Alemanha Pontos Turísticos, onde ir, o que Fazer?

Alemanha pontos turísticosSem dúvida, a Alemanha é um dos principais destinos da Europa, sendo cada vez mais procurada por turistas brasileiros. O motivo é simples, afinal, é impossível não se encantar com a sua história, museus, arquitetura e também a sua gastronomia.

Para quem não sabe, a Alemanha figura entre os países mais ricos do mundo e está bastante bem preparado para receber turistas do mundo inteiro.

No entanto, claro, por ser um país tão distante e tão diferente, é normal que surjam muitas dúvidas na hora de montar o seu roteiro de viajem por lá!

Isso porque a Alemanha é mesmo um país cheio de peculiaridades, além de belíssimas paisagens, museus, shoppings, cultura, história e muito mais.

Vale lembrar ainda que a Alemanha foi a grande protagonista da Segunda Guerra Mundial. Por isso que atualmente ela é excelente para quem quer conhecer um pouco mais da história do mundo.

Nas principais cidades, como Berlim, Frankfurt, Munique e Hamburgo, é possível encontrar importantes marcos da história, tanto nas construções dos séculos XV e XVIII ou até navegando através do rio Reno.

O fato é que o país é cheio de atrações incríveis, para todos os tipos e gostos. Por isso, se você quer montar um roteiro de viagem para Alemanha, continue lendo e saiba mais sobre esse país incrível!

Quando ir

Uma grande dúvida de quem vai para a Alemanha é sobre o clima do país. É frio? Levo roupas leves ou muitos casacos? Como é o clima e qual a melhor época para visitar?

Pois bem, como em boa parte dos países da Europa, a temperatura da Alemanha apresenta variações de acordo com a região.

No verão, por exemplo, é possível ter dias de muito sol, com temperaturas que chegam aos 30°C. Já no inverno, você pode encontrar dias de muito frio, com temperaturas de -20°C.

Uma ótima dica para escolher a melhor estação para viajar para a Alemanha é observar não somente a temperatura, mas também os eventos que ocorrem por lá.

Você quer ir para a Alemanha para ver os campos de flores ou para fazer bonecos de neve? Decidindo isso, não fica complicado escolher a melhor estação para ir visitar esse país.

No entanto, fique sabendo que a alta temporada da Alemanha acontece entre junho e agosto, que é o verão por lá. Nessa época ocorrem muitos festivais e o país recebe um grande número de visitantes.

A baixa temporada, por sua vez, é entre dezembro e fevereiro, quando os dias são mais curtos e as temperaturas bem mais baixas.

No entanto, é nessa época que o mercado de Natal abre na maioria das cidades e que as ruas ganham uma iluminação especial.

Como chegar

Para os brasileiros, a opção para chegar até a Alemanha é de avião mesmo. Para isso, a companhia aérea mais conhecida que faz o trajeto é a Lufthansa, partindo de São Paulo com destino a Frankfurt, com algumas conexões.

No entanto, existem também outras companhias aéreas que levam à Alemanha partindo de Recife, Rio de janeiro, Salvador e Fortaleza. Dentre elas, podemos citar a Air France, Iberia, TAP, KLM e Alitalia, que oferecem voos com conexões também.

O que fazer

Biergartens-de-Munique

Biergartens-de-Munique

Um grande caleidoscópio cultural, o que não falta na Alemanha são atrações de todos os tipos, para que você não fique nem um dia sequer sem ter o que fazer por lá.

Então, vamos ver algumas atrações que você não pode perder quando for visitar a Alemanha:

  • Muro de Berlim

Pode parecer engraçada a recomendação de ir visitar algo que nem existe mais. Pois bem, depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em 4, mas houve divergência por parte de União Soviética, o que dividiu o território entre capitalistas e socialistas.

Foi assim que nasceu o muro de Berlim, que se manteve pro 28 anos como símbolo da Guerra Fria, dividindo o país. Ele foi derrubado em 1989, mas ainda há muita história sendo contada no local.

  • Marienplatz de Munique

A Praça de Maria é um ponto de encontro bastante popular do centro de Munique, também conhecido com Altstadt. Essa é a praça principal da cidade desde o ano 1158. Atualmente, a praça abriga o Museu do Brinquedo e a imponente nova prefeitura!

  • Würzburg Residenz

Esse palácio já foi tombado como patrimônio histórico pela UNECO, sendo considerado um dos palácios barrocos mais belos de toda Europa.

Sua construção ocorreu um 1720 para ser moradia de príncipes-bispos da cidade e possui mais de 350 cômodos, além de abrigar o maior afresco do mundo, que tem mais de 660 m².

  • Portão de Brademburgo

Esse portão se tornou muito importante depois da Segunda Guerra mundial, sendo o centro de Berlim. É uma das poucas coisas que ficaram de pé na cidade depois dos muitos bombardeios que culminaram na ocupação das forças aliadas ainda em 1945.

  • Rothenburg ob der Tauber

Esse pequeno vilarejo da Idade Média é apaixonante e você não pode deixar de conhecê-lo. O local mais parece um parque temático medieval, graças as severas leis de preservação.

  • Biergartens de Munique

Munique é a capital da cerveja e é por isso que você não pode passar por lá e não beber um “biergarten”. Seria como ir a Roma e não ver o Papa.

Brincadeiras à parte, os jardins da cerveja não devem dicar de fora do seu roteiro e consistem em locais abertos em que as pessoas se reúnem para tomar cerveja e aproveitar a gastronomia típica.

Onde ficar

Sem dúvidas, a Alemanha é um dos países mais organizados do mundo, sem falar em limpeza, pontualidade e muitos outros adjetivos. Com belas paisagens e muitas atrações, o que você precisa para ter uma boa experiencia é saber onde se hospedar por lá.

O fato é que a maioria das cidades, especialmente as mais turísticas, oferecem uma grande variedade de hospedagens, para todos os tipos de viajantes.

Em Colônia, por exemplo, escolha ficar no Centro Histórico, perto do Rio Reno ou cerca da estação de trem.

Em Frankfurt também não faltam opções e algumas opções de bairros são as seguintes: Hauptbahnhof ou Sachsenhausen.

Em Dusseldorf, uma boa ideia é ficar na região perto da estação central, ou na parte mais moderna dessa cidade, Hafen.

O fato é que não faltam opções de hospedagem para que você possa curtir sua viagem com tranquilidade.

O que comer

Eisbein comida tipica Alemã

Eisbein comida tipica Alemã

Cada região do mundo tem seus pratos típicos, que nada mais são do que uma forma de contar sua história e suas origens. O fato é que provar esses pratos também é uma forma de conhecer um pouco mais sobre a cultura de um local e imergir em sua cultura.

Então, vamos conhecer alguns dos pratos típicos da Alemanha:

  • Chucrute (Sauerkraut)

Esse e um prato muito popular, que consiste em uma conserva de repolho fermentado, também conhecida no Brasil. Normalmente é servido como forma de acompanhamento de um prato principal.

  • Eisbein

Esse prato é o famoso joelho de porco, que pode ser preparado assado ou frito mesmo. Como tempero, ele leva várias especiarias e costuma ser servido com o chucrute de acompanhamento.

  • Wurst

Esse prato é quase um clichê do país, mas quem é que não conhece a fama da salsicha da Alemanha. Embora não se pareça em nada com a nossa, visto que são feitas com carnes nobres de porco, vitela ou vaca, podendo até ser uma combinação dessas carnes.

  • Schnitzel

Esse tradicional prato é feito principalmente com carne de porco, embora possa ser feito com frango ou boi. É como se fosse um bife à milanesa, que pode ter queijo e é servido com molhos variados.

Ele pode ser encontrado em qualquer restaurante ou fast food da região, mas escolha sempre um bom lugar, pois quando é mal preparado, fica gorduroso demais.

  • Brathend’I

Esse prato é um frango assado bastante comum nos dias de festa e almoços de domingo.

  • Schweinebraten

Esse é um prato bastante famoso na Alemanha, que consiste em um tipo de porco assado, normalmente servido com uma torta.

  • Eintopf

Como um guisado típico, o prato pode apresentar algumas variações, sendo a mais comumente preparado com variedade de legumes, carne e batata.

  • Apfelstrudel

Também conhecido como strudel de maçã, esse prato também leva canela e passas, sendo um dos doces mais populares por lá. É feito com uma deliciosa massa folhada que envolve o recheio.

Alemanha Pontos Turísticos

Como já falamos, a Alemanha é um país verdadeiramente incrível e o que não faltam são atrações e pontos turísticos para que você possa aproveitar os seus dias por lá. Então, vamos conhecê-los:

  • Catedral de Colônia

Um grande símbolo da cidade, essa catedral é uma das mais altas do mundo, sendo considerada Patrimônio da Humanidade. Chegando à cidade, certamente você não terá a menor dúvida de que ela é um importante ponto turístico por lá, com sua imponência!

alemanha-Catedral-de-Colônia

A Catedral de Colônia ou Colónia, localizada na cidade alemã de Colônia, é uma igreja católica de estilo gótico, o marco principal da cidade e seu símbolo não-oficial.

  • Portões de Brandemburgo

Esse é um dos principais pontos turísticos de Berlim e da Alemanha também. Embora já tenha sido um símbolo de segregação, hoje é um marco da unificação do país.

Portão-de-Brademburgo

O Portão de Brandemburgo, ou Porta de Brandemburgo, é uma antiga porta da cidade, reconstruída no final do século XVIII como um arco do triunfo neoclássico, e hoje um dos marcos mais conhecidos da

  • Catedral de Aachen

Chamada também de “Imperial Cathedral” essa é uma das mais antigas igrejas da Europa, sendo a primeira delas a ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, ainda em 1978.

Catedral-de-Aachen

A Catedral de Aachen localiza-se em Aachen, estado da Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha

  • Castelo de Neuschwanstein

Para quem adora castelos, não pode perder esse, construído ainda em 1869 a mando de Ludwig II da Bavária. Ele conta com 14 salas internas, muito bem decoradas, tendo servido de inspiração para o castelo da Cinderela.

Castelo-de-Neuschwanstein

O Castelo de Neuschwanstein é um palácio alemão construído na segunda metade do século XIX, perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen

  • Memorial do Holocausto

Um outro excelente ponto para quem quer explorar a história alemã é esse memorial, aberto para visitação em 2005, o monumento reúne 2711 blocos de concreto cinza. Eles são alinhados paralelamente e com diferentes tamanhos, servindo para simbolizar os mais de 6 milhões de judeus mortos durante a Segunda Guerra.

mermorial-do-Holocausto

mermorial-do-Holocausto

  • Miniatur- Wunderland

A Terra das Maravilhas em Miniatura é um excelente ponto turístico da Alemanha e fica na cidade de Hamburgo. O local tem mais de 700 trens que se deslocam em diversos cenários do país e do mundo, além de contar com iluminação e muita riqueza de detalhes.

Miniatur Wunderland

A Miniatur Wunderland é uma miniatura de estrada de ferro que ocupa uma área de 1.150 m² na cidade de Hamburgo, na Alemanha.

Vida noturna

Para quem não sabe, Hamburgo é conhecida como a cidade com melhor vida noturna do mundo todo e isso não é à toa, afinal, o que não faltam são opções do que fazer por lá.

Já em Berlim, não importa a hora, existem festas acontecendo 24 h por dia e muitas pessoas viajam para lá aos finais de semana apenas para curtir intensamente as baladas.

Em Munique, as casas noturnas são mais movimentadas, especialmente em alguns bairros. Inclusive, algumas celebridades costumam aparecer por lá, tais como Lady gaga, Paris Hilton e os Rolling Stones.

Esse mesmo padrão de muita festa e agitação se repete em muitos outros pontos do país e quase todas a cidades oferecem boas opções.

Dicas

Agora, vamos ver algumas dicas muito importantes para programar sua viagem para a Alemanha:

  • Visto: os brasileiros não precisam de visto para ficar por até 90 dias no país ou qualquer outro do tratado de Schengen. No entanto, é preciso ter um seguro viagem internacional, comprovação de renda de, ao menos, 60 euros por dia e passaporte com no mínimo 6 meses de validade.
  • Moeda: a moeda por lá é o Euro e existem muitos bancos e casas de câmbio para fazer a troca. Mais do que isso, o país aceita cartões com bandeira Master e Visa.
  • Idioma: o idioma falado por lá é, claro, é o alemão, mas é bem possível se comunicar usando o inglês mesmo. No entanto, tente aprender pelo menos algumas palavras no idioma local.

Transportes

Quando ao deslocamento na Alemanha, você precisa saber que aplicativos como Uber são proibidos em cidades como Colônia e Frankfurt e mesmo que tentem expandir o seu atendimento, ainda já uma grande rejeição por parte do governo.

Já em outras regiões do país, o app é liberado e funciona bem, sendo mais barato que os taxis, como no Brasil.

Outra opção de deslocamento pela Alemanha é o trem, que é confortável e rápido, sendo sempre uma ótima escolha.

O bom é que são muitas linhas disponíveis, com diversos destinos e ainda conexões com os trens regionais, que levam para outras cidades.

Já para a locomoção entre cidades, o Car Pooling é uma das melhores opções, além de ser barata, visto que permite o compartilhamento dos gastos. Isso sem falar que ainda possibilita fazer novas amizades.

O metro também é uma opção bastante viável, visto que o país tem maior rede metroviária do mundo.

No entanto, uma das opções mais acessíveis é o ônibus mesmo, que além de serem confortáveis ainda oferecem wi-fi e outras vantagens.

Fotos

Agora, veja algumas fotos de todas as belezas que já falamos aqui a respeito da Alemanha:

Praias

Muita gente nem imagina, mas a Alemanha também é um destino de praias, sol e areia branca. Então, quanto estiver por lá, não deixe de conhecer os seguintes destinos:

  • Amrum – areias brancas
  • Helgoland – onde é possível encontrar com as focas
  • Hamburgo – a metrópole das praias
  • Rügen – a praia que não tem faixa de areia
  • Sylt – a praia das belezas naturais
  • Sankt Peter-Ording – a praia dos ventos
  • Darss – uma das pioneiras em nudismo

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a Alemanha, seus atrativos e tudo o que esse país pode oferecer como sendo o destino da sua próxima viagem! Aproveite essas dicas e boa sorte!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply