logo-itinereo-195x50

Cidades turísticas próximas ao Porto – Portugal

Amarante

A cidade do Porto tem atraído cada vez mais viajantes do mundo inteiro. A segunda maior cidade de Portugal é famosa por sua arquitetura, bons preços e pelo vinho incomparável.

Mas nas proximidades de Porto, existem várias outros municípios muito bonitos que também valem a pena ser visitados! Você pode fazer um bate e volta de Porto ou quem sabe, até ficar um dia a mais em um desses municípios.

Guimarães

Guimarães é conhecida como o berço de Portugal e seu centro histórico é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Tente ficar pelo menos um dia nesse município, pois há muitas atrações para você conhecer. Veja os principais pontos turísticos.

Castelo de Guimarães: O castelo é a principal atração do município. Foi construído no século X por Mumadona, uma viúva muita importante e rica da época. O castelo acompanhou o crescimento da cidade e no século XI, a família de Dom Afonso Henriques começou a morar no edifício.

Largo do Toural: O Largo do Toural é uma das principais praças de Guimarães. Não é apenas um ponto turístico, mas sim, um local de encontro dos moradores. No século XVII, eram realizadas feiras bovinas nesse lugar.

Igreja Nossa Senhora da Consolação e Praça da República do Brasil

Essa igreja fica em frente a Praça da República do Brasil. Seu jardim é cheio de rosas e flores vermelhas. Apesar do nome, o jardim tem as cores da bandeira de Portugal.

Distância entre as duas cidades: 57,3 km

Amarante

Amarante é uma cidade linda situada na margem do Rio Tâmega. É um lugar com muita riqueza histórica, excelentes restaurantes e uma natureza exuberante espalhada por todos os cantos da cidade.

Amarante é bem tranquila, portanto, não há uma vida intensa nesse lugar. Mas mesmo assim, há atrações incríveis e um dia é pouco para conhecer todas elas.

Centro Histórico: Assim que você chegar em Amarante, vai ver a ponte de São Gonçalo, que une os dois pontos da cidade. Você pode passar por lá de carro, mas o ideal é realizar o trajeto a pé.

Museu Amadeo de Souza- Cardoso: O museu foi criado para homenagear Amadeo de Souza-Cardoso, um pintor português. Ele nasceu nas redondezas da cidade e seu trabalho também é conhecido na França.

O museu expões várias obras dele e também de outros artistas portugueses.

Distância entre as duas cidades: 60 km

Penafiel

Penafiel é uma bela cidade do norte de Portugal, sede do concelho, onde há muita riqueza histórica e belas paisagens. É um município antigo e apesar de todo seu progresso industrial, tem um ar rural, sendo um local tranquilo e ideal para moradores aposentados.

Museu Municipal: O museu funciona no Palacete Pereira do Lago e possui uma grande sala de exposição com cinco áreas temáticas: identidade, arqueologia, ofícios, terra e água.

Aldeia de Quintandona: Você tem vontade de conhecer uma aldeia que mantém e preserva um estilo medieval? Pois então não deixe de conhecer Quintandona.

É uma pequena vila com menos de 100 habitantes que possui uma beleza única. Sua arquitetura é constituída por um conjunto de habitações rurais, que foi muito bem preservada ao longo dos anos.

Se quiser conhecer um pouco da gastronomia local, aproveite para visitar o restaurante a Casa da Viúva.

Distância entre as duas cidades: 40 km

Barcelos

Barcelos é uma cidade pertencente ao distrito de Braga, conhecida pela sua qualidade de vida. Mas também é um ótimo lugar para receber turistas, pois há atrações super interessantes para conhecer aqui.

As principais comidas típicas da cidade são o galo assado à moda de Barcelos, misto de polvo e bacalhau e as laranjinhas doces. Mas além da gastronomia, não deixe de apreciar os mais belos pontos turísticos de Barcelos.

Como a cidade está repleta de flores, as ruas ficam mais charmosas e enfeitadas durante a primavera e o verão.

Ponte Medieval de Barcelos: A ponte medieval é uma edificação gótica, construída no início do século XIV, a mando de D. Pedro. Essa ponte é responsável pela ligação do centro histórico de Barcelos a Barcelinhos.

Largo do Apoio: O primeiro largo da cidade tem um ar bem medieval. Bem no centro do largo, há um chafariz de tradição renascentista.

Distância entre as duas cidades: 60 km

Viana do Castelo

Viana do Castelo é uma bela cidade no litoral português. Quando comparada com outras grandes cidades praias de Portugal, Viana recebe poucos turistas. Mas esse pequeno município merece a sua visita, pois além de praias, há diversos edifícios históricos e antigos na cidade.

Elevador Santa Luzia: Quem viaja até essa cidade não pode deixar de conhecer esse famoso elevador. Quando você chegar no topo, vai ter uma vista incrível da cidade.

Centro Histórico: Vale muito a pena visitar o centro histórico, pois há diversas ruas e edifícios antigos que com certeza vão te encantar. Aproveite para conhecer os recantos escondidos, praças e becos que lembram as cidades mediterrâneas.

Um dos lugares mais atrativos do centro histórico é a Igreja de São Domingos.

Navio Hospital Gil Eannes: A história do navio está ligada ao passado da cidade. Atualmente, é possível visitar o interior do navio e conhecer as salas de operações cirúrgicas e laboratórios de análises.

Distância entre as duas cidades: 73 km

Parque Natural da Serra da Estrela

O parque da Serra da Estrela fica no centro de Portugal. É a maior área protegida de Portugal e engloba várias cidades, entre elas Covilhã, Gouveia e Guarda.

A sua paisagem é caracterizada por rochas de granito e xisto, além de pedregulhos espalhados ao longo das montanhas, que possuem vários rios bem gelados.

Tanto no inverno quanto no verão o parque é um destino turístico. No verão, os dias são extremamente quentes, mas as noites são geladas. Já durante o inverno, a paisagem fica coberta de neve.

A flora e a fauna do local são bem diversificadas, pois há animais que habitam a região que dificilmente vão ser vistos em outros lugar, como é o caso da lagartixa-da-montanha.

Distância entre o parque e a cidade de Porto: 193 km

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Itinereo

Um site de viagens com diversas dicas para você ecnomizar muito e fazer viagens inesquecíveis
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram