Desvantagens do airBnB

AirBNB vale a pena?

O AirBNB é uma plataforma online de aluguel e acomodações presente em mais de 34 mil cidades ao redor do mundo. Atualmente, o serviço conta com mais de dois milhões de acomodações.

A plataforma tem regras rígidas de funcionamento, tornando o serviço seguro para os usuários. Entretanto, existem alguma particularidades em relação ao seu uso. Conheça mais sobre as vantagens e desvantagens do AirBNB.

Você pode fazer reservas por dia ou por mês, em quartos coletivos ou então apartamento e casas exclusivo para você e seus familiares. A plataforma está se popularizando no Brasil e cada vez mais pessoas utilizam o serviço de hospedagem.

Vantagens

Preços mais baixos

É possível encontrar hotéis muito bem localizados e com ótimo custo-beneficio. Entretanto, o AirBNB é extremamente vantajoso quanto se trata de valores.

Primeiro, porque há mais opções de hospedagem. Os hóteis em geral, estão localizados nos bairros mais importantes e centrais de uma cidade. Se você não fizer questão de um bairro específico, vai poder encontrar diversos lugares para você se hospedar. Algum deles com certeza vai atender todas as suas expectativas: preço, localização, tamanho, etc.

  1. Economia com alimentação

Uma das vantagens de usar a plataforma é a possibilidade de preparar as refeições no local em que você está hospedado. Entretanto, se esse é seu objetivo, você precisa escolher uma opção que permita o uso da cozinha, pois mesmo que você fique em um apartamento completo, muitas vezes, o uso da cozinha não é permitido.

Você não vai precisar gastar tanto com almoço e janta, o que sabemos que é uma das partes mais caras da viagem.

  1. Casa ou apartamento inteiro

É possível alugar uma casa ou apartamento inteiro só para você ou para outras pessoas que estiverem viajando junto. Nesse caso, o anfitrião vai lhe entregar a chave do apartamento e a partir desse momento, você vai ficar sozinho(a) no local.

  1. Praticidade nos pagamentos online

Após o futuro hóspede definir o método de pagamento (que deve ser escolhido e verificado antes da hospedagem), o AirBNB garante que o processo de pagamento vai ocorrer de forma simples e fácil.

Quando o cliente confirma a reserva, o valor da estadia fica retido pelo AirBNB. Alguns dias após o check-in, o valor vai ser depositado na conta do anfitrião.

  1. Segurança para o anfitrião

A plataforma tem um programa de garantia ao anfitrião. Em caso de danos de imóveis causados pela pessoa que se hospedou em sua casa/apartamento, o serviço de garantia oferece uma proteção de até 800 mil euros. Claro que tudo depende do caso, mas se você tiver algum problema com o hóspede em questão, não deixe de contatar a central de atendimento.

  1. App fácil de usar

O AirBNB pode ser instalado tanto em iPhones quanto em celulares que utilizam o sistema Android. A plataforma possui um design atrativo e funcional, feito para facilitar a experiência do usuário.

É bem fácil encontrar o que você procura na cidade escolhida. Dentro do app, você pode fazer pesquisas com filtros, escolhendo quantos quartos você quer, localização e qualquer outro serviço a mais.

  1. Fotografias do local de hospedagem

Você pode ver fotos de todos os cômodos do local de hospedagem. Se você for um anfitrião, tire várias fotos, pois quanto mais imagens os hóspedes conseguirem ver, mais eles vão confiar no seu serviço.

Caso você queira tirar fotos mais profissionais, saiba que o AirBNB oferece um serviço de fotografia grátis para anfitriões que querem registrar imagens dos cômodos da casa.

Os profissionais vão tirar fotos incríveis do seu imóvel, o que vai tornar a sua casa ou apartamento ainda mais atrativa para quem estiver visitando o seu perfil a plataforma.

  1. Comentários e referências

Antes de escolher o local em que você vai ficar hospedado(a) e realizar o pagamento, dê uma olhada nos comentários. Após o hóspede deixar o local, ele pode fazer uma avaliação do imóvel.

Se a grande maioria das avaliações for positiva, vai ser mais fácil confiar no serviço. Portanto, se você for um anfitrião, capriche no atendimento, qualidade e limpeza do local, pois assim, mais pessoas vão recomendar o seu serviço.

Caso haja vários comentários negativos, desconfie. Mesmo que o local pareça atrativo, busque outras opções.

  1. Possibilidade de ganhar dinheiro

Se você transformar sua casa em um local de hospedagem, pode ganhar um dinheiro extra todo mês.

Agora, se você for hóspede, pode indicar o serviço do AirBNB para familiares e amigos. A cada indicação na qual for realmente efetivada uma reserva, você pode ganhar 20 dólares que podem ser usados dentro da plataforma, economizar na próxima hospedagem.

Desvantagens

Desvantagens do airBnB

  1. Imprevistos

Normalmente, os imóveis disponíveis na plataforma do AirBNB estão mais suscetíveis a imprevistos, como banheiro entupido ou ar-condicionado quebrado. Caso isso aconteça em um rede hoteleira, você pode pedir para trocar de quarto ou pedir para a equipe do hotel chamar um técnico.

Já no AirBNB, não é bem assim. Se algo do tipo acontecer, você vai precisar falar diretamente com o proprietário e vai depender da boa vontade e disponibilidade de tempo dele para o problema ser resolvido. Normalmente, isso vai levar um bom tempo, já que você vai depender de uma única pessoa para resolver tudo.

  1. Taxas

Muitas vezes, não é possível ver claramente quais taxas estão sendo cobradas no AirBNB. Por esse motivo, você precisa ficar de olho.

Além de cobranças adicionais realizadas pela plataforma, o anfitrião pode cobrar alguns serviços a parte: limpeza, uso de energia elétrica ou garagem. Portanto, combine tudo com o seu anfitrião dentro da plataforma para você não ter surpresas desagradáveis em relação ao pagamento.

  1. Propaganda enganosa

Nem sempre as fotos do anúncio refletem a realidade. Você pode encontrar imagens lindas no anúncio, mas quando chegar no local de hospedagem, ver que na verdade não é nada do que você imaginava.

Por isso, é sempre importante ficar de olho nas avaliações. Se nos comentários os hóspedes anteriores estiverem reclamando da qualidade de imóvel, é melhor desistir do local em questão e procurar outros imóveis para você se hospedar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *