião sempre fica mais frio, portanto, leve no mínimo um casaco, pelo menos para você não passar frio quando estiver indo e voltando.

Na sua mala para o verão, invista em roupas coloridas, calçados abertos, vestidos, shorts, bermudas, T-shirts, etc. Leve uma calça jeans com você ou legging, para você usar durante a noite, caso a temperatura dê uma caída.

O que colocar na sua mala de verão/primavera

  • regatas
  • blusas leves
  • saias
  • shorts
  • vestidos
  • rasteirinha
  • chinelo
  • saídas de praia
  • bíquini/maiô/sunga
  • meias
  • tênis (para você fazer caminhada no calçadão)

Acessórios e produtos de higiene

  • óculos de sol
  • chapéu ou boné
  • bijuterias
  • protetor solar (produto de extrema importância)
  • creme para pentear

Roupas de outono/inverno

As malas de outono/inverno sempre ficam mais cheias, afinal, os casacos grossos são volumosos e ocupam bastante espaço. Mas roupas quentes vãp te ajudar a curtir muito mais a viagem, pois o frio extremo pode ser extremamente desagradável.

Caso você não queira pagar por excesso de bagagem ou mala extra, tire outros itens que não são tão importantes, mas não esqueça das roupas quentinhas.

No hemisfério norte, o outono começa no final de setembro. Embora o inverno mesmo só comece em dezembro, para os brasileiros que estão acostumados com o clima tropical, a diferença de temperatura é bem perceptível.

Na sua mala de mão, deixe itens que você vai precisar com mais frequência, pois dentro do avião, não é possível ter acesso a mala despachada. Portanto, tente levar um bom casaco na sua carry-on, junto com itens de higiene pessoal.

Para enfrentar o frio, casacos leves e meias normais não são suficientes. O inverno no hemisfério norte e do sul do Brasil é mais rigoroso do que parece, portanto, não economize com roupas quentes e confortáveis.

O que levar na sua mala de verão/outono

  1. Roupas térmicas

Também chamadas de segunda pele, elas vão ajudar a manter seu corpo aquecido. Elas são bem finas, não vou ocupar tanto espaço na sua bagagem. Existem várias peças: blusas, meias, calças, camisetas, etc. Use todas elas. Não subestime o rigor do inverno em regiões frias.

  1. Roupas impermeáveis

Se você estiver no inverno, a chance de você ver neve é bem alta. A sua bota estilosa que você usa para sair a noite, não vai dar conta da neve e você pode até acabar danificando o tecido dela. Casacos mais leves também não são impermeáveis.

Portanto, leve com você uma bota especial para neve e um jaqueta de nylon (material ideal para te manter quentinho e sequinho quando estiver frio e chovendo). Sabe aqueles casacos com pelinhos sintéticos em volta do capuz? Eles servem para proteger você da chuva e também da neve.

Além desses itens de extrema importância, não deixe de levar com você:

  • Cachecol
  • Gorro ou protetor para a orelha
  • Palmilha de lã

O problema das malas

Infelizmente, as companhias aéreas estão limitando cada vez mais o número de bagagens extras ou então cobrando preços absurdos. Portanto, é necessário otimizar o espaço da sua mala.

Claro que você vai querer levar tudo que acha necessário, mas não deixe de priorizar os itens mais importantes. Em caso de produtos de higiene por exemplo, você pode colocá-los em vidrinhos menores dentro da sua necessaire, sem precisar levar embalagens grandes e que ocupem mais espaço.

O ideal é você ler as regras da sua companhia aérea (algumas regras são padrão, mas outras exigências podem mudar). A classe na qual você está viajando também pode interferir nas regras, já que passageiros da primeira classe podem despachar malas com pesos maiores.

Caso algo aconteça com a sua bagagem, não se desespere: antes mesmo de sair do saguão de desembarque, procure algum funcionário da sua companhia aérea. Explique o que aconteceu (guarde bem o comprovante de despacho das malas). Depois de informar a companhia, é hora de contatar seu seguro viagem para que eles tomem as medidas necessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram