Quem já teve a oportunidade de conhecer Portugal, sabe o que o país é conhecido pela gastronomia e também pela grande quantidade de vinícolas. Esse pequeno país no oeste da Europa é um paraíso para os amantes de vinho.
Por isso, se você tiver a oportunidade de ir para Portugal, não deixe de conhecer as diversas regiões vinícolas da região. Com certeza você vai ter uma experiência incrível e além disso, vai poder trazer várias garrafas com você como uma lembrança da viagem!
Conheça as melhores rotas para você degustar vinhos de qualidade!
Conteudo
Rota dos vinhos verdes
A Região dos Vinhos Verdes está situada no noroeste do país entre os Rios Douro e Minho. O lugar é repleto de montanhas e uma oportunidade para você conhecer Portugal além de Lisboa e Coimbra.
Para um vinho ser considerado verde, precisa ser produzido nessa região, com uvas autóctones (naturais do local). As principais cidades que estão dentro da rota são Guimarães, Amarante e Ponte da Barca. Espumantes de excelente qualidade também são produzidos aqui.
Além de você visitar as vinícolas presentes na região, recomenda-se conhecer O Castelo de Melgaço, um edifício medieval construído no século XII.
Como você vai conhecer várias cidades, o ideal é ficar vários dias viajando pelo norte de Portugal para conhecer não apenas as vinícolas, mas também os melhores restaurantes e paisagens naturais.
Se você puder, alugue um carro para conhecer tudo o que a Rota dos Vinhos Verdes tem a oferecer.
Rota do Vinho Verde Alvarinho
A Rota do Alvarinho é conhecida por ser uma região de enoturismo (viagem motivada na apreciação de sabores e amoras de vinhos). Além de adegas e vindimas, a região oferece uma gastronomia incrível aos visitantes e hotéis com ótima estrutura.
As melhores opções de lazer dessa rota são as Quintas de Melgaço e Quinta de Soalheiro.
A adega Quintas de Melgaço é especialista na produção de vinhos verdes. Você vai poder experimentar um ou dois vinhos gratuitamente e conhecer um pouco mais do processo de transformações e armazenamento do vinho.
Já na Quinta do Soalheiro você vai poder apreciar a vista da divisa de Portugal com a Espanha. A adega é toda equipada com grandes tecnologias e um enorme terraço.
Se você gosta de ser divertir em meio a natureza, existe um parque chamado Peneda-Gerês, que oferece trilhas, esportes aquáticos e diversas atividades ao ar livre.
Rota do Vinho do Porto
O vinho do Porto é uma das bebidas mais famosas do país. Pois então, já pensou em conhecer o local em que esse vinho é produzido?
O cultivo das vinhas nessa região relembra o tempo em que os romanos moravam no local. No início do século XIV, a produção de vinho se tornou tão intensa que em pouco tempo, as bebidas começaram a ser vendidas para outros países.
Para conhecer os belos vinhedos, você pode andar de carro ou então passear em um barco de cruzeiro, que percorre o Rio Douro a partir da cidade do Porto.
Um dos melhores lugares para conhecer nessa rota é a Quinta do Vallado. Construída no ano de 1716, é um das quintas mais antigas e famosas de Portugal.
Você pode degustar os vinhos do local e também apreciar a paisagem ao redor da Quinta. Atualmente, essa adega 10 hectares de vinhas bem velhas, que foram plantadas entre 1920 e 1950. As outras vinhas são mais novas.
Rota da Bairrada
A Bairrada é uma região famosa pela sua gastronomia, mas o que realmente se destaca no local é o fato da Bairrada ser uma referência na arte da vitivinicultura. A área atinge oito concelhos: Coimbra, Aveiro, Águeda, Anadia, Vagos, Mealhada, Cantanhede e Oliveira do Bairro.
A Casa de Mogofores é um dos lugares que você pode visitar nesse centro de enoturismo. Dentro de Mogofores, você vai conhecer o laboratório e descobrir mais sobre o processo de fabricação de vinhos e espumantes da adega.
A Estação da Curia também é outro ponto de interesse na Bairrada, pois aqui você pode conhecer mais sobre a origem da região.
A Associação Rota da Bairrada revolucionou o mercado de enoturismo em Portugal. Através da rota, você vai conhecer vários pontos turísticos como museus e adegas que fazem partes da Bairrada. Você vai poder comprar vários vinhos e outros produtos regionais enquanto estiver viajando por aqui.
Rota dos Vinhos da Península de Setúbal
A rota que percorre a península de Setúbal é muito importante para o turismo português, pois é mais um ponto de enoturismo no país. As vinhas são dominadas por duas zonas: a montanhosa e a de planície.
A região está no sul de Portugal e o clima nesse local é predominantemente mediterrânico: verão quente e seco e inverno frio e chuvoso.
Mas o local não é conhecido apenas pelos vinhos. Outro atrativo regional são as praias de cor azul turquesa, que atraem milhares de turistas todos os anos durante o verão. Ao percorrer essa rota, você vai estar perto de rios, montanhas e do mar.
A Casa Mãe de Rota de Vinhos está localizada na Vila de Palmela. O local nada mais é que uma adega que também é conhecida como um centro de artesanato e queijaria.
Rota do Vinho do Alentejo
A sua viagem vai começar na cidade de Évora. Nesse local, você vai poder apreciar paisagens exuberantes enquanto aprecia os vinhos locais e também a gastronomia da região.
A Rota do Alentejo é composta de três circuitos: Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Alentejo Central. Todos esses circuitos abrigam quase 70 adegas, todas elas sendo produtoras de excelentes vinhos.
De todas essas adegas, 38 estão situadas no circuito de Évora. É bem difícil conhecer todas, principalmente se você tiver pouco tempo. Por isso, priorize duas das mais conhecidas: Cartuxa e Exporão.
Alguns castelos também fazem parte da paisagem. O Castelo de Monsaraz é um deles! Esse edifício foi construído no ano de 1310 e torna a rota ainda mais interessante. Se você quer experimentar bons vinhos, queijos e azeite, seu lugar é aqui.