Calendário das Monções, oque é? Dicas para Enfrentar esse Período

Calendário-das-monçõesPara saber tudo a respeito do Calendário das Monções, não deixe de ler atentamente até o final.

Dessa forma, você poderá saber mais sobre qual a melhor época para visitar a Ásia e quais são seus períodos de chuva torrenciais, afim de se prevenir e programar a sua viagem adequadamente.

O que é calendário de Monções?

Primeiramente, devemos entender o que é o calendário de monções, como o próprio nome sugere consiste em um calendário do qual especifica os períodos em que ocorrem as monções.

Mas, afinal, o que são monções?

Monções consistem em um fenômeno climático do qual está relacionado aos ventos sazonais (aqueles que mudam sua direção de acordo com os períodos/estações do ano).

Como resultado há épocas em que o vento causa chuvas fortíssimas, ao carregar ar úmido do oceano em direção ao continente, comumente chamada de monção de verão ou marítima.

Assim como em outros períodos, leva o ar seco da terra(continente) para o mar, provocando o tempo seco e caracterizando-se como a monção de inverno ou monção continental.

Como resultado, em outras palavras as monções podem ser representadas por enchentes, tempestades abundantes, tufões, mar agitado, entre outros. Em resumo, são desastres que podem ocorrer em diferentes épocas do ano.

É importante ressaltar que nessa região (principalmente no sul e no sudeste da Ásia, devido a associação com o Oceano Índico) o fenômeno ocorre de maneira mais acentuada e com mais frequência, ocasionando chuvas fortes e intensas, é por isso que essa região também é chamada de Ásia das Monções. 

Estas chuvas afetam países do sudeste asiático como Tailândia, Cambodja, Laos, Vietnã, Malásia, Filipinas, Indonésia, Burma/Myanmar, Brunei e Cingapura, além da Índia.

Vale a pena visitar a Ásia nesse período?

Vale-a-pena-visitar-a-Asia-no-calendario-das-MoncoesNão se assuste com as monções se você precisar estar na Ásia durante esse período em particular, pois, sempre é possível se adaptar ou encontrar outras maneiras de aproveitar a viagem.

Sobretudo, essa época é perfeita para economizar, visto que as diárias dos hotéis abaixam seu valor, algumas hospedagens tem seu valor reduzido em até 60%, isso ocorre, pois, nesses períodos a temporada atrai um número menor de pessoas.

Além disso, outro benefício se dá quanto aos transportes públicos, dos quais em algumas localidades ficam mais vazios, permitindo assim um maior conforto.

Acima de tudo, existem locais que ficam ainda mais bonitos nas monções, pois, suas paisagens acabam sendo embelezadas pelas chuvas, apresentando uma vegetação ainda mais bela.

Portanto, basta se prevenir e assegurar que não existe a possibilidade de ocorrer um tufão, é possível conferir isso observando as previsões climáticas da região que você pretende visitar, pois o fenômeno pode ocorrer em uma época do ano diferente para cada local ou país.

Quais as dicas para enfrentar as Chuvas?

A seguir, algumas dicas para adotar na viagem e passeios durante o calendário das monções:

  • Esqueça o guarda-chuva, prefira capas de chuva- as chuvas podem ser tão intensas, que o guarda-chuva não será suficiente;
  • Tenha o contato da embaixada brasileira mais próxima- em caso de qualquer emergência basta contactá-los;
  • Não esqueça seu seguro-saúde ou seguro viagem ele não é obrigatório, mas pode ser essencial em sua viagem, já que possui assistência médica, desse modo você não estará desprevenido se ocorrer alguma emergência;
  • Planejar o roteiro- é imprescindível planejar bem seu roteiro sempre consultando a previsão climática de acordo com o seu destino;
  • Possua um kit básico de farmácia- remédios e itens necessários para curativos e emergências
  • Se prepare para adiamentos e/ou cancelamentos- devido ao mau tempo pode acontecer alguns imprevistos; 
  • Assim como os voos que em alguns casos podem sofrer atrasos e até mesmo cancelamentos, portanto atenha-se para políticas de cancelamento/devolução do valor gasto.

Como dito anteriormente, a chuva é tão intensa que é melhor usar capas protetoras e roupas impermeabilizantes, desse modo os passeios podem ser melhor aproveitados, lembre-se também de adquirir capas para celulares e câmeras, afim de não danificar nenhum aparelho.

Assim como, é muito importante ter os contatos da embaixada brasileira sempre consigo, dessa maneira, em qualquer emergência é possível realizar uma comunicação facilmente.

Mar-agitado-na-tempestadeDo mesmo modo que é de suma importância ter um seguro saúde ou seguro viagem, normalmente oferecido por operadoras, muitos são de baixo custo e o benefício em caso de emergências é muito grande.

Sobretudo, é imprescindível levar seus medicamentos pessoais, assim como repelente, pois no período de chuva é comum aumentar a quantidade de pernilongos e mosquitos, em todo caso é bom ter um kit de primeiros socorros básico em caso de qualquer emergência

Existe risco de Tufão?

Durante as monções sazonais, devido aos níveis de precipitação alta que ocorrem nesses períodos, é possível que tufões sejam ocasionados, contudo, através das previsões climáticas temos como nos prevenir.

Sobretudo, mesmo que as previsões climáticas não sejam 100% precisas, é possível estabelecer alguns aspectos como maneiras de prevenir esses riscos, visto que as monções costumam acontecer entre junho e setembro, afetando países do sudeste asiático como Índia, Tailândia, Cambodja, Laos, Vietnã, Malásia, Filipinas, Indonésia, Burma/Myanmar, Brunei e Cingapura. 

Contudo, nessas regiões existem cidades das quais estão mais suscetíveis a incidência dos furacões, como veremos a seguir.

Quais as cidades mais afetadas na Ásia?

Inegavelmente, as cidades mais afetadas da Ásia são aquelas que estão mais suscetíveis a maiores riscos, como: terremotos, deslizamentos de terra, tufões, tempestades, alagamentos entre outros desastres naturais.

Segundo uma escala estabelecida pelo 5º Atlas Anual de Perigos de Riscos Naturais (NHRA) das 100 cidades com maior exposição a riscos naturais, 21 estão localizadas nas Filipinas, 16 na China, 11 no Japão e 8 no Bangladesh, sendo as principais: 

  • (1º) Port Vila ou Porto Vila- Capital de Vanuatu 
  • (2ª)Tuguegarao, (3ª)Lucena, (4ª) Manila (5ª) San Fernando e (6ª) Cabantuan- Cidades das Filipinas
  • (8ª) Taipei- Capital de Taiwan
  • (15ª) Kawasaki, (16ª) Osaka e (17ª) Nara – Cidades do Japão

Para saber mais sobre as áreas e cidades afetadas, clique aqui.

Em resumo, é possível aproveitar bons passeios na Ásia mesmo durante o Calendário das Monções, basta seguir nossas dicas, acima de tudo se prevenir e planejar adequadamente o seu roteiro.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply