Jericoacoara – O que fazer em 3,4 ou 5 dias?

Praia-de-JericoacoaraTambém conhecida carinhosamente com Jeri, a praias de Jericoacoara é um dos destinos mais procurados do nordeste brasileiro. E não é para menos, afinal, o local é realmente encantador.

Para quem não conhece, Jericoacoara é uma pequena vida, que fica a cerca de 300 km de Fortaleza, capital do Ceará.

O destino tem ruazinhas de areia, é bastante tranquilo e traz um ar bucólico, seno ideal para quem quer descanso e tranquilidade para renovar as energias em meio à natureza.

Jericoacoara fica escondida entre mangue, dunas, lagoas e o mar e era, até bem pouco tempo, uma pequena vila de pescadores, sendo de difícil acesso e com quase nada de infraestrutura turística

Hoje, por outro lado, embora o cenário não tenha mudado muito, a vila está bem mais moderna.

Agora é possível encontrar hotéis por lá, bem como pousadas, restaurantes e bares que formam uma ótima infraestrutura para seus visitantes.

Mesmo assim, as ruas ainda permanecem com pouca iluminação e os pés dos turistas vão continuar cheios de areia ao transitar pelas ruazinhas sem calçamento, na melhor atmosfera de cidadezinha de interior, que ainda preenche o lugar e conquista a todos.

Então, se você está mesmo interessado e quer saber um pouco mais sobre o destino de Jericoacoara, continue lendo e descubra todos os detalhes sobre esse incrível lugar. vamos lá?!

Quando ir

Quando-ir-casal-jovem-com-mapa-em-verãoPara quem não sabe, Jericoacoara é um destino que pode ser visitado o ano inteiro. No entanto, para quem prefere descanso, fique sabendo que no carnaval e também na segunda quinzena de dezembro, o local tende a ficar mais cheio de turistas.

O Reveillon, por exemplo, é uma época bastante cobiçada no local, atraindo bastante gente à cidade.

Vale lembrar que durante o primeiro semestre do ano, a quantidade de chuvas é um pouco maior e que é isso que faz as lagoas ficarem um pouco mais cheias.

Isso não significa que é uma época em que chove o dia inteiro, e a maioria das chuvas são esparsas. Dessa forma ainda é possível disfrutar de ótimos dias de sol e calor.

No segundo semestre do ano, por sua vez, a precipitação é menor, deixando o clima mais sexo. Para quem veleja, agosto é o melhor mês e registra médias históricas de vendo forte.

Sendo assim, não importa qual seja a época do ano, Jericoacoara é receptiva e certamente será um excelente destino para você.

É justamente por isso que é bom não deixar para fazer sua reserva de hospedagem na última hora, principalmente para feriados e finais de semana.

Como chegar

Pois bem, esse é outro ponto importante visto que a logística para chegar até Jericoacoara não é das mais simples, embora já tenha sido muito pior.

Fique sabendo que existe um aeroporto regional em Cruz, que fica a cerca de 30 km de Jericoacoara e recebe voos da Azul.

Existe ainda a possibilidade de ir diretamente para o Aeroporto de Fortaleza e depois seguir até Jericoacoara de carro ou de ônibus mesmo.

Se você escolher essa opção, a dica é procurar um transfer compartilhado, que ofereça o trajeto até a vila. Fique tranquilo pois são vários motoristas oferecendo esse tipo de serviço.

A principal vantagem é que se trata de pessoas experientes em atravessar a região de dunas que fica no caminho para Jeri.

Mais do que isso, se você não tem experiencia em dirigir nessas áreas, é preciso muito cuidado ao fazer o trajeto com seu próprio veículo, visto que não é nada raro ver veículos atolados por lá.

O que fazero-que-fazer-em-Jericoacoara

Jericoacoara é uma pequena vila que fica de frente para o mar, tendo a belíssima praia como sua principal atração. Suas lagoas, formadas pela água das chuvas, tem águas cristalinas e também ganham destaque nessa região.

Existem ainda passeios locais que levam os turistas para conhecer o lado oeste e leste da vila, onde é possível conhecer um pouco mais desse destino incrível com facilidade.

Então, vamos conhecer as principais dicas do que fazer em Jericoacoara:

  • Praia de Jericoacoara

Essa é a principal praia da vila, que é bastante utilizada para a prática do wind surf, tanto no aprendizado quando na prática do esporte.

Em frente ao mar você verá alguns bares, hotéis e restaurantes, que proporcionam um lindo por do sol no local a cada fim de tarde.

A praia de Jeri costuma ser um lugar calmo e seu visual sofre uma grande mudança com a subida da maré.

  • Praia da Malhada

Essa é uma praia que ainda é pouco frequentada em Jericoacoara, mas que fica bem próxima da vila em direção ao litoral leste. Ela é ótima para quem está procurando um local tranquilo para aproveitar o mar e é de fácil acesso a pé.

Essa praia também é bastante usada pelos praticantes do kitesurf e não conta com nenhum comercio nem vendedores ambulantes.

  • Dunas do pôr do sol

Essa querida duna é um símbolo de Jericoacoara, sendo uma grande atração da vila aos fins de tarde.

Assim, à medida que o sol vai se aproximando do mar, as pessoas vão indo para o alto da duna a fim de apreciar o seu pôr. Embora seja um programa clichê, é verdadeiramente lindo e você não deve perder.

  • Pedra furada

Esse é um importante cartão postal de Jericoacoara, sendo uma belíssima atração que rende fotos lindíssimas. A pedra em questão tem uma fenda no centro e fica à beira mar. Em um determinado momento do dia, o pôr do sol acontece “dentro” dessa fenda.

A sugestão é ir caminhando de Jericoacoara até a Pedra Furada pelo mar mesmo, durante a maré baixa. A caminhada é linda.

  • Lagoa do Paraíso

Essa lagoa fica no município de Jijoca, em Jericoacoara mesmo. a Lagoa do Paraíso é um dos principais destinos da região, tem águas cristalinas de azul e verde turquesa.

Em sua extensão, você poderá encontrar ótimos estabelecimentos, incluindo um interessante clube com opções de comidas e bebidas, além de uma ótima infraestrutura.

Para quem quer curtir mesmo o lugar, a dica é ir passar um dia na lagoa, que pode ser tão legal ou até mais do que passar o dia na praia.

  • Mangue seco

A região do mangue fica localizada às margens do Rio Guriú, de onde também parte o passeio para observar cavalos marinhos. O cenário é cheio de árvores com raízes curvas, bastante diferente e muito bonito.

Na região é possível encontrar alguns pequenos estabelecimentos, que colocam redes e balanços à disposição dos turistas para fazerem belas fotos.

Onde ficar

roof-top-do-hotel-Hurricane-JeriComo já foi explicado, Jericoacoara é uma vila pequena, assim como a sua estrutura. Atualmente, já é possível encontrar hotéis e pousadas por lá, para todos os gostos e bolsos, com hospedagens que vão das mais econômicas até as mais luxuosas.

No que diz respeito à localização das pousadas, a maioria não fica longe dos principais pontos de interesse da vila de Jericoacoara. Por lá, existem poucas ruas principais e tudo acontece por ali mesmo, próximo a elas.

O melhor é que é possível fazer quase tudo caminhando mesmo, pois é tudo perto!

Então, a dica é procurar uma hospedagem que fique mais próximo dessas ruas principais, a fim de facilitar seu deslocamento por lá.

Um outro ponto de referência importante é a praia mesmo, onde é possível encontrar outras opções de acomodações. Embora seja um pouco mais caro, a vista é sensacional e o comércio continua próximo.

Viajando durante o verão ou no período de férias escolares, é importante ficar atento para fazer suas reservas de hospedagem com antecedência, pois as opções se esgotam rápido.

O que comer

Baiao-de-doisComo já foi explicado, Jericoacoara é uma pequena vila. Atualmente o local até conta com uma boa variedade de bares e restaurantes de qualidade, ótimos para quem quer comer bem.

A maioria dos estabelecimentos tem o estilo do vilarejo, combinando com a rusticidade do lugar, o que não significa que não tenham pratos ótimos.

Os preços também são variados, com opções que cabem em todos os tipos de bolsos, embora seja fato que a maioria das coisas não é muito barata por lá.

A dica, no entanto, é apostar os frutos do mar, que são oferecidos em abundância na região, sendo algo muito típico do local.

Os peixes também são encontrados em diversos tipos de preparos, ideais para quem aprecia essa carne.

Pontos Turísticos

Embora seja um lugar pequeno e rústico, Jericoacoara tem uma grande variedade de atrações que podem conquistar os turistas que vão conhecê-la no Brasil.

Para chegar até a maioria desses lugares, a recomendação é fazer o passeio de buggy ou de 4×4, o que torna a experiencia ainda mais interessante.

Durante o dia, a dica é ir conhecer as lagoas que ficam nas redondezas da vila, como a Lagoa do Paraíso, sobre a qual já falamos.

Então, vamos conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Jericoacoara:

  • Lagoa da tatajuba

Essa lagoa fica no litoral oeste de Jericoacoara, onde é preciso de um 4×4 para chega. A lagoa é bastante tranquila e é cerca por dunas lindas, que formam um cenário de tirar o fôlego.Lagoa da tatajuba

  • Lagoa do coração

Essa lagoa também é formada pela chuva. Ela é pequena e pouco conhecida ainda, não tendo uma boa infraestrutura para quem a visita. Por outro lado, ela é ideal para aqueles que estão em busca de tranquilidade e paz.

Há quem diga que o local não é dos mais indicados para o banho, visto que a água fica muito parada, mas se quiser, a água é morna e refrescante.Lagoa-do-coração

  • Lagoa Paraíso

Como já falamos, essa lagoa fica no município de Jijoca e, provavelmente, é uma das lagoas com a coloração mais linda da região. lá, azul escuro e azul claro se misturam e formam um verdadeiro espetáculo para os olhos.

O local ainda conta com redes que ficam dentro da água, que são uma tradição para quem visita esse incrível lugar.

Isso sem falar nos muitos restaurantes que colocam as mesas e cadeiras dentro da água para que você tenha uma refeição ainda mais relaxante.Lagoa-Paraíso

  • Dunas do Pôr do Sol

Do ladinho da vila de Jericoacoara tem uma duna, bastante frequentada nos finais de tarde para quem quer observar o pôr do sol no mar. São dezenas de pessoas que sobrem até o topo somente para observar esses espetáculo da natureza.Dunas-do-Pôr-do-Sol

Vida noturna

Jericoacoara é um ótimo destino, tanto para quem gosta de tranquilidade quanto para quem gosta de aproveitar a noite.

Como o local fica no Ceará, é bem possível que quase todas as noites da vila sejam embaladas por um som não tão comum nas baladas das cidades, que é o forró, que domina a região.

A pouca iluminação deixa o lugar ainda mais especial à noite, garantindo um clima único e deixando o céu ainda mais bonito, com suas estrelas ainda mais visíveis.

Aos finais de tarde, o local mais animado da vila é o roof top do hotel Hurricane Jeri. Lá há um espaço ao ar livre, que serve como um lounge bar, com DJ’s e outras atrações que mudam todos os dias.vida-noturna-e-balada-sem-Jericoacoara

Essa é uma ótima opção para quem quer assistir ao por do sol de uma forma bem mais animada.

Quando a noite cai, o final da rua principal é tomado por barraquinhas de caipifruta, junto à praia. Muita gente vai curtir a noite por ali, tomando drinks ao ar livre e interagindo.

Para quem gosta de uma noite mais tranquila, a dica é escolher um restaurante legal, lembrando que alguns têm música ao vivo durante o horário do jantar.

O fato é que não faltam opções de coisas para fazer à noite em Jericoacoara.

Transportes

Como já dissemos, Jericoacoara é um lugar pequeno e pitoresco e, depois de estar lá, o melhor meio de transporte para se locomover pela vila é a pé mesmo.

Para ir a outros destinos, como já dissemos, a dica é usar uma 4×4 ou um buggy mesmo, que facilita o deslocamento na areia.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Jericoacoara, seus pontos turísticos e as principais atrações desse incrível destino brasileiro. Aproveite as informações e boa sorte!

 

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply