Croácia Pontos Turísticos

Zagreb

Zagreb, capital que fica no noroeste da Croácia, é marcada pela arquitetura austro-húngara dos séculos XVIII e XIX. No centro, a Cidade Alta abriga a Catedral de Zagreb, de estilo gótico e com duas torres, e a Igreja de São Marcos, datada do século XIII e com telhado de azulejos coloridos.

É no meio do ano que acontece o verão europeu, sendo também uma das melhores épocas para explorar as belezas do antigo continente. Dentre os possíveis destinos, a Croácia se destaca.

A verdade é que esse incrível país vem atraindo um número cada vez maior de turistas do mundo inteiro, com suas praias paradisíacas, belezas naturais e ilhas exuberantes.

O entanto, a verdade é que esse pequeno país do Leste Europeu, que era parte da Iugoslávia, ainda é bastante desconhecido.

Justamente por isso que não é incomum ter uma série de dúvidas ao decidir embarcar nessa aventura.

Então, se você quer conhecer a Croácia e está com dúvidas para montar o seu roteiro de viagens, fique sabendo que você está no lugar certo, pois hoje falaremos sobre o país e suas peculiaridades. Vamos lá?!

Quando ir

Quando-Ir-arrumando-malasA Croácia tem as praias como principal atrativo e é por isso que a melhor época para ir para lá é durante os meses de mais calor. Dessa forma, você conseguirá aproveitar dias mais longos e todas as belezas naturais do local.

Assim sendo, prefira os meses de julho a agosto, que é a época do ano considerada com altíssima temporada. Essa também é uma dar melhores épocas para aproveitar a vida noturna desse país e tudo está em alta.

No entanto, se você quer também aproveitar as praias, mas prefere fugir de muito movimento e do calor, especialmente para conhecer as cidades e atrações, a dica é ir em uma estação mais meio termo.

Em setembro e outubro, por exemplo, as temperaturas são mais amenas e ainda é possível curtir as praias, embora a água já esteja um pouco mais fria.

Como chegar

O preço das passagens de avião para a Croácia pode ser bastante alto, além de não existirem voos diretos saindo do Brasil.

Se você quiser, pode arcar com esse custo mesmo ou então comprar passagens para algum lugar da Europa que seja mais acessível e depois se deslocar por lá mesmo.

No entanto, partindo do Brasil, a melhor alternativa para chegar até lá é de avião mesmo e isso não se discute.

O principal aeroporto do país é o de Zagreb e é por lá que chega grande parte dos voos da Europa. No entanto, existem muitos outros aeroportos internacionais no país.

O que fazer

A Croácia é um país incrível, que vem ganhando destaque como destino turístico nos últimos anos. Seu território é pequeno, mas isso não significa que não pode oferecer muitas experiencias para quem o visita.

Então, vamos ver algumas dicas sobre o que fazer na Croácia:

  • Alugue um barquinho – Hvar

No centrinho de Hvar existe uma infinidade de barraquinhas onde é possível alugar um barquinho para explorar ilhas. A dica é ir até as Ilhas Pakleni, ir costeando-a e depois parar onde você achar mais lindo.

A água é de um azul turquesa que chega a hipnotizar!

  • Ande pelas ruas do Palácio de Diocleciano – Split

Para quem não sabe, Diocleciano foi um antigo Imperador Romano que foi para a Croácia, que era sua terra natal para se aposentar em um incrível palácio. Atualmente, vivem lá cerca de 2 mil pessoas, além de ter lojas, bares, restaurantes e até hotéis em suas ruelas.

O local também já foi cenário de Gamo oh Thrones!

  • Caminha nas muralhas de Dubrovnik

Um símbolo da cidade, essas muralhas possuem 2km de extensão e em algumas partes chega a ter 25 metros de altura. Caminhas por ela oferece uma linda vista da cidade e do mar Adriático.

muralhas-de-Dubrovnik

As Muralhas de Dubrovnik são uma série de muros de pedra defensivos em torno da cidade de Dubrovnik, no sul da Croácia.

  • Coma no restaurante Panorama – Dubrovnik

É preciso tomar um bondinho para chegar até esse restaurante, o que já é uma ótima atração. Chegando lá, você vai sentar-se a uma mesa com uma vista incrível da cidade, que por sua vez é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

  • Conhecer os lados de Plitvice

O Parque Nacional Plitvice Lakes possui cerca de 300km² e abriga mais de 16 lagos, com os mais diferentes e lindos tons de azul e verde que se conectam através de incríveis cachoeiras.

O passeio é feito por passarelas, que ficam às margens dos lagos e ligam todos, bem como de barco.

  • Faça um mergulho cultural em Zagreb

A capital da Croácia, Zagreb, tem mais de um milhão de habitantes e sua cultura é verdadeiramente impressionante. Por lá você encontra mais de 20 museus, 350 bibliotecas, 10 teatros e muito mais.

Ela é dividida entre Cidade Alta, que é a parte mais antiga, e Cidade Baixa, que é a parte mais atual.

  • Alugue um carro para explorar destinos

Hvar tem uma grande variedade de praias lindíssimas e não há nada melhor do que alugar um carro para explorar as mais de 1180 ilhas do país.

  • Delicie-se com a gastronomia

A culinária croata não é muito conhecida, mas traz delícias incríveis e tudo que você comer por lá, certamente, vai ser muito bom. A cozinha croata tem muitas influências da cozinha Italiana, então é muito comum encontrar massas por lá, porém, podemos dizer que eles possuem sim alguns pratos típicos da croácia mesmo. Vamos a alguns mais importantes:

Onde ficar

A Croácia é um país pequeno, mas que tem atrações incríveis espalhadas por todo seu território.

Estando de carro, fica muito fácil se deslocar pelo país e ir conhecer seus muitos outros destinos. Por isso, uma boa opção é hospedar-se em Hvar mesmo ou na capital.

A quantidade de hotéis e opções de hospedagem são muito variadas, embora não sejam muito baratas, como acontece na maioria dos países da Europa.

O que comer

Além de muitos destinos de tirar o fôlego, com suas ilhas que estão entre as mais lindas do mundo, cidades medievais, museus, incríveis muralhas, templos exuberantes e uma natureza que mostra tons de azul nunca antes vistos pela maioria dos turistas, a verdade é que a Croácia ainda tem a gastronomia.

Quem visita esse paraíso perdido pode esperar comer muito bem e comidas deliciosas. Então, vamos conhecer quais são os pratos típicos da Croácia e que você não pode deixar de experimentar:

  • Trufas

A Croácia é o berço das trufas, que originalmente são fungos considerados como o alimento mais saboroso do mundo. Por lá, as trufas são encontradas pelo melhor amigo do homem, o cão, que é o responsável por farejar essa iguaria.

A fama das trufas acontece especialmente na região Ístria, onde também são produzidos excelentes azeites e vinhos.

Então, não deixe de experimentar os saborosos pratos feitos tanto com trufas brancas quanto negras, que pode ser um macarrão, polenta a até mesmo sobremesa.

  • Ostras, presunto e pescados

A ostra é uma iguaria muito tradicional na culinária croata, bem como presunto e pescados, que formam os principais pratos típicos do lugar.

Isso vale especialmente para a região da Ístria, que é como a Toscana da Croácia, lembrando que a península já foi parte da Itália.

  • Pratos italianos

A culinária croata tem uma grande influencia da Itália, tano na qualidade do presunto, que se equivale à do presunto de Parma, quando no amor pelas massas.

Por isso, fique sabendo que as massas podem ser encontradas na maioria dos restaurantes, além de alguns que são específicos de pratos italianos. O mesmo vale para a pizza, que também é facilmente encontrada no país.

  • Cafés

O croata é um povo que adora tomar um café, preferencialmente acompanhado de um salgado ou de um doce, agradando ainda mais o paladar.

Em Zagreb, por exemplo, existem diversas ótimas cafeterias para conhecer, além de restaurantes onde se pode provar de tudo, até mesmo pratos que são preparados de uma forma bastante original.

  • Hamburguer

Embora o hamburguês seja considerado americano, a verdade é que o croata se destaca. Na Croácia ocorrem até mesmo festivais e eventos de hambúrgueres, que é muito famoso por lá.

Não deixe de provar todas essas delícia, afinal, a gastronomia também é uma forma de conhecer mais sobre um país e imergir em sua cultura.

Croácia Pontos Turísticos

Os pontos turísticos que você poderá encontrar na Croácia são muitos e bastante diversificados. Por lá você poderá visitar incríveis cachoeiras, linda arquitetura e paisagens de tirar mesmo o fôlego, que até já serviram de cenário para novelas, filmes e séries famosas.

Então, vamos conhecer os principais pontos turísticos da Croácia logo a seguir:

  • Parque Nacional Plitvice

Já falamos desse parque anteriormente e seus mais de 16 lagos. Ele fica localizar em uma área bem central do país, bem no caminho para Zagreb, mas um pouco longe das praias locais.

Por lá você poderá conhecer um conjunto de lagos e cachoeiras de uma cor linda, que são consideradas como uma das principais belezas naturais do país.

Plitvice

O Parque Nacional dos Lagos de Plitviče é uma reserva florestal de 295 quilómetros quadrados no centro da Croácia. É conhecido por uma cadeia de 16 lagos escalonados unidos por cascatas que terminam num desfiladeiro de rocha calcária. 

  • Ilha de Hvar

Sem dúvidas essa ilha é incrível e, muito além de seus belíssimos campos de lavanda, ainda pode-se encontrar ótimos beach clubs, resorts e baladas.

O lugar também possui construções históricas interessantíssimas para quem adora aprender sobre a história do lugar.

ilha-de-hvar

Hvar é uma cidade e porto na ilha de Hvar, parte do Condado de Split-Dalmácia, na Croácia

  • Cidade murada de Dubrovnik

De fato, esse é um ponto turístico do país que você não pode deixar de conhecer e todo mundo que vai lá, realmente adora.

O mais impressionante de tudo é a sua incrível cidade medieval, que até já foi cenário para a gravação de Game of Thrones.

muralhas-de-Dubrovnik

As Muralhas de Dubrovnik são uma série de muros de pedra defensivos em torno da cidade de Dubrovnik, no sul da Croácia.

  • Arboretum de Trsteno

Esse é mais um dos lugares usados na gravação da série Game of Thrones e é o arboreto mais antigo de toda a Europa. Lá você terá uma incrível vista do mar Adriático e ainda vai conhecer uma incrível flora e fauna.

Arboretum-de-Trsteno

Trsteno Arboretum, localizado em Trsteno, na Croácia, é o mais antigo arboreto nesta parte do mundo.

  • Caverna Azul

Localizada na pequenina ilha de Bisevo, essa caverna fica no meio do mar Adriático, sendo um lugar que deixa os turistas sem fôlego, de tão linda.

O fenômeno que deixa a cor da água azul intenso brilhante acontece por volta do meio dia, que é quando o sol incide sob o teto da caverna. A ida até esse ponto turístico deve ser feita de barco.

caverna-azul-croacia

A Gruta Azul ou Caverna Azul, é uma caverna marinha numa pequena baía chamada Balun, no lado leste da ilha Biševo e a aproximadamente 4,5 milhas náuticas de Komiža, na costa croata do Mar Adriático

  • Palácio de Diolcleciano

Localizado em Split, uma cidade litorânea da Croácia, cujo centro histórico se desenvolveu ao redor do famoso palácio construído para a morada de um famoso Imperador Romano.

Palácio-de-Diocleciano

O Palácio de Diocleciano foi a residência imperial fortificada construída pelo imperador Diocleciano na costa da Dalmácia com o fim de para ali se retirar após a sua abdicação voluntária em 305.

  • Arena de Pula

Já imaginou um Coliseu à beira-mar? Pois é justamente o que você verá por aqui, em um monumento que lembra muito o famoso anfiteatro de Roma.

Essa arena foi construída ainda no primeiro século, durante o auge do Império Romano, seguindo técnicas surpreendentes de arquitetura clássica.

Arena-de-Pula

Arena de Pula é um anfiteatro do tempo do Império romano localizado em Pula em Istria na Croácia

Vida noturna

Para quem não dispensa uma boa balada, até mesmo nas férias, fique sabendo que o lugar é excelente para quem quer curtir um dia ou uma noite de festas.

Isso porque na Croácia não é nada incomum que as festas comecem cedo, antes do pôr do sol, como acontece em muitos beach clubs, ou até mesmo em barcos.Yatch Wee

Por lá, existem muitas baladas de respeito, como a Yatch Wee, que acontece em alto mar. Já em Split você poderá participar de um dos maiores festivais de música eletrônica.

Isso tudo sem falar que a maioria das cidade da Croácia oferece muitas opções de restaurantes e barzinhos, para quem quer curtir uma vida noturna menos agitada.

Dicas

Pois bem, é fato que a Croácia ainda é um país pouco conhecido pelo mundo. Por isso, nada melhor do que algumas dicas incríveis para que você tenha uma boa experiencia por lá, veja:

  • Moeda

A Croácia está fora da zona do Euro, então sua moeda são as kunas. Ao chegar no aeroporto das maiores cidade, é fácil encontrar casas de cambio para a troca da moeda, mas a dica é levar seu dinheiro já em euros.

  • Idioma

A língua oficial do país é o croata, o que pode ser um tanto complicado para os brasileiros. No entanto, é possível usar o inglês e o espanhol para se comunicar por lá.

  • Visto e seguro viagem

Os brasileiros não precisam de visto para uma permanência de até 90 dias na Croácia. No entanto, é imprescindível apresentar um passaporte com validade mínima de seis meses.

Também é obrigatória a contratação de seguro viagem com cobertura de, pelo menos, 30 mil Euros.

Transportes

A Croácia tem excelente estradas que ainda oferecem vistas maravilhosas pelo trajeto. Por isso que uma boa dica por lá é alugar um carro, a fim de conhecer todas as cidades do entorno.

Já o transporte público é bom na maioria das grandes cidades, mas pode deixar a desejar em épocas de alta temporada.

No entanto, as cidades são relativamente pequenas, o que facilita muito a locomoção de Uber ou taxi mesmo!

Você também vai usar barco por lá, visto que muitos destinos da Croácia são ilhas! O bom é que tem até Uber com serviço de lancha.

Fotos

Agora, veja algumas fotos para entender melhor sobre as belezas que estamos falando:

Praias

Sem dúvidas, a Croácia é um destino de praias e é por isso que você não pode ir para esse país e não conhecer as melhores praias, que são as seguintes:

  • Praia de Srebrena, Rukavac
  • Praia de Crljina, Rogoznica
  • Praia de Zlatni RT, Brac
  • Praia de Punta Rata, Brela
  • Ilhas Pakleni Otoci, Hvar
  • Praia de Banje, Dubrovnik

Mais do que isso, a Croácia ainda tem praias de nudismo, além de não ser incomum ver pessoas peladas mesmo andando pelas areias.

Isso porque a Croácia é conhecida como o país do naturismo, ideal para quem gosta dessa prática.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a Croácia, suas atrações e tudo que ela pode oferecer como destino da sua próxima viagem. Aproveite essas informações e boa sorte!

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply